Wednesday (foto de Zach Romeo)

“November” mostra o ânimo invernoso dos Wednesday

Os Wednesday partilharam o terceiro single do seu álbum de estreia, I Was Trying to Describe You To Someone. “November” é um pensativo crescendo, a ouvir aqui.

Os Wednesday são um quinteto liderado por Karly Hartzman, vindos de Ashville, na Carolina do Norte, que vão lançar agora o segundo álbum, mas o primeiro composto pela banda na sua actual, agora completa, formação. I Was Trying to Describe You to Someone vai ser lançado no dia 7 de Fevereiro, pela Orindal Records. Tendo, ainda no passado, partilhado simultaneamente os primeiros singles do novo disco, “Fate Is…” e “Billboard”, a banda deu a conhecer esta semana o terceiro e último tema que poderemos ouvir antes do álbum sair no próximo mês, “November”. Este último revela uma faceta mais intimista do álbum, mesmo dentro da sonoridade lo-fi que caracteriza os vários temas ouvidos até agora, com os acentos invernosos e nostálgicos da linha e desempenho vocais de Hartzaman a imiscuirem-se nas espaçosos e ecoantes linhas de guitarra até se agudizarem no crescendo e distorção finais.

Na sua conta de Bandcamp, podemos ler que os Wednesday, com a sua nova formação, “maximizam a sombria dissonância de um triplo ataque de guitarras para realçar a emotividade da voz ressoante de Hartzman e o tecido de semi-lembradas memórias e referências literárias de que são compostas as suas letras; as oito canções de I Was Trying to Describe You to Someone fundem elementos de shoegaze, grunge, indie pop e cultura sulista americana num estilo pessoal único de músic rock contemporânea que vibra de poder e ternura.”

Lê Também:   Os 25 Melhores Álbuns de 2019

Os Wednesday são actualmente compostos pela vocalista e guitarrista Karly Hartzman, o guitarrista principal Daniel Gorham, o segundo guitarrista Xandy Chelmis, a baixista Margo Schultz e o baterista Alan Miller. Mas nem sempre foi assim. Tendo começado como uma colaboração entre Hartzman e Gorham em 2017, enquanto ambos estudavam na universidade de Ashville, da qual resultou o primeiro álbum, com uma sonoridade synth-pop, Yep, Definitely, os Wednesday depressa se transformaram numa entidade alargada ao recrutar Chelmis e Miller, mais a original baixista Julien Melissas, para tocar numa festa na casa da irmã de Hartzman. Tendo conquistado o seu pequeno público, os Wednesday rapidamente cresceram para se tornar uma presença basilar na cena local de Ashville, actuando frequentemente no The Mothlight.

Aquando a primeira digressão dos Wednesday, Schultz substituiu Melissas e foi com este novo, definitivo alinhamento que a banda gravou em 2018 um EP colaborativo com MJ Lenderman, How Do You Let Love into the Heart That Isn’t Split Wide Open e, no ano seguinte, o seu próprio e homónimo EP. Ambos os discos viram os Wednesday caminhar para a sonoridade mais sombria, tanto ao nível do instrumental quanto do lirismo, que agora os caracteriza. Foi depois de terminar a universidade que Hartzman começou a compor as canções que integram o novo álbum.

I Was Trying To Describe You To Someone
Capa de I Was Trying To Describe You To Someone

I Was Trying to Describe You to Someone resulta de um processo de composição mais colectivo, pelo que as canções enfatizam agora o ruído e dissonância resultantes do cruzamento da guitarra de lap steel de Chelmis com a guitarra principal de Gorham. O disco, masterizado por Scoops Dardaris, foi gravado em casa de Hartzman com a assistência do seu amigo e engenheiro de som Colin Miller: “A profundidade e clareza da gravação equilibra o volume da distorção das actuações ao vivo dos Wednesday com o intimismo da voz de Hartzman. As suas palavras mantêm-se no centro do caos, sem se deixarem obscurecer pela potência da banda”.

Esta sonoridade cada vez mais sombria dos Wednesday foi inspirada tanto por bandas e artistas como The Swirlies, Arthur Russell, Red House Painters, Tenniscoats, Ana Roxanne e Acetone como pela sua continuada colaboração com o conterrâneo MJ Lenderman, que contribui para a harmonia vocal das canções “Billboard” e “November”. Quanto ao lirismo do álbum, Hartzman descreve-o como uma “tentativa de aceder a antigas memórias pessoais e fazer-lhes justiça por meio de uma prosa inspirada pela escrita de Richard Brautigan, Flannery O’Connor, David Berman, Tom Robbins e por filmes como Steel Magnolias.”

WEDNESDAY | “NOVEMBER”

WEDNESDAY | “FATE IS…”

WEDNESDAY | “BILLBOARD”

I WAS TRYING TO DESCRIBE YOU TO SOMEONE | Alinhamento

  1. “Fate Is…”
  2. “Billboard”
  3. “Love Has No Pride”
  4. “Underneath”
  5. “November”
  6. “Maura”
  7. “Coyote”
  8. “Revenge Of The Lawn”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *