O vestuário de Os Oito Odiados | Oswaldo Mobray e Bob

 

Tim Roth e Demian Bichir, o carrasco e o mexicano de Os Oito Odiados, vestem-se com figurinos inspirados em referências tão distintas como Oliver Twist e Eli Wallach.

 

<< General Smithers e Joe Gage

 

Anteriormente Courtney Hoffman tinha trabalhado em Django Libertado, onde, apesar de não ser a figurinista do filme, foi responsável pelas roupas do ator Cristoph Waltz. Aquando da construção do visual de Tim Roth para Os Oito Odiados, a figurinista não pode deixar de se aperceber da parecença entre os dois intérpretes e tipos de personagem, sendo que um dos seus grandes desafios foi a de particularizar a figura deste carrasco.

Os Oito Odiados

Os Oito Odiados

No guião, a personagem de Tim Roth, Oswaldo Mobray é descrito como um dândi inglês vestido com um fato cinzento de três peças. Hoffman seguiu à risca esta indicação de Tarantino, mas a isso acrescentou a elegância obviamente cuidada da silhueta, assim como um chapéu de coco. Apesar de não ser uma das referências textuais, a figurinista inspirou-se na figura Dickensiana de Faggin de Oliver Twist na criação desta duvidosa personagem.

Lê Também:
Chaos Walking - O Ruído, em análise

Os Oito Odiados

Seguindo a incontornável ligação estética dos Oito Odiados para com a filmografia de Sergio Leone, muitos dos figurinos são inspirados por figuras nos seus filmes. Demian Bichir como Bob, usa roupas que foram baseadas no figurino de Eli Wallach em O Bom, O Mau e o Vilão, um dos maiores triunfos na carreira do mestre italiano do western.

Lê Também: Django Libertado, em análise

Inspirando-se no caráter particular desta personagem, Hoffman decidiu construir um casaco em 11 diferentes tipos de peles, criando uma imagem cheia de história pessoal que não nos é mostrada mas sugerida por elementos visuais como esta estranha peça de vestuário. Devido a esta peculiar escolha estilística, o casaco de Bichir foi um dos poucos elementos a ser criado em pele falsa. Para o resto do elenco, Hoffman decidiu usar peles reais, ajudando o filme a encontrar um certo nível de veracidade histórica nas suas texturas.

Lê Também:
Chaos Walking - O Ruído (merchandise) | Passatempo MHD

Os Oito Odiados

No final, apesar de moralmente problemático, Os Oito Odiados apresenta um festim para os olhos na forma do seu guarda-roupa. Courtney Hoffman pode ter sido ignorada pela maioria dos prémios de cinema desta Awards Season, mas o futuro desta jovem criadora parece risonho, sendo que a sua genialidade neste filme é incontornável.

 

<< General Smithers e Joe Gage

 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *