Outlander | Figura de Estilo, T2E10

O horror e monstruoso êxtase da guerra consomem o último episódio de Outlander, onde a figurinista Terry Dresbach constrói cuidadas caracterizações por entre toda a carnificina.

 

<< Figura de Estilo, T2E09 | Figura de Estilo, T2E11 >>

 

outlander

O décimo episódio desta temporada de Outlander inicia-se com uma das mais belas e desconcertantes cenas de abertura da série. Claire caminha por uma zona florestal quando encontra o cadáver de um soldado escocês, seu corpo em decomposição sob a alçada dos primeiros raios de luz da manhã. A mistura de horror e quietude pastoral criam uma atmosfera difícil de esquecer, e a narrativa da protagonista acrescenta uma boa dose de resignação funérea a todo o momento. Num golpe de doloroso génio, o episódio estabelece a sua tonalidade e a sua estética vigente.

Lê Também: TOP Casais de Séries de 2016 by MHD

Em momentos assim, podemos facilmente menosprezar o papel dos figurinos, mas há que recordar como todos os elementos cénicos são parte do mecanismo que nos traz esta maravilhosa série. Por exemplo, como sabemos que este era um soldado escocês? Pelo seu figurino, pois claro. As vestes em cores terrenas e padrão tartan marcam a sua origem e sua lealdade cultural. Por outro lado, os soldados ingleses são constantemente denominados como os red coats devido às suas casacas escarlates. Hoje em dia, ignoramos muito a política e estratificação social inerente ao vestuário, mas tal displicência não existia ainda no século XVIII. As roupas coloridas dos soldados ingleses eram uma prova irrefutável de sua superioridade militarista e económica. Afinal, para os pobres combatentes escoceses, adquirir peças em tecidos caros e cores vibrantes seria um sonho inalcançável, e fardar de igual um inteiro exército seria uma louca fantasia.

outlander

Essa separação rígida no que diz respeito ao vestuário encontra sua máxima apoteose e curiosa contradição na figura do príncipe Carlos Stuart, o pretendente ao trono apoiado pelos rebeldes escoceses. Como vimos no início da temporada, este nobre passou a sua vida fora das nações a que se propõe governar. A sua estética e cultura não têm ligação alguma com a Escócia e, por isso, quando o vemos trajar à moda Escocesa, o seu fato parece mais uma máscara trocista que real mostra de orgulho nacionalista.

outlander

outlander

A figurinista Terry Dresbach copiou um célebre retrato de Carlos Stuart na construção deste figurino e o produto final mostra os áureos frutos da sua pesquisa. Quando colocado no meio dos nobres escoceses em revolta, Carlos parece um desajeitado e incongruente pavão com a sua casaca e kilt em tartan, punhos de renda e uma quantidade inapropriada de bordadura doirada a adornar a sua figura. Quando o vemos no campo de batalha a colocar uma boina tradicional sobre a sua peruca empoada, o contraste torna-se ainda mais absurdo e vemos quão trágica e risível é toda esta situação. Afinal, porque estão estes escoceses a sacrificar as suas vidas para ver este inglês subir ao trono, quando é óbvio que ele está tão distante da sua realidade como os monarcas atuais?

outlander

Se Carlos é a figura mais historicamente correta em termos de traje, Claire continua a afirmar-se como o mais declarativo anacronismo humano de Outlander. A sua condição como viajante no tempo justifica tais incongruências, mas, para além disso, o seu guarda-roupa neste episódio também sublinha a diferenciação social que separa Claire dos seus companheiros. Muitos dos soldados e todas as mulheres que trabalham como enfermeiras sob comando de Claire são de classes mais baixas à da senhora Broch Tuarach e no século XVIII, tal distinção não seria algo facilmente menosprezado.

outlander

Tal como as restantes enfermeiras de guerra improvisadas, Claire veste roupas de lã e outros materiais rudes e sem pigmentos vistosos. A praticabilidade é a ordem do dia, mas há uma miríade de detalhes que a separa inexoravelmente de suas colegas. Primeiro temos o corte do seu vestido que mostra inspirações claramente turcas para as modas da época. Tais exotismos seriam exclusivos de uma mulher da aristocracia, enquanto as outras mulheres envergam roupas que poderiam já ter décadas de existência, todas fechadas com cordões na frente de seus bustos e cobertos com fichus, xailes e panos modestos. Mesmo no penteado, a separação entre estas mulheres é incontornável com Claire a passear-se de cabelos descobertos, enquanto as restantes usam toucas e lenços em sinal dos valores de puritanismo feminino desta época e local específico.

outlander

Fora da segurança de Carlos e da caótica enfermaria de campanha gerida por Claire, este episódio passa-se maioritariamente no campo de batalha, sendo o seu clímax uma esplendorosa sequência em que as tropas escocesas executam um mortífero ataque surpresa aos ingleses. Por entre a húmida membrana da neblina matinal, observamos os esvoaçantes padrões escoceses a ficarem progressivamente ensanguentados. Por seu lado, os combatentes ingleses movem-se como pinceladas de agoirento escarlate, dilacerando a imagem com sua vibrante cor e violento ataque.

outlander

Lê Ainda: Final da segunda temporada de Outlander irá introduzir Brianna e Roger

outlander

Quando chegamos ao fim desta hora, já vimos morrer inimigos e aliados, já observamos a manipulação e quebra de alianças, e todas as personagens principais reúnem-se em volta de uma fogueira. Lambidos pela luz das chamas, suas figuras mostram as marcas da batalha e o genial trabalho de desgaste e sujidade da equipa de figurinos. Camisas outrora brancas estão agora encardidas de suor e terra, mas apenas a figura mais violentamente sedenta por sangue se apresenta coberta por esse mesmo líquido. Enquanto os outros escoceses cantam e olham as chamas como celebração da vitória, pira fúnebre e agoiro do que está para vir, Dougal está na escuridão. Cego pela sua natureza violenta e fanatismo sem limites, a sua geral imagem é tão horrivelmente escarlate como a dos soldados ingleses, cujos cadáveres se espalham pelo campo de batalha como mostra da bravura e monstruosidade inconsciente deste rebelde escocês.

outlander

 

<< Figura de Estilo, T2E09 | Figura de Estilo, T2E11 >>

 

Depois desta vitória momentânea, a Batalha de Culoden ameaça abater-se sobre as personagens de Outlander, cujas roupas certamente irão ser inundadas por mais sangue nos próximos três e derradeiros episódios desta segunda temporada.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *