Foto de geralt no © Pixabay

Nova funcionalidade do WhatsApp é útil mas perigosa

Depois da introdução da edição de mensagens, o WhatsApp prepara-se para implementar uma nova funcionalidade há muito desejada.

O WhatsApp continua a introduzir diferentes melhorias. Desta vez, prepara-se para otimizar a experiência de videochamada ao adicionar a opção de partilhar o ecrã do telemóvel com outra pessoa.

Tal como já acontece com plataformas como o Zoom, Skype, Discord, Google Meet, vais poder passar a mostrar conteúdos e/ou informações aos teus contactos. Esta nova funcionalidade já está disponível na versão beta do WhatsApp para Android, dá conta o WaBetaInfo.

Lê Também:   Já podes enviar áudios no WhatsApp sem abrir a aplicação

Tal como explica o portal, para ativá-la basta clicar no novo ícone que vai aparecer na barra de opções que surge na parte inferior do ecrã durante qualquer chamada. “Quando decidir partilhar, tudo o que for mostrado no seu ecrã será gravado e partilhado com o destinatário”, detalha.

Não há muitas dúvidas de que é uma funcionalidade desejada e útil. Para já, está em fase de testes e está disponível na versão 2.23.11.19 do WhatsApp Beta. É expectável que dentro de poucas semanas esteja oficialmente disponível para todos os utilizadores. Porém, pode ser um risco de segurança se for mal utilizada.




Isto porque pode ser uma porta aberta para os hackers. Uma partilha de ecrã ‘mal’ feita, pode expor as tuas palavras-passe, informações confidenciais, entre outras. Portanto, o ideal é ter sempre o máximo de cuidado com quem fazes a partilha de ecrã. O erro mais comum que poderás cometer é aceitares um pedido de partilha de ecrã sem saberes quem está está do outro lado.

Estes são os cuidados que deves ter

Para começar, deves certificar-te de que tens a aplicação devidamente atualizada. Isto é importante porque pode ajudar a evitar vulnerabilidades e a corrigir erros que pessoas mal intencionadas possam aproveitar para fazer os tais ‘ataques’.

Além disso, é preciso ter bom senso. Se receberes um pedido de partilha de ecrã ou até uma simples videochamada de um número desconhecido, o melhor é mesmo não aceitares nenhuma delas. Tal raciocínio aplica-se aos tão famosos links que não passam de vírus e que podem ter consequências desastrosas.

Ter um bom antivírus instalado também é fundamental e uma boa forma de evitar problemas de segurança. Se te for enviado um ficheiro malicioso, este vai seguramente ser detetado e eliminado antes de ter tempo de atuar.

Lê Também:   LuzIA, a Inteligência Artificial que transcreve áudios no WhatsApp

O que achas desta nova funcionalidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *