Cena alternativa com Matt Damon arruina final de Perdido em Marte
“Perdido em Marte”, de Ridley Scott tinha um final alternativo que poderia ter estragado o filme com Matt Damon.
Sumário:
- “Perdido em Marte”, com Matt Damon, narra a luta de um astronauta para sobreviver em Marte, após ser abandonado pelos seus colegas. O filme foi um sucesso, arrecadando mais de seiscentos milhões de dólares em box office e sete nomeações para os Óscares;
- O final original do filme mostra a personagem de Matt Damon como instrutor de sobrevivência de futuros astronautas. No entanto, houve um final alternativo, em que o astronauta fazia um monólogo sobre a empatia humana e a sobrevivência, ao observar a Terra do espaço;
- Embora poderoso, esse final alternativo foi descartado por ser demasiado explícito na sua mensagem, contrariando a regra de storytelling “Mostra, não contes”.
O filme de ficção científica “Perdido em Marte” (disponível no Disney+), realizado por Ridley Scott, estreou em 2015. O filme, baseado no livro de Andy Weir, segue Mark Watney, personagem interpretada por Matt Damon, um astronauta que é deixado para trás em Marte após ser dado como morto durante uma tempestade. Como o nome indica, sozinho neste planeta, Mark precisa de usar os seus conhecimentos científicos para sobreviver e criar formas de comunicar com a Terra, para que o resgatem.
O filme de Matt Damon foi um grande sucesso, tanto nas bilheteiras como junto dos críticos, tendo conseguido mais de seiscentos milhões de dólares em box office e sete nomeações para os Óscares no ano de 2016, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Ator.
O final alternativo de Perdido em Marte que poderia ter estragado o final do filme
O Screen Rant revelou que “Perdido em Marte” tinha um final alternativo, antes de chegar aos cinemas. Este final era tão bom quanto o que foi usado, no entanto tinha um problema que podia ter estragado o filme de Matt Damon.
No final original de “Perdido em Marte”, a personagem de Matt Damon, Dr. Mark Watney torna-se instrutor de sobrevivência de astronautas, após tudo o que passou sozinho naquele planeta. No final alternativo, o ator apresenta um monólogo, enquanto vê a terra do espaço, ao regressar, sobre sobrevivência e sobre a tendência natural dos humanos de se unirem e ajudarem alguém que está em perigo.
Enquanto que este final parece igualmente poderoso e nobre, também é muito óbvio, tornando evidente a mensagem do filme aos olhos do público, falhando com uma das principais regras do storytelling, “Show, don’t tell” (mostra, não contes). Este final alternativo estragaria o filme ao tentar demasiado pregar a ideia da empatia humana e da sobrevivência, que é contada naturalmente ao longo do filme.
Gostarias mais deste final alternativo ou preferes o original?