Namor | Das origens ao futuro pós-Wakanda Para Sempre
[tps_header]
“Black Panther: Wakanda Para Sempre” deu a conhecer Namor ao mundo, como tal chegou agora a altura de conhecer quais os próximos passos para a personagem!
As audiências de todo o mundo foram introduzidas a uma das mais antigas personagens de banda desenhada da Marvel em “Black Panther: Wakanda Para Sempre”, com a chegada de Namor, o Sub-Mariner. O anti-herói é, não só uma das personagens com mais história nas páginas de BD ainda por explorar, mas também uma das figuras de maior popularidade entre os leitores dos livros da Marvel.
Com “Wakanda Para Sempre” no grande ecrã, e com a aclamação à performance de Tenoch Huerta (“Narcos: México“), está na hora de explorar as origens da personagem na banda desenhada, mas também qual o futuro que esta personagem poderá ter no seu futuro pela MCU.
[/tps_header]
A CRIAÇÃO DO PRIMEIRO HERÓI
Antes mesmo da criação de Marvel Comics enquanto empresa, já Namor fazia a sua presença notável com a sua primeira aparição em Marvel Comics #1, publicado pela Timely Comics em 1939, juntando-se assim aos escassos heróis da altura, Captain America e o androide conhecido como Human Torch. Criado por Bill Everett, o Sub-Mariner diferenciou-se dos demais heróis ao tornar-se o primeiro anti-herói das páginas de banda desenhada, enfrentando tudo e todos de modo a proteger o seu povo.
NAMOR VS AQUAMAN
Apesar de muitos anos de tentativas, uma longa-metragem a solo sobre a história do Sub-Mariner nunca alcançou o grande ecrã, não só pela complexidade de trazer o mundo subaquático até ao cinema, mas também devido à emergência em popularidade de Aquaman. No entanto, apesar do que a história no cinema possa indicar, Namor (1939) precede Aquaman (1941) por diversos anos, tendo mesmo servido de inspiração à obra cinematográfica.
AS ORIGENS DE NAMOR
As origens do Sub-Mariner, como é conhecido no universo de banda desenhada, são um pouco familiares aos fãs de adaptações cinematográficas de heróis de banda desenhada, uma vez que foram adoptadas por Aquaman aquando da sua adaptação ao cinema em 2018. Nas páginas de BD, o Sub-Mariner é filho da princesa da Atlântida com hum humano, capitão de um barco. Este relacionamento acaba por desagradar aos pais da princesas que entram em conflito com o mundo da superfície.
Todavia, um ponto em que o Sub-Mariner se afasta de Aquaman está nas suas habilidades. Ambas as personagens possuem a habilidade de respirar tanto na superfície como debaixo de água, bem como força extremamente fora do comum. Namor consegue mesmo igualar a força de Thor enquanto está longe de água, chegando a superar Hulk se estiver em contacto com o líquido que lhe dá vida. Além disso, uma mutação causada pelo gene X levou a que desenvolvesse a habilidade de voar devido à presença de asas nos seus tornozelos.
NAMOR E A GUERRA
O Sub-Mariner é uma personagem que sempre marcou presença em conflitos do universo da Marvel, lutando na Segunda Guerra Mundial ao lado de Captain America, onde integrou o grupo de Invaders com Steve Rogers e Human Torch. Para além disso, enquanto líder da sua própria civilização, Namor fez parte dos Illuminati, contribuindo para as origens da World War Hulk.
A MORAL DE NAMOR
Apesar de ser tido como antagonista pela maior parte dos heróis do universo da Marvel, o Sub-Mariner não é um vilão, mas sim um anti-herói, cuja moral e instabilidade emocional o leva a afastar-se dos restantes heróis do universo. Namor lidera a sua própria comunidade e o seu próprio país, papel que assume como a sua principal função, e o seu foco central. Qualquer acção que possa colocar em perigo os elementos da sua civilização, são vistas pelo Sub-Mariner como um acto de agressão e devem ser retaliados.
Enquanto que proteger e salvar o seu povo é o seu único objectivo, a sua instabilidade emocional, causada pela mutação do gene X, leva a que muitas vezes acabe por causar os conflitos que tanto anseia em evitar.
NAMOR EM WAKANDA FOREVER
Tal como referido anteriormente, em “Wakanda Para Sempre” Namor é interpretado por Tenoch Huerta (“Narcos: México“), um actor mexicano com uma longa carreira no seu país de origem, e que embarca agora por uma aventura pelo mundo dos blockbusters. Enquanto que nas páginas de banda desenhada, o Sub-Mariner é proveniente da Atlântida perdida, uma civilização mitológica criada por Platão, como uma ameaça vinda do oceano. Contudo, em “Wakanda Para Sempre”, a força criativa por detrás do filme optaram por seguir uma perspectiva distinta, adoptando a mitologia da Mesoamérica. Como tal, Talokan é inspirada em Tlālōcān, uma cidade paraíso destinada àqueles que morrem por afogamento, governada pela divindade da chuva Tlāloc, e que faz parte da mitologia local.
NAMOR EM TALOKAN
Ligeiros Spoilers!
Em “Wakanda Para Sempre”, Namor enfrenta o seu primeiro grande desafio enquanto líder de uma civilização secreta à beira da exposição mundial. Quando Riri Williams, uma jovem cientista de 19 anos, desenvolve uma máquina capaz de detectar a presença de Vibranium no fundo dos oceanos, a sua comunidade é obrigada a abandonar as suas fronteiras de forma a proteger o seu segredo. Todavia, a interferência de Wakanda revela-se um problema, levando a uma guerra entre as duas comunidades. O Sub-Mariner vê-se assim forçado a reunir as suas tropas e a afundar Wakanda, de forma a conseguir proteger a sua civilização.
O FUTURO DO ANTI-HERÓI
Com a rápida expansão do MCU, e com o desenvolvimento de várias séries para a Disney Plus baseadas no mundo criado por Ryan Coogler, o futuro do anti-herói parece ser mais do que garantido. Em “Wakanda Para Sempre”, o antagonista refere isso mesmo, aguardando o momento ideal para que faça sentir a sua presença.
Na banda desenhada, Namor possui uma longa história com os diversos cantos o universo, fazendo parte dos Illuminati, grupo introduzido em “Doutor Estranho: Multiverso da Loucura”; mantendo conexões como os restantes mutantes, “espécie” do qual faz parte, e que começa a surgir no MCU; mas acima de tudo, o Sub-Mariner marca presença regular nas páginas de “Fantastic Four”, onde enfrenta com regularidade a mente brilhante de Reed Richards.
NAMOR E O INVISIVÉL
Nem só de conflito se faz a relação de Namor com os Fantastic Four, no universo de banda desenhada, o Sub-Mariner vive um poderoso e longo triangulo amoroso. Ao longo das suas diversas décadas de existência, a sua paixão, e por vezes obsessão, por Sue Storm tem marcado presença regular.
A HISTÓRIA DE WAKANDA FOREVER
Sinopse oficial:
Em BLACK PANTHER: WAKANDA PARA SEMPRE a Rainha Ramonda (Angela Bassett), Shuri (Letitia Wright), M’Baku (Winston Duke), Okoye (Danai Gurira) e as Dora Milaje (incluindo Florence Kasumba), lutam para proteger a sua nação da intervenção de potências mundiais, na sequência da morte do rei T’Challa. Enquanto os Wakandianos se esforçam para abraçar o próximo capítulo, os heróis unem-se com a ajuda de War Dog Nakia (Lupita Nyong’o) e Everett Ross (Martin Freeman) para descobrirem um novo caminho para o reino de Wakanda. Com Tenoch Huerta como Namor, rei de uma nação submarina oculta, o filme é também protagonizado por Dominique Thorne, Michaela Coel, Mabel Cadena e Alex Livanalli.
[tps_footer]
Já viste o novo filme da Marvel? O que pensas do novo anti-heróis do MCU?
[/tps_footer]