Pokémon, a morte chega finalmente ao anime

Parte da infância da maioria de nós, Pokémon é um anime dedicado especialmente às crianças mas que, desta vez, trata um tema bastante adulto. A morte.

Maioritariamente alegre e colorida, a saga sempre incluiu momentos tristes como quando um Pokémon ia embora ou era roubado por um dos vilões. Contudo, as temporadas sempre tiveram o cuidado de não mostrar temas demasiado pesados como a morte. Pelo menos, até agora.

Ainda que o tema sempre tenha estado presente através de cemitérios de Pokémon ou fantasmas, a “morte” nunca esteve diretamente presente na narrativa, provavelmente por ser um assunto demasiado pesado para este género de obra. Porém, todos sabemos que “a morte é uma constaste da vida”, o que levou os criadores a abordarem.

pokémon

No último episódio de Sun and Moon, a doença e morte de um Pokémon faz parte de uma das sub-narrativas. Durante um dos episódios anteriores, Ash encontra um Litten selvagem que apesar de gostar do protagonista, se recusa a acompanhá-lo. O motivo é um já idoso e doente Stoutland. E é durante o episódio 936 da saga, intitulado Nyabby, tabidachi no toki! (Está na hora do Nyabby ir embora!), que o pior acontece.

Ao ver a má condição do amigo, o Litten corre em busca de Ash e este leva o Stoutland até um Pokémon Center. No entanto, já é tarde demais. De forma poética e subtil, é possível ver uma velha árvore junto do abrigo de Litten e Stoutland. As suas folhas vão caindo até que no fim vemos a última folha cair, remetendo para a morte.

Confere ainda: Os Estúdios de Anime | TMS Entertainment

Nos dias seguintes, Litten permanece junto do corpo do amigo, com Ash e os seus Pokémon a confortar o pequeno felíno, numa cena marcada pela chuva que cai sobre eles. Quando o temporal termina, acaba igualmente o seu luto (ou parte dele) e Litten concorda em seguir Ash.

Sim é bastante triste mas é sem dúvida um momento importante, mesmo para a a vida das milhares de crianças que assistem a série. Provavelmente muitas delas já tiveram de lidar com a morte e quem sabe, talvez Pokémon as ajude a compreender e a lidar com situações difíceis mas inevitáveis.

TUDO ACONTECE NUM EPISÓDIO DUPLO DE POKÉMON

Deve Pokémon focar-se, por vezes, em assuntos mais sérios? Ou seria melhor se a série permanece-se longe desses temas?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *