Netflix surpreende com plano grátis para os utilizadores
A Netflix está cogitar a hipótese de lançar um plano grátis suportado por publicidade. Europa e Ásia serão os dois mercados a explorar.
Sumário:
- Há boas notícias para aqueles que pretendem ter Netflix mas não estão dispostos a pagar o valor da mensalidade atual;
- Isto porque a plataforma de streaming está seriamente a estudar a hipótese de disponibilizar um plano grátis;
- Caso se concretize, será baseado em publicidade, um pouco à semelhança do que já acontece com o plano mais barato dos EUA.
A Netflix, plataforma que alberga icónicas produções como “Bridgerton“, “Stranger Things” ou “Wednesday” está a considerar a criação de um plano gratuito, financiado por anúncios que. Esta medida está a ser avaliada para implementação na Europa e também na Ásia, avança a Bloomberg. Assim, o novo plano iria permitir o acesso à vasta biblioteca de conteúdo da Netflix, intercalado com anúncios publicitários.
Aliás, esta já é uma realidade nos Estados Unidos da América em que já existe um plano mais barato que tem o custo mensal de 6,99 dólares em que os assinantes são expostos a intervalos publicitários de 15 a 30 segundos antes e durante os programas, totalizando aproximadamente 4 a 5 minutos de anúncios por cada hora de conteúdo.
A estratégia da Netflix
A verdade é que, caso se confirme, não será a primeira vez que a Netflix faz uma experiência deste género. Isto porque há três anos, a empresa lançou um plano gratuito para utilizadores de Android no Quénia, que foi descontinuado dois anos depois, em 2023. Amy Reinhard, Presidente de Publicidade da Netflix, explica que o plano suportado por anúncios existente alcançou 40 milhões de utilizadores ativos globalmente, um aumento significativo em relação aos 5 milhões do ano anterior. Além disso, 40% de todas as novas subscrições nos locais que têm este plano optam pela versão com suporte de anúncios.
A introdução de um plano gratuito pode aumentar substancialmente o número de espectadores da Netflix e atrair mais anunciantes. Esta estratégia está em linha com as ambições publicitárias da Netflix, que incluem o desenvolvimento de uma plataforma tecnológica de publicidade interna, com lançamento previsto para o final de 2025. Esta deverá proporcionar aos anunciantes formas inovadoras de comprar espaço publicitário, obter informações e medir o impacto das suas campanhas.
Em suma, o potencial plano gratuito da Netflix é um passo estratégico para expandir a audiência e aumentar as receitas publicitárias. Se for bem-sucedida – como foi o fim da partilha de contas –, estamos perante uma iniciativa que poderá fortalecer a posição da Netflix no competitivo setor de streaming e abrir caminho para futuras inovações na distribuição de conteúdos suportados por anúncios.
Se chegar a Portugal vais aderir?