Conclave, Wicked e Nosferatu mais perto de vencerem os Óscares após este feito
A cerimónia dos Óscares está cada vez mais perto e “Conclave”, “Wicked” e “Nosferatu” podem mesmo vir a revelar-se os grandes vencedores.
É já no próximo dia 2 de março (3 de março pelas 03:00 em Portugal Continental) que o mundo vai ficar a conhecer os vencedores da 97ª edição dos Óscares, os principais prémios da indústria do cinema. Uma vez mais, este ano, a cerimónia será transmitida pela RTP, podendo ainda ser vista na plataforma de streaming Disney+.
Apesar de a corrida às tão desejadas condecorações não fazer ainda prever com toda a certeza quem serão os grandes vencedores, há já alguns palpites. Grandes produções como “Conclave“, “Wicked” e “Nosferatu” podem estar cada vez mais perto de vencerem uma das categorias dos Óscares este ano. Como tal, a grande certeza surge, principalmente, após um importante evento distinguir estes filmes.
“Conclave”, “Wicked” e “Nosferatu” vencem os Costume Designers Guild Awards
Primeiramente, todos os anos, os Costume Designers Guild Awards distinguem os filmes, séries e curtas-metragens que mais se destacaram no campo da excelência em figurinos. A cerimónia conta já com 27 edições e os mais recentes vencedores foram anunciados no passado dia 6 de fevereiro (7 de fevereiro no horário europeu). Na categoria de cinema, são premiados os figurinos que se destacam em Cinema Contemporâneo, Filmes de Época, e Filmes de Ficção Científica/Fantasia.
Com Ralph Fiennes (Harry Potter) no papel principal, “Conclave” acompanha o momento em que o Papa morre de ataque cardíaco, cabendo ao líder do Colégio dos Cardeais preparar o evento que origina a escolha de um novo sumo pontífice. O filme, realizado por Edward Berger, venceu um Costume Designers Guild Award, na categoria de Excelência em Cinema Contemporâneo, acabando por derrotar “Emilia Pérez“. Ainda assim, na corrida aos Óscares, a longa-metragem está nomeada para oito categorias diferentes.
Apesar de não estar nomeado ao Óscar de Melhor Longa-Metragem, “Nosferatu” está indicado para quatro categorias, maioritariamente relacionadas com a maquilhagem e o guarda-roupa. O filme é um remake do clássico “Nosferatu, o Vampiro” (1922), ambos uma adaptação da famosa obra “Drácula”. Com Bill Skarsgård (It) no papel principal, a longa-metragem conquistou um Costume Designers Guild Award, na categoria de Excelência em Filmes de Época.
Já na categoria de Excelência em Filmes de Ficção Científica/Fantasia, a aclamada longa-metragem “Wicked” foi a distinguida com um Costume Designers Guild Award. O musical, que é uma adaptação de “O Feiticeiro de Oz” (1939), conta com Cynthia Erivo (Pinóquio) e Ariana Grande nos papéis principais, ambas nomeadas aos Óscares deste ano. Ainda assim, a longa-metragem conta com um total de 10 nomeações aos grandes prémios da indústria do cinema, sendo um dos filmes com mais indicações nesta edição.
Quem foram os outros vencedores dos Costume Designers Guild Awards?
Quanto ao tópico das séries, quatro projetos televisivos foram dignos de um Costume Designers Guild Award. O destaque vai para “Hacks” (com Jean Smart e Hannah Einbinder), que venceu “Emily in Paris” na categoria de Excelência em Televisão Contemporânea. Por outro lado, contrariamente ao que se esperava, “Bridgerton” não venceu o prémio de Excelência em Televisão de Época, tendo perdido para “Shogun“. Da mesma forma, “Dune: A Profecia” distinguiu-se na categoria de Excelência em Televisão de Ficção Científica/Fantasia. Além disso, o reality-show “The Masked Singer” também levou uma premiação.
Por fim, Beyoncé não foi esquecida na cerimónia dos Costume Designers Guild Awards. A cantora venceu um prémio pelos figurinos usados num comercial realizado o ano passado para a marca de telecomunicações Verizon.
Já assististe a todos estes filmes? Qual o teu favorito aos Óscares?