O Caso Spotlight triunfa com os críticos de Washington D.C.

 

O Caso Spotlight está a mostrar-se como o grande frontrunner desta Awards Season, arrecadando mais um troféu de Melhor Filme, desta vez da Washington D.C. Area Film Critics Association.

A entrega de prémios pelas várias associações de críticos de cinema, a maioria americanas, continua e O Caso Spotlight de Thomas McCarthy parece estar a ganhar terreno como o grande favorito dos críticos, mas nem sempre isto se tem revelado como algo benéfico para os Óscares. O filme é sobre uma equipa de jornalistas que desmascara um enorme escândalo de abusos sexuais a menores perpetrados por membros da Igreja Católica e protegidos pela sua poderosa instituição. Com um tema tão importante, origens verídicas e uma forte pátina de respeitabilidade a cobrir todo o filme, O Caso Spotlight poderá permanecer como o absoluto frontrunner mas os anos anteriores têm demonstrado que ser o inicial favorito da crítica nem sempre é uma marca de um futuro sucesso no Dolby Theatre. Talvez O Caso Spotlight acabe por ser como 12 Anos Escravo ou talvez sofra o mesmo destino que A Rede Social, 00:30 A Hora Negra e Boyhood.

Lê Também: Spotlight é a escolha pelo Los Angeles Film Critics Association

O Caso spotlight Washington D.C. Area Film Critics Association
O Caso Spotlight

 

Apesar de ganhar Melhor Filme, O Caso Spotlight não foi o único grande vencedor dos Washington D.C. Film Critics, apenas ganhando também um prémio para o trabalho conjunto do seu elenco. Mad Max: Estrada da Fúria foi o outro grande vencedor, arrecadando os galardões de Melhor Realizador, Cenografia e Montagem, reforçando a crescente probabilidade do mais explosivo filme de ação de 2015 conseguir arrecadar algumas merecidas nomeações aos Óscares, normalmente adversos a experiências de género tão ostentosas e ousadas como o filme de George Miller.

box office Mad Max Estrada da Fúria O Caso Spotlight Washington D.C. Area Film Critics Association
Mad Max: Estrada da Fúria

 

Nas categorias de atuação, Saoirse Ronan em Brooklyn e Leonardo DiCaprio em The Revenent continuam a cimentar a sua posição como potenciais favoritos para Melhor Atriz e Melhor Ator. No entanto, esta Awards Season tem sido marcada por uma surpreendente variedade de escolhas, um testamento à qualidade deste ano cinematográfico, não havendo ainda grandes frontrunners a não ser O Caso Spotlight em Melhor Filme. Prova disso são os vencedores para Melhor Ator Secundário, Idris Elba em Beasts of No Nation, e Melhor Atriz Secundária, Alicia Vikander em EX Machina. Este ano ainda não há nenhum J. K. Simmons ou Patricia Arquette a dominar estas categorias, dando alguma bem-vinda imprevisibilidade aos Óscares, que têm sido crescentemente fáceis de adivinhar logo em dezembro.

Lê Ainda: British Independent Film Awards | Vencedores

Room O Caso Spotlight Washington D.C. Area Film Critics Association
Room

 

Room também marcou presença com o prémio para Melhor Interpretação Juvenil para Jacob Trembley, o seu protagonista de nove anos, e Melhor Argumento Adaptado. Divertida-Mente arrecadou o prémio para Argumento Original e ainda venceu o troféu de Melhor Filme de Animação. Amy, o documentário sobre Amy WInehouse continua a colecionar honras, tendo ganho mais um prémio para Melhor Documentário, e Son of Saul, um filme húngaro que tem causado furor crítico desde a sua estreia no Festival de Cannes, ganhou Melhor Filme numa Língua Estrageira.

Leonardo DiCaprio The Revenant O Caso Spotlight Washington D.C. Area Film Critics Association
The Revenant

 

Em duas categorias mais técnicas, Melhor Banda-Sonora Original e Melhor Fotografia, os vencedores foram Sicario e The Revenant, respetivamente. O diretor de fotografia do filme protagonizado por Leonardo DiCaprio ganhou o Óscar nesta categoria nos últimos dois anos, sendo já um dos favoritos desta Awards Season. Será que Emmanuel Lubezki consegue ganhar um terceiro Óscar consecutivo, ou The Revenant marcará o final da sua sorte?

As entregas de prémios vão continuar até fevereiro, sendo que esta semana duas importantes organizações, os SAG e a HFPA (Globos de Ouro) vão anunciar os seus nomeados. Para mais informações sobre a Awards Season consulta o nosso Calendário Awards Season 2015/2016.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *