Crédito editorial: Kamil Zajaczkowski / Shutterstock.com / 1882541959

Ano começa com más notícias para quem usa OLX e Vinted

O ano de 2024 arranca com grandes mudanças em plataformas de venda de produtos online como o OLX e a Vinted.

As plataformas de vendas online, como o OLX e a Vinted, são uma forma popular de vender produtos. No entanto, a partir desta segunda-feira, 1 de janeiro de 2024, vão sofrer mudanças significativas em Portugal (e na União Europeia). Assim, se és daquelas pessoas que vende frequentemente artigos para conseguir um dinheirinho extra, sobretudo com os aumentos que se vão verificar já no próximo ano, as notícias não são nada animadoras.

Lê Também:   WhatsApp recebe uma das maiores mudanças de sempre já no próximo ano

Isto porque, de acordo com o jornal Público, as novas leis exigem que as plataformas recolham e comuniquem dados financeiros dos vendedores ao Fisco. Isto significa que, a partir de agora, vão passar a existir limites, tanto monetários como em termos quantitativos. Caso estes valores sejam ultrapassados, os utilizadores vão ser obrigados a declarar essas vendas à Autoridade Tributária.

Lê Também:   Google Chrome recebe funcionalidade muito aguardada pelos utilizadores



OS NOVOS LIMITES NO OLX E VINTED

Olx e Vinted
Crédito editorial: Boumen Japet / Shutterstock.com / ID: 1951855081 (Editada)

Assim, caso faças vendas superiores a dois mil euros ou mais de trinta vendas anuais vais estar sujeito às novas leis. Ainda que possa parecer um limite elevado, a verdade é que para aqueles que vendem produtos frequentemente, estas duas alíneas poderão ser facilmente atingidas. Assim, a título de exemplo, basta um utilizador realizar três vendas mensais para superar o limite anual. Já no que diz respeito ao valor, apesar de menos provável, está longe de ser ‘impossível’ de ultrapassar.

Lê Também:   Melhor funcionalidade do WhatsApp chega já em 2024

No entanto, irá certamente afetar alguns utilizadores, especialmente aqueles que usam a plataforma para vendas de móveis ou de produtos tecnológicos. Em suma, as mudanças são significativas e terão impacto – maior ou menor – em muitos vendedores. Assim, é importante os leitores estarem a par desta novidade para o ano que agora se inicia e tenham isso em consideração na altura de fazer vendas!

Costumas comprar e vender coisas na Vinted e/ou OLX?

6 thoughts on “Ano começa com más notícias para quem usa OLX e Vinted

  • Além de pagar IVA quando compro novo, ainda vou pagar por vender usado,, roubalheira

  • Grande porcaria, quando se compra ja esta o iva pago, comprando aqui ou em outro pais, querem ganhar a conta do pobre

  • Não ofenda os mais velhos ao dizer que estamos em ditadura, a memória dessa época não pode ser esquecida.
    Bom ano para todos.

  • De momento a plantaforma ainda não sofreu alterações, mas é provável que vá ser alterada de forma os anúncios serem por oferta e ao aceitar fica logo registado uma venda, dai o vencedor não tem forma de fugir, assim também deveria para o comprador poder declarar as finanças como despesa!

  • Bom dia,

    Por agora ainda não está claro. Mas provavelmente o OLX vai adotar uma estratégia semelhante ao que acontece na Vinted em que fica tudo registado, inclusive o valor.

  • Seria demasiado ridiculo isto ser verdade, no entanto é obviamente contornável, se os ministros contornam, porque não as restantes pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *