Tudo sobre os filmes de Star Wars anunciados pela Disney
E se a próxima revolução da cultura pop nascesse não de um combate de sabres de luz, mas da imaginação de realizadores ousados? Vem conhecer todos os próximos filmes da saga Star Wars!
No vasto e sempre mutável universo de Star Wars, estamos prestes a testemunhar não apenas uma expansão, mas uma verdadeira metamorfose narrativa. A Lucasfilm prepara-se para desbravar novos territórios cinematográficos, não como conquistadores, mas como exploradores de mundos ainda inexplorados da mitologia galáctica.
The Mandalorian and Grogu: A saga continua
Marcado para 22 de maio de 2026, este filme representa mais do que uma simples continuação. Jon Favreau e Dave Filoni – a dupla que transformou uma série de streaming num fenómeno cultural – prometem levar Din Djarin e Grogu ao grande ecrã com a mesma magia que os tornou ícones da cultura pop.
Com o título já anunciado, “The Mandalorian & Grogu”, o filme está a ser moldado como uma grande aposta cinematográfica da Lucasfilm. Jon Favreau, criador da série, vai não só realizar como produzir a obra, ao lado de Kathleen Kennedy e Dave Filoni. Enquanto detalhes sobre a narrativa não são revelados, especula-se que a história possa explorar novas aventuras para Mando e o seu pequeno aprendiz, Grogu, após os eventos recentes da série. Para os curiosos, há chances de um teaser ser revelado durante a Star Wars Celebration 2025, mantendo os fãs entretidos até o lançamento. Prepara-te, porque “This is the Way”!
Trilogia de Simon Kinberg: O regresso dos Skywalker
A primeira grande aposta surge com Simon Kinberg, responsável pela trilogia que promete ser os episódios 10, 11 e 12 da saga Skywalker. O que torna este projeto intrigante é que, enquanto Daisy Ridley está confirmada, não é claro se esta trilogia se liga diretamente à Saga Skywalker ou se abrirá caminho para uma nova era, cheia de personagens inéditas e histórias frescas. A Lucasfilm, então, continua a brincar com as expectativas, e a manter-nos à beira da nossa cadeira… ou melhor, do banco do cockpit de uma nave.
New Jedi Order: A Jornada de Rey
Um filme que se concentra exclusivamente na protagonista, explorando a sua missão de reconstruir a Ordem Jedi. Será como ver um arquiteto a reconstruir não apenas um edifício, mas toda uma civilização – com a diferença de que os seus métodos de construção são esperança, disciplina e a Força. Com estreia prevista para 2026. Sharmeen Obaid-Chinoy realiza o projeto, conhecida pela série “Ms. Marvel”. O guião esteve (temporariamente) nas mãos de Steven Knight, famoso por “Peaky Blinders”. Embora ainda se saiba pouco sobre a narrativa, o filme pode encontrar inspiração na série de livros “Star Wars: The New Jedi Order”, embora com uma linha do tempo e protagonistas diferentes. É uma nova esperança (sim, ainda mais uma) para o legado dos Jedi e para os fãs que ansiavam por ver Rey a lidar com a reconstrução da galáxia de uma forma mais madura e esperançada.
Para complicar um pouco as coisas, Sharmeen Obaid-Chinoy viu-se no meio de mudanças criativas, incluindo a saída do guionista Steven Knight, devido a desafios com a abordagem do projeto.
Dawn of the Jedi: Viagem às origens
James Mangold, o realizador de “Logan”, prepara-se para fazer o que poucos ousariam: rebobinar 25 mil anos no passado e explorar a génese da Força.
Rian Johnson: A trilogia exterior à Saga Skywalker
Uma trilogia completamente desvinculada dos Skywalker, promete explorar cantos inexplorados do universo Star Wars. Rian Johnson será como um cartógrafo a mapear territórios narrativos virgens.
A sua jornada em “The Last Jedi” já mostrou a sua capacidade de arriscar e reinventar (para o bem e para o mal), e agora, ele está a preparar um novo capítulo que, segundo Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm, irá trazer uma nova visão para a mitologia. Johnson e o seu parceiro de produção, Ram Bergman, têm a missão de expandir a galáxia para além dos limites conhecidos, dando vida a novas histórias e personagens inéditos, tudo sem a sombra dos Skywalker. Mas, até agora, nada de datas ou de detalhes concretos—só promessas e uma boa dose de mistério.
Lando: O filme do carisma
Donald Glover trará de volta Lando Calrissian num projeto que promete ser tão sofisticado e imprevisível quanto o próprio personagem. Originalmente pensado como série, o filme sugere uma narrativa profunda sobre um dos personagens mais carismáticos da saga.
E quem melhor para interpretar o astuto e encantador contrabandista do que Glover, que já brilhou como Lando em “Solo: A Star Wars Story”? Mas, calma, a ideia de ver a galáxia num tom mais leve não é por acaso: Glover quer trazer um toque de diversão que, segundo ele, falta às vezes na franquia. “Quero que seja divertido”, declarou em entrevistas, destacando que Lando representa uma lufada de ar fresco.
Taika Waititi e Shawn Levy: Realizadores do desconhecido
Dois realizadores conhecidos por transformar géneros – Waititi com o seu estilo irreverente, Levy com a sua relaxamento narrativo – preparam projetos ainda envoltos em mistério. Como chefs a preparar pratos secretos num restaurante de alta gastronomia cinematográfica.
Enquanto Waititi já provou o seu talento em filmes como “Jojo Rabbit” e na série “The Mandalorian”, onde deu vida à personagem IG-11, o seu projeto de Star Wars, que inclui uma coautoria com a nomeada ao Oscar Krysty Wilson-Cairns, continua em desenvolvimento sem uma data oficial de lançamento. Quanto a Levy, conhecido por “Free Guy” e “The Adam Project”, tem deixado fãs curiosos sobre como ele irá adaptar sua precisão narrativa ao vasto e místico universo da galáxia, mas o seu compromisso com “Deadpool & Wolverine” e “Stranger Things” tem atrasado o projeto.
Dave Filoni: O arquiteto da nova república
Este projeto será a primeira grande incursão de Filoni nas salas de cinema, após ter mostrado um domínio imenso das séries de TV de Star Wars, e contará com o retorno de personagens icônicos como Grand Admiral Thrawn, introduzido de forma marcante em “Ahsoka” e que promete ser uma peça central da narrativa. O filme será um marco, reúne e expande as linhas do que Filoni construiu, provavelmente culminando numa epopeia que promete elevar o cânone da Nova República para um novo patamar
Entre uma série de atrasos épicos na Disney, as datas de lançamento dos próximos três filmes de Star Wars estão agora marcadas para 22 de maio de 2026, 18 de dezembro de 2026 e 17 de dezembro de 2027. Ainda não sabemos a que filmes correspondem estas datas. Depois de uma seca de filmes novos que parecia não ter fim, os fãs vão finalmente ter direito a três filmes de Star Wars em dois anos. Claro, isso se estas datas de lançamento não forem alteradas outra vez, nós sabemos bem como a Disney adora uma boa reviravolta. A galáxia está em constante movimento, e nós? Nós somos os privilegiados que testemunharão cada revolução, cada suspiro deste épico em construção. Que a Força te acompanhe, jovem padawan.
Então, caro leitor, prepara-te: qual destes universos te fará viajar mais longe? Qual história te fará sentir que a Força está verdadeiramente viva? Comenta e partilha a tua teoria mais selvagem!