Peaky Blinders | Robert Viglasky - © 2014 - BBC

Antes de Oppenheimer esta foi a série da Netflix que consagrou Cillian Murphy

Cillian Murphy está nas bocas do mundo pela sua extraordinária performance em “Oppenheimer”. Mas já antes havia provado o seu valor.

Cillian Murphy é por estes dias um dos nomes mais populares na Internet. Se alguns só agora ouviram falar do ator irlandês, há quem já o conheça bem antes de “Oppenheimer“.

Lê Também:   Esta obra-prima histórica de Christopher Nolan deixa a Netflix em breve

A verdade é que é um dos artistas da confiança de Christopher Nolan. Os dois começaram a trabalhar em “Batman: O Início” (2005). Porém, mais até do que a participação na longa-metragem, Cillian Murphy é mais conhecido pelo papel de Tommy Shelby em “Peaky Blinders“, série que está disponível na Netflix.

Trata-se de uma série dramática de origem policial que se desenrola em torno de uma família com raízes ciganas e irlandesas, situada em Birmingham, Inglaterra, a partir de 1919, meses após o fim da Primeira Guerra Mundial.




Antes de Oppenheimer já Cillian Murphy causava furor

Peaky Blinders
Cillian Murphy na 6ª temporada de “Peaky Blinders” © BBC

O enredo centra-se no gangue de rua chamado Peaky Blinders, liderado pelo ambicioso e astuto chefe do crime, Tommy Shelby (Cillian Murphy). Até que este grupo atrai a atenção do Major Chester Campbell, inspetor-chefe da Royal Irish Constabulary, enviado por Winston Churchill de Belfast.

Na série, Winston Churchill encarrega Campbell para reprimir a desordem e a revolta em Birmingham e de recuperar um arsenal de armas roubadas destinadas a serem enviadas para a Líbia. O enredo da primeira temporada culmina no “Black Star Day”, em 3 de dezembro de 1919, quando os Peaky Blinders planeiam assumir o controlo das apostas de Billy Kimber nas corridas de Worcester.

A segunda temporada foca-se na expansão da organização criminosa para o Sul e o Norte, mantendo a base em Birmingham. Esta parte da história começa em 1921 e atinge o clímax no hipódromo de Epsom, em 31 de maio de 1922, no Derby Day.




Ascensão do Partido Nazi cria problemas

Peaky Blinders

A terceira série passa-se em 1924, onde Tommy e os restantes elementos se aventuram num mundo ainda mais perigoso, expandindo-se internacionalmente.

A quarta temporada tem início na véspera de Natal de 1925, quando os Peaky Blinders recebem a notícia de que a Máfia de Nova Iorque, liderada por Luca Changretta, quer vingar o assassinato do pai de Luca, que aconteceu na temporada anterior. A temporada termina com Tommy a ser eleito membro do Parlamento Inglês em 1927.

A quinta temporada decorre dois anos depois, de 29 de outubro de 1929 (terça-feira negra) a 7 de dezembro de 1929, após um comício liderado por Sir Oswald Mosley, líder da União Britânica de Fascistas.

A sexta temporada inicia-se em 5 de dezembro de 1933, quando a proibição é revogada nos Estados Unidos, e o Partido Nazi ascende ao poder na Alemanha, resultando num aumento do número de membros da União Britânica de Fascistas. Nessa temporada, Tommy enfrenta desafios não apenas de Mosley, mas também das conspirações da máfia irlandesa e do Exército Republicano Irlandês.




Antes de Oppenheimer esta foi a série da Netflix que consagrou Cillian Murphy
Robert Viglasky / © Netflix

A aclamada produção de Steven Knight arrecadou o prémio BAFTA de Melhor Série Dramática à conta da quarta temporada e teve outras três nomeações.

A série, que chegou ao fim há pouco mais de um ano, teve no elenco nomes como Tom Hardy, Paul Anderson, Sophie Rundle ou Anya Taylor-Joy.

Lê Também:   Oppenheimer, em análise

Porém, para gáudio dos muitos milhões de fãs, o criador garante que este não foi o ponto final da história do famoso gang, mas apenas o final da série. Numa notícia avançada pela Variety, o Steven Knight revela que está programada a criação de um filme para concluir a história em definitivo. O projeto deverá ter início ainda em 2023.

VÍDEO | OS MELHORES MOMENTOS DE CILLIAN MURPHY EM PEAKY BLINDERS

És fã da série? Já viste Oppenheimer?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *