Florence Pugh em "Midsommar - O Ritual" (2019) |©A24

MOTELx ’19 | Anunciada Programação Completa da 13ª Edição

Foi já anunciada a programação completa da 13ª Edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. O Festival acontece entre 10 e 15 de setembro. Na abertura podemos contar com “Ma”, e “Come to Daddy” fechará a programação. 

O MOTELX está de volta à capital e ao Cinema São Jorge,  com mais de 60 sessões de cinema para descobrir o melhor que se faz no género do terror. Entre os destaques, o convidado de honra Ari Aster, realizador da popular obra de início de carreira “Hereditário” (2018) e que vem agora apresentar o seu “Midsommar – O Ritual” (2019). O Festival contará ainda com a presença do ator Jack Taylor. Os bilhetes serão colocados à venda, nas bilheteiras físicas e online, já no próximo dia 30 de agosto, sexta-feira.

Lê Também:
MOTELx ’18 | Vencedores e Balanço Final

Na abertura, no dia 10 de setembro, poderemos contar com a estreia nacional do filme “Ma” (2019), um thriller da autoria de Tate Taylor, responsável por obras como “As Serviçais” (2011) e “A Rapariga no Comboio” (2016). “Ma” (2019) é protagonizado por Octavia Spencer, que encarna aqui o papel de um mulher solitária que acolhe festas de adolescentes na sua cave. Para fechar, no dia 15 de setembro, temos “Come To Daddy”, protagonizado por Elijah Wood. Um filme com muito gore e humor negro.

ma
Octavia Spencer em “Ma” (2019) | ©Universal Studios

ARI ASTER EM DOSE TRIPLA

Ari Aster não só estará presente na primeira exibição nacional de “Midsommar”, no dia 13 de setembro, sexta-feira, pelas 21h00, como ainda apresenta uma reposição do seu “Hereditário” no dia 14 de setembro, pelas 15h30. Em ambas as sessões, poderemos contar com uma sessão de perguntas e respostas. O realizador não termina por aqui a sua visita ao festival, participando ainda numa masterclass sobre folk e terror, a qual será moderada pelo escritor Howard David Ingham. A esta sessão, segue-se ainda uma sessão de autógrafos, no dia 15 de setembro, pelas 17h30. Esta masterclass é de entrada gratuita, mas o bilhete deve ser levantado com antecedência.

midsommar
“Midsommar – O Ritual” (2019) | ©A24

Na lista de convidados, contamos ainda o ator Jack Taylor, que já colaborou com pesos pesados como Ridley Scott, Milos Forman ou Roman Polanski. A este ator, é dedicada uma sessão especial na sexta-feira 13, às 19h00.

A programação recupera as suas categorias e prémios habituais. Destaque para o Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa/Méliès d’Argent, bem como para o Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia/Méliès d’Argent . Nesta segunda categoria, competem oito filmes: “Faz-me Companhia”, de Gonçalo Almeida (Portugal, estreia mundial); “All the Gods in the Sky”, de Quarxx (França); “Extra Ordinary”, de Mike Ahern e Enda Loughman (Irlanda, Bélgica); “Finale”, de Søren Juul Petersen (Dinamarca); “Get In”, de Olivier Abbou (França); “A Good Woman is Hard to Find”, de Abner Pastoll (UK, Bélgica, Irlanda, estreia internacional); “The Hole in the Ground”, de Lee Cronin (UK); e “Why Don’t You Just Die!”, de Kirill Sokolov (Rússia).

A Good Woman is Hard to Find
Sarah Bolger em “A Good Woman Is Hard to Find” (2019) |©February Films/ MOTELX

A secção mais esperada do festival continua a ser o seu Serviço de Quarto, onde serão exibidas 26 longas-metragens internacionais. Entre elas, destaque para o japonês “It Comes”, de Tetsuya Nakashima, ou para o norte-americano, “The Wind”, de Emma Tammi, um “western feminista”, um interessante conceito pouco usual.

Entre outras secções, conta-se o Doc Terror, e as sessões especiais, em parte comemorativas. “Alien” celebra 40 anos e terá assim direito a uma sessão especial, entre outras que aqui se contam.

WARM-UP PARA A 13ª EDIÇÃO

Como é já habitual, o MOTELX prepara-se com um conjunto de eventos antes do início das “festividades”. Entre 5 e 7 de setembro, multiplicam-se os eventos. No dia 5 de setembro, o Museu Nacional de Arte Antiga abre as portas à meia-noite para uma visita inédita sobre o inferno na arte. Esta sessão encontra-se já esgotada, mas outros planos estão ainda disponíveis. Na sexta-feira. 6 de setembro, Filipe Raposo conduz um cine-concerto no Convento de São Pedro de Alcântara. Aqui, são recuperados 13 temas de terror.

Inferno Motelx
” O Inferno na Arte” | ©MOTELX

Já no dia 7, sábado, o warm-up encerra no Largo Trindade Coelho com uma sessão ao ar livre do filme “Ed Wood”, da autoria de Tim Burton e protagonizado por Johnny Depp.

Em breve, trazemos-te as nossas recomendações directamente da programação do MOTELX 2019, que pode ser consultada aqui.

Os bilhetes para o MOTELX 2019 estão disponíveis para venda a partir das 11h00 da próxima sexta-feira, 30 de agosto, nomeadamente na Ticketline e pontos de venda habituais e a partir de 3 de setembro nas bilheteiras físicas do Cinema São Jorge. 

Maggie Silva

Comunicadora de profissão e por natureza. Dependente de cultura pop, cinema indie e vítima da incessante necessidade de descobrir novas paixões. Campeã suprema do binge watch, sempre disposta a partilhar dois dedos de conversa sobre o último fenómeno a atacar o pequeno ou grande ecrã.

One thought on “MOTELx ’19 | Anunciada Programação Completa da 13ª Edição

  • Uma das curtas que vi foi The Haunted Swordsman: 3*

    Com uma animação bastante realista, mas com movimentos dos bonecos bastante robóticos.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *