As piores vencedoras do Óscar de Melhor Atriz Secundária
De Gale Sondergaard a Regina King, examinámos as 81 performances vencedoras do Óscar para Melhor Atriz Secundária em busca das piores galardoadas de sempre.
Seguindo os artigos que fizemos sobre os Óscares para Melhor Atriz e Melhor Ator, chegou agora o momento de explorarmos as vencedoras do galardão para Melhor Atriz Secundária. Este prémio, ao contrário das outras duas categorias, só foi instaurado no nono ano dos Óscares, pelo que tivemos menos filmes em consideração. Além disso, convém mencionar que esta é talvez a categoria de atuação com melhor coleção de vencedores. Pelo menos, foi muito mais difícil encontrar verdadeiros desastres aqui, do que foi para Melhor Ator, por exemplo.
Em termos de menções honrosas, ou desonrosas neste caso, temos que dar destaque a duas premiadas dos anos 50. Tanto Gloria Grahame em “Cativos do Mal” e Miyoshi Umeki em “Sayonara” ganharam pelo seu trabalho com papéis minúsculos que não ofereciam às atrizes nenhuma oportunidade para fazer algo que merecesse o Óscar. Ambas ganharam por razões que nada têm que ver com a qualidade do seu trabalho nestes filmes.
Grahame teve um ano espetacular em 1952 e o Óscar quase vale por todos os filmes da atriz nesse ano, sendo um prémio mais de carreira do que de um feito individual. Pelo que nos compete, teríamos gostado muito mais de ver a atriz ganhar o prémio por “Medo Súbito”, um film noir que estava elegível no mesmo ano. No caso de Umeki, tratou-se de um gesto com grande significado político por parte da maior indústria cultural dos EUA, uma mostra de reconciliação para com o Japão depois dos ressentimentos do pós-guerra se começarem a atenuar.
Sem muitas mais demoras, aqui seguem as nossas escolhas para as 10 piores vencedoras do Óscar para Melhor Atriz Secundária. Lembramos que esta não é uma lista de más atrizes, mas de performances que não mereciam este prémio, tanto pela qualidade da performance como pela sua competição mais merecedora. Segue as setas para explorar o artigo, sendo que a pior vencedora de sempre está no último slide.
Sobre Renée zellweger eu acho que você até que acertou, pq todos sabíamos que ela era pra ter ganhado no ano anterior por chicago.. foi meio que um prêmio de consolação.. entretando a atuação dela não foi ruim.. ela fez o que o roteiro lhe mandou fazer e ponto..