Outlander | Figura de Estilo, T2E11

Num dos mais chocantes episódios de Outlander, os figurinos ilustram barreiras culturais entre escoceses e ingleses e entre uma aristocracia desumana e suas enfurecidas vítimas.

 

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No mais recente episódio de Outlander, os jogos de guerra continuam à medida que a rebelião escocesa se aproxima de Londres. Como tal, a hora inicia-se com um debate de estratégia militar em que voltamos a ver o Príncipe Carlos a enfrentar e tentar persuadir os senhores das grandes casas da Escócia. Se no episódio anterior, Terry Dresbach tinha vestido a personagem como uma paródia de estilos tradicionais escoceses, aqui ela atenua esse aspeto do seu figurino, mantendo os mesmos níveis de decoração e riqueza de materiais. O resultado desta mudança e abandono do tartan dos pés à cabeça, é que, pela primeira vez, o príncipe Stuart está em pé de igualdade visual com os nobres que lideram a sua rebelião. Infelizmente para ele, essa saída do pedestal de absurda exuberância parece marcar a sua primeira grande derrota face a estes líderes que recusam os seus planos para invadir a capital inglesa.

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Fora das reuniões de estratégia, Claire ocupa o seu tempo como cirurgiã de serviço entre as tropas e populações locais, o que resulta em desconfortáveis cenas em que vemos Lady Broch Tuarach como uma inexperiente dentista. O seu guarda-roupa, tal como o da maioria das personagens escocesas, não se alterou muito desde os últimos episódios. Continuamos a vê-la envolta em xailes e cobertores usados como arisaids apertados com um cinto, um estilo mais prático que elegante e que transmite à audiência a realidade gélida desta viagem e suas agrestes condições climáticas.

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Mas é claro que mesmo não mudando de figurino ou estilo de episódio para episódio, as tropas escocesas são infinitamente mais visualmente variadas que os soldados ingleses nas suas fardas vermelhas. Nesta hora, tanto a realização como o trabalho de figurinos voltam a capitalizar no contraste entre os dois exércitos, um caótico, prático e pobre, o outro faustoso, colorido e apoiado pela Coroa.

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Quando esse exército vermelho e dourado encurrala os nossos heróis escoceses, Claire volta a usar os seus dotes de atriz para resolver a situação, de novo apelando à piedade dos soldados ingleses para com uma das suas compatriotas. É interessante ver este jogo de falsidades e enganos, especialmente quando Claire está tão claramente vestida à moda escocesa e nada parece uma indefesa senhora inglesa acabada de ser raptada. Basta compararmos a sua imagem com a de Mary Hawkins, que volta a parecer neste episódio e que realmente é uma inocente senhora inglesa. Enquanto o figurino de Claire é todo feito de lãs escuras e desprovido de grandes detalhes ou enfeites femininos, o traje de Mary é um perfeito exemplo de feminilidade setecentista com a sua usual touca branca, fichu, pièce d’estomac decorada com franzidos, e mangas acabadas em tecido pregueado.

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Na indumentária de Mary não existe nenhum do fausto ostentoso das cortes francesas, mas sim uma severidade típica das modas inglesas que, no entanto, não parecem afetar muito o seu padrinho, o odioso Duque de Sandringham que volta a aparecer neste episódio. O seu inicial figurino, como seria de esperar, segue as modas masculinas da época com relativa fidelidade histórica, mas é interessante comparar o seu visual com o dos aristocratas escoceses. Por um lado, o ambiente doméstico implica uma maior informalidade e isso é visível na falta de pesados bordados e rendas vistosas, por outro é muito fácil ver quão ricas as roupas deste nobre inglês são em comparação com os escoceses. A sua casaca de veludo é de particular ênfase, sendo que o veludo era um material associado somente aos mais ricos que tinham posses económicas para vestir um tecido que, devido ao desgaste, tinha um tempo muito limitado de utilização.

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Mesmo o servo do Duque veste veludo e, tal como seu senhor, ele está envolvido na sangrenta confrontação que termina o episódio. Aí, vemos Jamie e Murtagh, notáveis exemplos de ameaçadora agressividade escocesa nos seus tartans escuros e vestes de cabedal, a salvar Claire e Mary das garras destes dois homens ingleses.

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Tendo em conta o início do episódio com uma peruca a ser polvilhada e o seu final com uma violenta decapitação, é apropriado falar um pouco das perucas e seu papel nos jogos de formalidade e cerimónia social dentro desta hora de Outlander. Enquanto as perucas da série têm sido uma alegre mistura de estilos que abrangem a maior parte do século XVIII, as de Sandringham têm maioritariamente sido inspiradas em modas comuns das décadas de 30 e 40. Neste episódio, vemo-lo pela primeira vez num estilo anacrónico, mais perto dos anos 80 desse século, o que o faz saltar à vista. Mesmo quem nada souber de moda setecentista irá reparar na diferença de silhueta da coiffure de Simon Cowel como o Duque e isso cria de imediato uma sensação de estranheza.

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Essa estranheza ganha seu máximo potencial quando o vemos casualmente na sua cozinha vestido com um robe de inspiração asiática e com a peruca em cima da mesa, num ato de insultuosa informalidade para com a sua companhia, Claire. Note-se que quando Jamie e Murtagh aparecem, e o Duque se sente ameaçado, ele coloca de imediato a peruca, mostrando que não quer desrespeitar sem razão estes novos perigosos visitantes. Infelizmente para ele e felizmente para a audiência, essa preocupação é fútil, pois nada pode parar Murtagh quando este tem um machado na mão e a sede de vingança na boca.

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Será que o próximo episódio será tão tenso e sangrento como este e serão os seus figurinos mais variados que os desta hora? Não percas!


 

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