Outlander | Figura de Estilo, T2E09

No campo de batalha de duas épocas diferentes, o guarda-roupa de Outlander, desenhado por Terry Dresbach, ganha uma impressionante autenticidade.

 

<< Figura de Estilo, T2E08 | Figura de Estilo, T2E10 >>

 

outlander

Na sua nona hora, a segunda temporada de Outlander entra num registo mais próximo do drama de guerra que do romance histórico. Com a batalha de Culoden a aproximar-se com impiedosa velocidade, Jamie, Dougal, Murtagh e seus aliados passam o episódio a treinar, a preparar-se para a guerra aberta do seu futuro.

Lê Também: Top 2015 | Os melhores guarda-roupas da TV

Grande parte do episódio é dedicada ao modo como Jamie se vê com a responsabilidade de treinar soldados sem experiência de batalha, pelo que as roupas dos figurantes ganham particular ênfase. Como já havíamos mencionado noutros textos desta rubrica, o trabalho nos figurinos escoceses masculinos é uma das verdadeiras joias do trabalho de Terry Dresbach nesta série. Aqui, isso não se altera, com estes homens a transmitirem uma imagem imensamente sensorial do cansaço e desgaste sofrido pelas suas personagens.

outlander

Mesmo quando o programa tem problemas com a autenticidade dos seus figurinos, em certos episódios tudo em Outlander parece funcionar perfeitamente e este foi um desses episódios. Aqui, o trabalho de sujar, estragar, reparar e fazer com que as roupas pareçam vividas é soberbo, conferindo uma fisicalidade visceral a todas as imagens e à narrativa. Une-se isso às cuidadas escolhas cromáticas que pontuam a lamacenta natureza dos tons terrenos com verdes e azuis, e temos uma perfeita e harmoniosa ilustração de um exército intrinsecamente escocês que luta pela sua terra, pela sua liberdade, pela sua ideia de justiça patriótica.

outlander

outlander

No entanto, mesmo entre os desejos de nobre heroísmo e todo o fervor da batalha, há tempo para as disputas egotistas de Jamie e Dougal. Este último é particularmente mostrado como uma imagem sintetizada de um glorioso guerreiro escocês quando aparece vestido com o seu kilt, em tronco nu e coberto de terra, como uma visão primitiva de fúria patriótica, ou como se Braveheart se tivesse passado no século XVIII e não na Idade Média.

outlander

outlander

Jamie, ao contrário de Dougal e sua apresentação super-patriótica e híper-masculina, enverga um figurino que é uma variação do seu conjunto habitual. Como sempre temos o seu kilt tradicional, mas a encimar e pontuar este figurino não temos os seus usuais casacos de lã, mas sim uma casaca de cabedal em corte militar. O casaco de cabedal tem sido desde os anos 50, um símbolo de rebeldia e heroísmo masculino, sendo que hoje em dia é um código visual completamente enraizada na linguagem do cinema e televisão ocidental. Aqui Terry Dresbach vai assim buscar inspiração a um clássico, mas isso não torna este figurino um cliché barato, pois é inequivocamente elegante e dramaticamente eficaz para esta personagem que aqui se torna num heroico e inspirador líder bélico.

Lê Ainda: Final da segunda temporada de Outlander irá introduzir Brianna e Roger

No entanto, por muito que os homens em preparação para a batalha estejam na frente da cena durante a maioria do episódio, é a história de Claire que se apresenta como o coração de toda esta hora. Pela primeira vez, Outlander realmente aborda a personagem desta viajante do tempo como alguém que viveu e lutou durante a Segunda Guerra Mundial, alguém que ainda carrega o peso e as cicatrizes mentais de tal inferno.

outlander

Durante a maior parte do episódio observamos Claire naquilo que se tem tornado o seu uniforme escocês, um casaco de lã fechado à frente com cordões e um simples piéce d’estomac, uma saia em tartan tradicional, e uma mistura de luvas, xaile e outras peças tricotadas para proteger a sua figura da impiedosa natureza. De certo modo, essa é uma imagem de confortável familiaridade para os fãs da série, pelo que o choque visual é imenso quando entramos na psique de Claire e testemunhamos alguns dos momentos mais traumáticos da sua vida durante a 2ª Guerra Mundial.

outlander

outlander

outlander

outlander

Aí, os verdes vivos, tons terrenos calorosos e azuis refrescantes da paisagem e guarda-roupa da Escócia setecentista, são substituídos por um ambiente dominado pelo verde castanho dos uniformes americanos e ingleses dos anos 40. Claire veste calças, uma marca do seu pragmatismo e independência, mesmo em ambientes fortemente masculinos. Mas o horror da guerra rapidamente rasga quaisquer ilusões de camaradaria ou felizes memórias, e essas cores nostálgicas ganham uma natureza sufocante em comparação com a realidade presente de Claire. Mesmo assim, sabemos que esta nova realidade também está destinada a tragédia.

outlander

 

<< Figura de Estilo, T2E08 | Figura de Estilo, T2E10 >>

 

Para a semana, vemos o regresso do exuberante Príncipe Carlos e a guerra continua a assolar Outlander e as suas personagens. Não percas!


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *