“O melhor da história do cinema” Orson Welles demonstrou admiração por este realizador
Durante a sua vida, Orson Welles deu a conhecer o realizador que considerou “O melhor da história do cinema”.
Sumário:
- Orson Welles é, ainda hoje, considerado um dos melhores realizadores de Hollywood;
- Com uma rica carreira na sétima arte, que conta com obras como “O Mundo a Seus Pés”, Welles tornou-se um exemplo a seguir;
- Durante a sua longa carreira, o cineasta seguiu o talento de vários realizadores, incluindo nomes como Sergei Eisenstein, D.W. Griffith e John Ford;
Orson Welles não foi um realizador qualquer, foi um dos mais conceituados cineastas da sua geração, sendo responsável pela realização aquele que ainda hoje é considerado por muitos como o melhor filme de sempre. Para além de realizador, Orson Welles demonstrou-se também um talentoso ator, tendo representado em mais de 131 filmes, muitos dos quais realizados pelo próprio cineasta.
Orson Welles: O mestre do Cinema
Nascido no ano de 1915 em Wisconsin, Welles foi um verdadeiro produto do seu tempo, possuindo uma atitude rigorosa e um talento majestoso que deu origem a diversas grandes obras da sétima arte como “O Mundo a Seus Pés” e “A Sede do Mal”. Apesar do seu talento, Welles nem sempre foi uma pessoa com que foi fácil colaborar, tendo sido alvo de várias críticas ao longo dos anos devido ao seu comportamento com o resto da equipa dos seus filmes.
Nos dias que correm, Orson Welles é considerado um mestre do cinema, possuindo uma linguagem própria, rica em estilo, caracterizada por narrativas não lineares, fotografia com iluminação dramática e ângulos de irreverentes. Apesar do seu talento nato para a realização, o cineasta acabou por nunca conquistar a tão cobiçada estatueta dourada dos Óscares para Melhor Realizador ou Melhor Ator, tendo apenas arrecadado uma nomeação para cada categoria e uma vitória para Melhor Argumento Original por “O Mundo a Seus Pés“.
No entanto, para além de ser um cineasta talentoso, Orson Welles demonstrou-se também um autêntico fã da sétima arte, tendo sido descoberta recentemente uma entrevista onde revela o seu realizador predileto.
“O melhor da história do cinema”
Numa entrevista de 1966, publicada no “Cahiers du Cinéma“, intitulada “A Trip to Don Quixoteland: Conversations with Orson Welles’’, o cineasta revela aquele que é o realizador que mais admira, nada mais nada menos que D.W. Griffith. “O que mais me agrada é Griffith. Penso que é o melhor realizador da história do cinema. O melhor, muito melhor que Eisenstein. E, por tudo isso, admiro muito Eisenstein…” revela o realizador.
Para além de Griffith e Sergei Eisenstein, Welles revela ainda interesse pela obra de Jean Renoir e John Ford. “A propósito, admiro muito o trabalho de Renoir, embora o meu não lhe agrade de todo. Somos bons amigos e, na verdade, uma das coisas que lamento é que ele não goste dos seus filmes pela mesma razão que eu” afirma o cineasta. “Mas o cinema, o verdadeiro cinema, é uma expressão poética e Renoir é um dos raros poetas. Tal como Ford, está no seu estilo. Ford é um poeta. Um comediante. Não para as mulheres, claro, mas para os homens” conclui Welles.
Para quem não conhece, D.W. Griffith foi um realizador nascido em 1875, responsável por obras do cinema mudo de grande aclamação como “O Nascimento de Uma Nação”, “Intolerância” e “O Lírio Quebrado”.
E para ti, quem é o melhor realizador da história do cinema?