Nação Valente um filme de Carlos Conceição. ©Terratreme

Filmes de Carlos Conceição e João Pedro Rodrigues + Rui Guerra da Mata em Locarno 2022

‘Nação Valente’, de Carlos Conceição e ‘Onde Fica esta Rua ou Sem Antes nem Depois’, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata,  foram seleccionados para o Locarno Film Festival 2022

Os filmes ‘Nação Valente’, (ficção, 120’), de Carlos Conceição e ‘Onde Fica esta Rua ou Sem Antes Nem Depois’, (documentário, 87’), da dupla João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata integram a selecção oficial do 75º Locarno Film Festival, que se realiza de 3 a 13 de agosto, onde vão ter a sua estreia absoluta. A longa-metragem ‘Nação Valente’ foi selecionada para a Competição Internacional  e é uma cónica ficcional sobre o fim do colonialismo português, a independência de Angola e os traumas da guerra colonial.

Nação Valente

Este filme conta com a participação de atores como João Arrais, Anabela Moreira, Gustavo Sumpta e Leonor Silveira e é uma co-produção entre Mirabilis (Angola), Virgine Films (França) e a Terratreme (Portugal). ‘Onde Fica Esta Rua ou Sem Antes nem Depois’, é a mais recente obra de João Pedro Rodrigues — ainda agora estreou em Cannes, ‘Fogo-Fátuo’ — co-dirigida com João Rui Guerra da Mata, e trata-se de uma espécie de revisitação do clássico do cinema português — e um dos filmes fundacionais do cinema novo português da década de 60 — ‘Os Verdes Anos’ de Paulo Rocha, com Isabel Ruth no papel principal.

Onde Fica esta Rua ou Sem Antes nem Depois
‘Onde Fica esta Rua ou Sem Antes nem Depois’, é uma revisitação de ‘Verdes Anos’. ©Terratreme

Apresentado na secção Fora de Concurso, este filme é um retrato da cidade de Lisboa, onde os realizadores vivem e filmaram grande parte dos seus filmes, e também um regresso aos lugares do filme de Paulo Rocha, que agora, 59 anos depois, são naturalmente diferentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *