David Gilmour aborda a descoberta do “acorde mais famoso da história do rock”
David Gilmour comentou, numa conversa recente que está disponível no Youtube, a descoberta de um dos acordes mais importantes da história da sua banda, os Pink Floyd.
Sumário
- “Shine On You Crazy Diamond” é uma das canções mais conhecidas dos Pink Floyd;
- O acorde ressonante que acompanha a faixa ao longo dos seus vários minutos é inconfundível para qualquer bom ouvinte de rock;
- David Gilmour conversou com Rick Beato este mês, e nessa conversou falou sobre a descoberta desse tão icónico acorde.
David Gilmour, guitarrista, compositor e cantor dos Pink Floyd, foi dos membros mais criativos desta banda que acabou por se tornar das maiores do século XX. Fosse através dos rifs sublimes que criava, os solos que fazia e que são tão caraterísticos pelo uso de reverb, ou mesmo as letras que compunha, o músico britânico tem um lugar no pódio como um dos grandes inovadores do cenário do rock’n’roll.
E recentemente, numa conversa com Rick Beato, o famoso Youtuber com diverso conteúdo musical na sua plataforma, Gilmour falou sobre a descoberta do acorde que, de acordo com a pergunta de Rick, é o mais famoso da história do rock.
David Gilmour sobre “Shine On You Crazy Diamond”
“Shine On You Crazy Diamond” é uma canção dos Pink Floyd do disco Wish You Were, lançado em 1975 e aclamado como um dos melhores da banda britânica.
Acompanhando um álbum que retira o título daquela que se tornou, provavelmente, a música mais conhecida do grupo (“Wish You Were Here”), “Shine On You Crazy Diamond” é, segundo muitos fãs da banda, uma peça dedicada a Syd Barrett, um dos fundadores e primeiro guitarrista dos Pink Floyd, que se deixou levar pela quantidade de drogas que tomava e teve de sair do grupo, dando por isso lugar a que Gilmour integrasse o conjunto.
Tem mais de treze minutos, e é daquelas obras pelas quais o ouvinte se pode deixar levar de olhos fechados enquanto absorve todos os elementos maravilhosos da canção. E uma das coisas mais distintivas da música é o arpejo de quatro notas que é repetido várias vezes ao longo da faixa. E foi desta sucessão de notas que David Gilmour falou, recentemente, com Rick Beato.
Segundo o guitarrista, ele estava simplesmente a ensaiar e a sucessão de notas “saiu-lhe”, e ele foi insistindo naquele som que tinha descoberto, até ver o que podia sair dali: “Estava a ensaiar, a fazer uma série de coisas, e isso saiu-me. Quando assim é, há algo no cérebro que te diz que há ali qualquer coisa. E tu repete-la, e as outras pessoas param para te ouvir. Consegues ver os seus rostos a iluminarem-se, a pensarem nas possibilidades.”
The David Gilmour Interview
Deixamos aqui a entrevista inteira para quem tenha interesse.