Nossa Senhora da Loja do Chinês tem estreia marcada para fevereiro
Uma produção angolana filmada durante a pandemia, “Nossa Senhora da Loja do Chinês” vai fazer a sua passagem por Portugal através do Cinema Fernando Lopes.
A primeira longa-metragem de Ery Claver, um realizador angolano, e com produção da Geração 80, “Nossa Senhora da Loja do Chinês” é um conto poético intenso. A sua estreia oficial aconteceu já em agosto de 2022, na 74ª edição do Festival de Locarno, mas agora tem estreia marcada em território nacional.
Através da Cinetoscópio, este que é na verdade o primeiro filme angolano da distribuidora a estrear em Portugal, será dado a conhecer no próximo dia 23 de fevereiro, pelas 19h, no Cinema Fernando Lopes, na Universidade Lusófona. No dia 25 de fevereiro contará também com uma sessão especial para convidados institucionais e outras personalidades, a fim de mostrar ainda mais o potencial do cinema angolano.
Com uma história em torno de uma imagem religiosa trazida por um comerciante chinês para um bairro de Luanda, Claver descreve “Nossa Senhora da Loja do Chinês” como uma história de poder, família e vingança.
Sinopse oficial:
Quando um comerciante chinês traz para um bairro de Luanda uma singular imagem de plástico sagrado de Nossa Senhora, uma mãe enlutada busca a paz, um barbeiro atento inicia um novo culto e um jovem desorientado procura vingança por seu amigo perdido.
Este bizarro conto urbano revelará uma família e uma fachada de cidade cheia de ressentimento, ganância e tragédia.
“Nossa Senhora da Loja do Chinês” foi filmado na íntegra em Luanda, em plena pandemia Covid-19 em 2020. Com uma equipa reduzida, e um elenco também mais restrito, tem nas suas caras principais Willi Ribeiro como Zoyo, Cláudia Púcuta como Domingas e David Caracol como Bessa. Já Meili Li empresta a voz ao projeto enquanto narrador do filme.
TRAILER | NOSSA SENHORA DA LOJA DO CHINÊS
Acompanhas este circuito “mais indie” do cinema? Aproveita para conhecer mais do trabalho da Geração 80 na nossa entrevista a um dos seus rostos, Kamy Lara.