Óscares 2017 mostram fotografia de artista ainda viva no “In Memoriam”

Já não bastava o erro histórico no final da cerimónia, parece que a Academia cometeu mais uma gaffe e das grandes! 

Adicionando à gaffe de La La Land: Melodia de Amor ter sido anunciado como Melhor Filme, quando na verdade devido a uma troca nos cartões o prémio estava atribuído a Moonlight, aconteceu um outro erro durante a cerimónia no segmento “In Memoriam” onde se homenageia os artistas que faleceram no último ano.

Acontece que Janet Patterson, uma figurinista australiana nomeada a quarto Óscares (The Piano, Portrait of a Lady, Oscar and Lucinda, Bright Star), faleceu em outubro de 2016. A sua morte foi homenageada na edição de ontem dos Prémios da Academia, com o nome e profissão corretos, mas com a fotografia errada. Na imagem encontrava-se a produtora australiana Jan Chapman, ainda viva, que ficou devastada com o erro.

Lê Também:
As 10 piores vencedoras do Óscar para Melhor Atriz

Consulta também: Séries A Não Perder em 2017 | Iron Fist

Estas foram as palavras de Chapman à Variety quando confrontada com esta enorme segunda gaffe da Academia:

“Fiquei devastada por terem usado a minha fotografia no lugar de uma grande amiga minha e colega de há muitos anos. Eu contactei a agência da Janet sobre a fotografia que iria ser utilizada, mas disseram que a Academia tratava disso. Janet era uma grande pessoa, nomeada a quatro Óscares e foi muito decepcionante não terem falado sobre o erro na altura. Estou bem e viva, e ainda ativa na minha profissão de produtora.”

Oscares 2017
Jan Chapman, Janet Patterson e Jane Champion em 1993

Jan Chapman é uma das produtoras australianas mais reconhecidas, tendo trabalhado em filmes como Lantana, Holy Smoke e The Last Days of Chez. Foi casada com o realizador Philip Noyce na década de 70.

Lê Também:
HBO Portugal em julho | As séries que recomendamos

Consulta ainda: Alterações e novas datas das Estreias de Cinema

Patterson e Chapman trabalharam juntas no filme The Piano, o que poderá ter confundido ainda mais a Academia originando a troca de fotografias. A Academia ainda não comentou o erro.

Celebridades que faleceram no último ano como Garry Shandling e Florence Henderson, não foram incluídas no tributo, apesar de terem tido maior reconhecimento na televisão.

O ator Bill Paxton, que faleceu este fim-de-semana, também não estava incluído, talvez dado o facto de ter sido tão perto da cerimónia, mas o sua memória foi mencionada num discurso emocionado por parte da atriz Jennifer Aniston.

Recorda o filme The Piano (1993), de Jane Campion, vencedor de 3 Óscares e nomeado à categoria de Melhor Guarda-Roupa por Janet Patterson.

THE PIANO (1993) | TRAILER

Joana Ferreira

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *