PlayStation Experience 2017 | Ghost of Tsushima vai conquistar 2018

Entre os novos títulos anunciados aquele que mais hype está a conseguir angariar é “Ghost of Tsushima” da Sucker Punch Games! Vem descobrir mais sobre esta aventura samurai.

Brian Altano teve o prazer de entrevistar as mentes por detrás de “Ghost of Tsushima” num painel dedicado ao jogo e que contou com a presença de Nate Fox (o diretor criativo), Jason Connell (diretor artistico), Billy Harper (diretor de animação), e Ryuhei Katami (produtor).

“‘Ghost of Tsushima’ é sobre a invasão mongol da ilha de Tsushima no ano de 1274. Tu jogas com um samurai, um samurai que sobrevive e procura vingar-se, acabando por adquirir a técnica do Ghost”.

ghost of tsushima

Esta é a sinopse “treinada” de Fox, tal como o mesmo refere, feita para nos deixar no vácuo e os proteger de eventuais deslizes! Grr… Mas não faz mal, o trailer compensa. Sobre ele, Connell refere que o mais importante foi transformar o jogo numa experiência realista que mergulhasse o jogador no Japão feudal ao mesmo tempo que o transporta para um mundo de fantasia. Para além disso, como referido no nosso artigo PlayStation Experience 2017 | De “God of War” a “Death Stranding”, os cenários de “Ghost of Tsushima” são inspirados na verdadeira Ilha de Tsushima (cujo jornal fez um artigo sobre o jogo, quase levando a uma mega leak).

“Foi uma das partes mais divertidas do processo, fazer procura de espaços reais. Voar até partes do jogo e colocar-lhe uma lente, e tudo o resto nasce a partir daí.” – Connell

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Pode parecer fácil mas é difícil trazer-nos um trailer deste tipo e o maior desafio para a equipa foi perceber como mostrar cada personagem da melhor forma, incliuindo o mundo!

Cada plano tem escolhas muito intensionais. Por exemplo, o plano inicial na relva. Houve pessoas que disseram, vamos fazer deste um plano maravilhoso com céu azul, dia solarengo e o pôr-do-sol, no entanto, o plano tem uma tempestade no fim e é intencional, deixa escapar o tom.” – explica Connell

Este não é apenas um trailer, é uma introdução ao que nos espera e ao que espera esta personagem. Tal como um filme, nada acontece por acaso e podemos ver várias pistas ao longo desta “curta-metragem”. Isto claro, para não mencionar a imensa dedicação a nível de gráficos que levou inclusivamente à motion-capture de dois cavalos!

ghost of tsushima cavalos

“Esse foi o plano mais assustador. Eu tive de fazer o pitch deste plano à produção para ser aprovado, porque estávamos a fazer algo que nunca tinhamos feito. Mas ao mesmo tempo é uma das coisas fantásticas. Com o que te vais preocupar quando estás em palco com estas bestas gigantes? Marcadores! Em cada take tinhamos um milhão de marcas nos cavalos e tinhamos três pessoas que os seguiam para apanhar os marcadores e pô-los de volta o mais depressa possível.” – Harper

De um modo geral, toda a equipa partilha o entusiasmo dos fãs de visitar o Japão feudal e até Katami refere que mesmo para ele é interessante conhecer mais sobre o seu país, especialmente uma ilha tão pequena e que passa despercebida. Mas aí a questão é, porquê procurar este local? Porquê Tsushima? Bem, a ilha foi envadida por milhares de soldados provenientes da Mongólia e para proteger os seus habitantes estavam 80 samurai!! – “É nobre”, como refere Fox, e um evento que ainda hoje é celebrado na ilha através de um festival, 750 anos depois.

“Esta é a primeira grande invasão sofrida pelo Japão! Os samurai tinham de enfrentar um inimigo que nunca viram antes, cujas habilidades e capacidades não conhecem.” – Katami

O impacto deste acontecimento foi tão grande que ainda se é conhecida a linhagem de um dos membros do clã – atualmente os Nakamasa, que auxiliaram a equipa da Sucker Punch – e um dos liceus locais ainda possui artefactos do exército mongol, em exposição.

“O clã Sol foi um dos que foi até à praia. Ao falar com ele [o Sr. Nakamasa] apaixonei-me pela história. Estava a falar com ele sobre o jogo e ele deu-me o contacto dele e eu fiquei chocado. Eles convidaram-nos para ver a cerimónia que antecede o festival, uma cerimónia muito pequena e mais íntima.” – Harper

Mas é preciso ter atenção! Katami alerta: Esta não é uma do real ou um documentário, é um Japão de fantasia. Estamos a usar personagens ficticias que são inspiradas em várias coisas para chegarmos ao tom certo da época”.

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One thought on “PlayStation Experience 2017 | Ghost of Tsushima vai conquistar 2018

  • Excelente artigo linda, parabéns Deus te abençoe!

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