National Geographic apresenta “Pioneiras da Mudança”

[tps_header]

Num especial que percorre o mundo, o National Geographic apresenta um novo olhar sobre mulheres especiais que deixaram a sua marca na história recente.

Elas são seres humanos fascinantes, que pela sua coragem, determinação e feitos, já deixaram a sua marca na História mundial, e é já neste mês de fevereiro que o National Geographic as celebra. “Pioneiras da Mudança“, um especial que apresenta 6 documentários sobre mulheres distintas, conta as extraordinárias vidas e os legados que pessoas como a Princesa Diana ou Amelia Earhart nos deixaram.

Fica a conhecer mais sobre as histórias que nos vão chegar ao canal Nat Geo já a partir do próximo dia 17 de fevereiro, pelas 13h30.

[/tps_header]

PRINCESA DIANA – NA PRIMEIRA PESSOA

Princesa Diana
Príncipe Carlos e Princesa Diana | © Anwar Hussein

“Princesa Diana – Na Primeira Pessoa” traz-nos o revelar exclusivo de conversas pessoais entre a princesa do Povo e um amigo, em nome do jornalista Andrew Morton. Da sua infância até ao casamento com o Príncipe Carlos, neste documentário Diana revela a sua versão dos acontecimentos e aborda temas controversos, desde a perseguição que sofria por parte da imprensa, aos problemas na sua relação com o Príncipe, que na altura da gravação das entrevistas secretas não eram conhecidos pelo público. Um olhar intimista que é apresentado pela primeira vez ao público, de uma das princesas mais acarinhadas da História.


JANE GOODALL –THE HOPE

dia da terra jane goodall
Dra. Jane Goodall | © Fox Networks Group Portugal

Primatologista e antropóloga de renome a nível mundial, Jane Godall é acima de tudo uma mulher activista e crente que o mundo pode ser melhor para todos, dos animais aos humanos. Depois de ter estudado (e admirado) chimpanzés na Tanzânnia por mais de 60 anos, Jane procura agora inspirar as gerações futuras para “ser” e “fazer melhor”. Nesta jornada, vamos revisitar as suas raízes e conhecer um pouco mais sobre a sua missão com uma mensagem de esperança para uma vida mais harmoniosa entre espécies.


DIAN FOSSEY – SEGREDOS POR DESVENDAR

National Geographic
Dian Fossey: Segredos por Desvendar | © Tigress Productions

Uma contemporânea de Jane Godall, Dian Fossey foi uma das mais importantes cientistas de primatas do século XX. Neste documentário apresentado pela National Geographic ficamos a conhecer a história de uma mulher determinada que abandonou uma carreira de terapeuta ocupacional para viver lado a lado com animais ameaçados pela extinção provocada pela mão humana. no final, ainda são abordadas as circunstâncias ambíguas da sua morte, que até hoje é visto como um assassínio não resolvido.


EXPEDIÇÃO AMELIA

National Geographic
Robert Ballard continua à procura do avião de Amelia Earhart | © Emily Shur

Uma pioneira no mundo das mulheres, mas também na sociedade em geral, Amelia Earhart propôs-se a completar a volta ao mundo de avião, numa época em que as mulheres nem sequer podiam conduzir o seu próprio veículo. Ficou na história por ter sido a primeira mulher a atravessar o Oceano Atlântico num voo a solo, mas foi na sua grande viagem que desapareceu sob o Pacífico. Encontrar Amelia e consumar o seu enigmático legado, é agora a tarefa de Robert Ballard que, como reconhecido “detetive dos mares” procura no fundo do oceano o avião onde Amelia terá perdido a vida.


BASTIDORES DA COREIA DO NORTE COM LISA LING

Nat Geo
Lisa Ling arriscou a vida para dar a conhecer a Coreia do Norte | © Lisa Ling/National Geographic Channel

Lisa Ling é uma jornalista americana que se destaca por se ter infiltrado numa missão humanitária de cirurgiões oftalmologistas, a fim de captar os cenários surreais da Coreia do Norte, onde o tempo parece ter parado. Sobre o risco de ficar retida num país onde a liberdade de expressão e os direitos humanos são inexistentes, Lisa adensou a sua investigação sobre a governação autoritária da família Kim e as incongruentes condições de vida dos norte-coreanos. Arriscando a sua vida ao ultrapassar o paralelo 38 em direcção a Pyongyang, Lisa apresenta a bruta realidade de um dos países mais isolados de todo o mundo.


AKASHINGA – AS CORAJOSAS

National Geographic
Akashinga | ©Kim Butts

Consideradas umas heroínas, as Akashinga são uma tropa de elite de mulheres que defende a vida animal do Zimbabué de violentos caçadores furtivos. A sua origem remonta a 2017, com 16 membros, mas já chegaram às centenas de membros. Fugindo de situações de assédio sexual e de violência doméstica, estas corajosas mulheres são uma força da natureza na preservação das magníficas espécies que vivem em Phundundu, um parque de vida selvagem.

[tps_footer]

Quão bem conheces os feitos destas mulheres? Concordas com o National Geographic em como são Pioneiras da Mudança?

Lê Também:   Universo National Geographic | Os destaques de fevereiro

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *