Ohmme (foto de Ash Dye)

As Ohmme vão lançar Fantasize Your Ghost

A banda de Chicago, Ohmme, liderada pelo duo Sima Cunningham e Macie Stewart, vai lançar o segundo álbum, Fantasize Your Ghost, e partilhou a canção “3243”.

Os Ohmme estrearam-se em 2018 com Parts, álbum que lhes granjeou a atenção da crítica e de certo público, reconhecimento que, a julgar pela nova canção “3243”, não deixará de crescer quando Fantasize Your Ghost sair no dia 5 de Junho, mais uma vez por meio da Joyful Noise. O single principal foi partilhado juntamente com um vídeo realizado por Alejandra Villalba García, que ilustra o tema da mudança discutido na canção.

Lê Também:
Os Lightning Bug regressam com "The Onely Ones"

Os Ohmme surgiram da longa amizade de Sima Cunnningham e Macie Stewart, nascida nos tempos do liceu onde puderam apreciar, à distância, os talentos uma da outra. Bem imersas na cena musical jovem de Chicago, colaborando com artistas tão diversos como Chance the Rapper, Vic Mensa ou Jeff Tweedy, dos Wilco, as duas acabaram por se juntar em 2014, para formar um projecto à base da improvisação, a que deram o nome de Ohmme. Juntamente com o baterista Matt Carroll, o duo tem, desde o seu EP homónimo (2016) e no seu álbum de estreia Parts (2018), explorado e alargado as possibilidades da música de guitarra de se fundir com ou metamorfosear em sonoridades provenientes de áreas tão longínquas como o hip-hop ou o jazz experimental. Segundo Cunningham, a génese da banda veio de “chegar às nossas guitarras e perguntar ‘como podemos levar estas fontes de ruído a fazerem qualquer coisa de diferente?’”.

Segundo um comunicado de imprensa, o álbum é resultado directo da banda ter passado mais tempo na estrada, em digressão, do que em Chicago e exprime uma série de preocupações com o eu, o futuro e o sentido de ter uma casa quando se passa o tempo a viajar. Escrito durante o ano de 2019, foi durante a gravação, nos estúdios Flying Cloud, de Sam Evian, das demos de versões iniciais do alinhamento que “começámos realmente a ver compor-se o álbum”, diz Cunningham. As sessões foram longas e colaborativas, o fruto de longas conversas existenciais, tidas por Stewart e Cunningham na camioneta, sobre as suas vidas e sobre como canalizar a irritação em que o estado do mundo as deixava. O álbum em si, Fantasize Your Ghost, foi gravado numa sessão de seis dias, em Agosto, quando a banda montou arraiais na Post Farm, no sul do Wisconsin, lugar onde, todos os anos, Cunningham trabalha na condução no Pitchfork Music Festival. Sob a direcção do produtor Chris Cohen e o efeito da paisagem idílica dos arredores de Chicago, as canções tomaram forma, cheias de “vibrante vida”.

Ohmme - Fantasize Your Ghost - 3243
Capa de Fantasize Your Ghost (2020)

O tema que abre o ciclo de promoção do álbum, “3 2 4 3”, lida com a percepção aterradora da inevitabilidade da mudança: “Looked in the mirror the other day / Caught my reflection / My mouth had moved a different way / The muscles were straining.” Entre a harmonia nervosa das vozes do duo e a constante propulsão de fundo, criada pela secção rítmica, a canção vive de uma tensão contínua que explode a certo momento. Numa nebulosa de grito, as vozes cantam repetida e hipnoticamente: “Filling the holes to make amends / Tearing them up to start again.”

OHMME | “3243”

OHMME, FANTASIZE YOUR GHOST | Alinhamento

  1. Flood Your Gut
  2. Selling Candy
  3. Ghost
  4. The Limit
  5. Spell It Out
  6. Twitch
  7. 3 2 4 3
  8. Some Kind of Calm
  9. Sturgeon Moon
  10. After All

Maria Pacheco de Amorim

Literatura, cinema, música e teoria da arte. Todas estas coisas me interessam, algumas delas ensino. Sou bastante omnívora nos meus gostos, mas não tanto que alguma vez vejam "Justin Bieber" escrito num texto meu (para além deste).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *