© Courtesy: Rialto Pictures/Studiocanal

Orson Wells tinha uma estranha relação de amor/ódio com estes filmes

Apesar do seu enorme contributo para a evolução do cinema, Orson Wells tinha os seus gostos pessoais. O realizador não gostou destes filmes.

Sumário:

  • Orson Wells contribui imenso para evolução do cinema com o filme “Citizen Kane”;
  • O realizador é estudado por milhares de cursos da sétima arte em todo o mundo;
  • Como é normal, também tem os seus gostos, e não gostou nada destas duas obras francesas.
Lê Também:
Os 4 melhores filmes a não perder em Setembro na Prime Video

É impossível não falar em Orson Wells e não pensar em “Citizen Kane”. Para muitos, o melhor filme da história do cinema. A obra prima de Orson Wells é estudada por milhares de estudantes de cinema devido as várias técnicas cinematográficas utilizadas.

Com 99% de classificação no Rotten Tomatoes, Manuel São Bento, antigo crítico da Magazine.HD, escreve, “tudo o que diz respeito à produção e à origem deste filme, os aspectos técnicos que estabelecem precedentes e a narrativa inovadora provam que Orson Welles era um cineasta perfeccionista muito à frente do seu tempo”.

Apesar do seu enorme contributo, com técnicas e formas de narrativa muito à frente do seu tempo, o icónico realizador também sabia do que gostava e do que não gostava. Como é o caso destes dois importantes filmes.

Apesar de não gostar reconhece a importância das obras

last year at marienbad inspiração
© Rialto Pictures

Com 93% e 96% de classificação, respetivamente, “Last Year at Marienbad” e “Hiroshima Mon Amour” são dois dos mais importantes filmes da história do cinema. No entanto Orson Wells não gostou nenhum dos dois.

Lê Também:
As 4 melhores séries para ver este fim de semana no streaming da Netflix, Max, Disney+ e mais

Em entrevista à BBC, ainda em vida, o realizador revelou: “hoje em dia, há todo o tipo de temas difíceis a serem transformados em filmes populares e estão a correr bem. As pessoas vão vê-los, ‘Hiroshima Mon Amour’ e ‘Last Year at Marienbad’. Quer dizer, eu não gosto deles, mas estou muito contente por terem sido feitos. Não importa que eu não goste deles”. Os filmes estão disponíveis para o público português via Streaming – “Citizen Kane”, compra ou aluguer na Apple TV+ e “Hiroshima Mon Amour” está na Prime Video.

O realizador de “Citizen Kane” não era um claro fã do movimento Nouvelle Vague. Ainda assim, Alain Resnais, o autor destas duas obras, é considerado por muitos um dos mais importantes nomes da história do cinema. Até Stanley Kubrick foi buscar inspiração para “The Shining” em “Last Year at Marienbad”. Gostos não se discutem, não é verdade?

Já viste estes filmes? Concordas com o realizador?



Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *