Óscares 2016 | Os prémios da MHD vão para…
Se os escritores da MHD votassem, será que os resultados dos Óscares de 2016 teriam sido os mesmos, com grandes vitórias para “O Caso Spotlight”, “The Revenant” e “A Queda de Wall Street”?
A tradição dos Óscares votados pela equipa MHD continua. Em edições anteriores, “A Favorita”, “A Forma da Água” e “Moonlight” sagraram-se campeões, mas agora é altura de examinar o ano de 2016, quando “O Caso Spotlight” ganhou apenas dois Óscares, incluindo Melhor Filme, e “Mad Max: Estrada da Fúria” dominou as categorias mais “técnicas”, com seis vitórias. Uma coisa é certa, a equipa nunca esteve tão dividida como nesta votação.
Em várias categorias, a diferença entre o vencedor e os derrotados não foi mais que um voto e muitos foram os casos em que os cinco nomeados receberam votos da equipa. Tratou-se de uma votação muito dispersa, portanto, uma prova de grande heterogeneidade de opiniões e perspetivas sobre o que constitui, ou não, bom cinema.
Como sempre, tentámos seguir os métodos que a própria Academia de Hollywood emprega, como o voto secreto e o uso de sistemas preferenciais em categorias específicas. Não é perfeitamente igual, pois a MHD não tem mais de 6000 membros como a Academia dos Óscares, mas sempre dá uma ideia da opinião coletiva da equipa.
Segue as setas para ires explorando as 24 categorias, sendo que começamos com os prémios para as curtas-metragens e terminamos com o prémio máximo, o Óscar para Melhor Filme. Todos os textos a acompanhar as categorias foram escritos por Cláudio Alves, a não ser nos dois casos específicos em que outro autor é assinalado, Melhor Canção Original e Melhor Ator Principal. Em todo o caso, esperamos que, mesmo que discordem das nossas escolhas, entendam algum do raciocínio que levou a elas.
Sem mais demoras, aqui ficam os resultados dos Óscares MHD de 2016…