10 filmes esquecidos pelos Óscares

Entre os muitos filmes ignorados pelos Óscares, destacamos 10 títulos particularmente merecedores de atenção e celebração individual.

 


Começa a explorar a nossa lista de filmes esquecidos pelos Óscares >>


 

Todos os anos, aquando da divulgação das nomeações para os Óscares, ouve-se falar de snubs, de filmes injustamente ignorados pela Academia de Hollywood. Este ano, como é evidente, verificou-se exatamente o mesmo, mas há algo a ter em consideração quando falamos dos filmes que a Academia decidiu ignorar – alguns deles nunca estariam sequer em consideração pelo facto de se tratarem de indies concetualmente ambiciosos ou filmes de autor.

 

óscares la la land moonlight manchester by the sea
LA LA LAND, MOONLIGHT e MANCHESTER BY THE SEA são os grandes frontrunners da Awards Season

 

Obras como essas que descrevemos nunca tiveram genuíno Oscar buzz pois todos sabemos que, não obstante alguns casos em que aclamação crítica catapulta um filme para a indiscutível ribalta, a Academia não é nenhuma meritocracia real, sendo que obras ditas de prestígio, filmes com histórias inspiradoras fáceis de digerir e propostas estéticas clássicas têm prioridade na mente dos votantes. Alguns dos filmes assim excluídos de consideração logo à partida são A Bruxa, The Neon Demon e American Honey, por exemplo.

Lê Também:
Annie Awards 2020 | Frozen 2 e Toy Story 4 na corrida

Lê Também: Óscares 2017 | Uma corrida a três entre La La Land, Manchester by the Sea e Moonlight

Com isso em consideração edificámos aqui uma lista de títulos que foram ignorados pela Academia por uma miríade de razões mas que, aquando da sua estreia, despertaram imediatamente conversas sobre possíveis triunfos no palco do Dolby Theatre. Alguns deles, verdade seja dita, estariam circunscritos a categorias mais “técnicas” e usualmente ignoradas, não as mais célebres Óscares de Melhor Filme ou Realizador. Mesmo assim, é de sublinhar a sua ausência no dia em que foram anunciadas as nomeações e é importante celebrar os seus méritos individuais.

 

the handmaiden oscares
THE HANDMAIDEN é mais um triunfo sul-coreano que a Academia ignora, apesar de aclamação crítica

 

Para sermos justos e mais ou menos acessíveis na nossa seleção, tentámos apenas escolher obras que já passaram pelos cinemas portugueses, ou que têm distribuição assegurada ou que já saíram diretamente em DVD. Sendo assim, muitos títulos como The Handmaiden e The Fits, duas obras muito apoiadas pela crítica internacional, ficam excluídos destas considerações. Esperamos assim possibilitar uma boa lista de recomendações a quem deseje ver excelência cinematográfica que, infelizmente, a Academia de Hollywood não reconheceu na sua competição pelo homem dourado mais cobiçado do mundo do cinema.

Lê Também:
San Diego Film Critics Society 2019 | O Irlandês lidera nomeações

 


Começa a explorar a nossa lista de filmes esquecidos pelos Óscares >>


 

Segue para a próxima página, de modo a iniciares a exploração dos vários filmes que a Academia ignorou, apesar dos seus méritos individuais e atenção mediática.

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *