© Featureflash Photo Agency / Shutterstock.com

Este foi o primeiro ator a recusar um Óscar

Para muitos vencer um óscar da Academia é uma honra e o cumprir de um objetivo na carreira, mas há quem já tenha recusado a menção. Descobre alguns dos nomes que já o fizeram, inclusive o primeiro ator.

O ano era 1973 quando a Academia dos Óscares decidiu honrar Marlon Brando com o óscar de Melhor Ator pela sua representação no icónico filme “The Godfather”. Na produção o ator interpretava a personagem Don Vito Corleone, chefe de uma família da máfia que decide abdicar do negócio para o deixar ao filho. Quando o seu nome foi anunciado como o premiado ouviram-se aplausos expectantes por ver o artista subir ao palco do evento e receber a estatueta, mas qual não foi a surpresa do público ao ver dirigir-se aos apresentadores a atriz e ativista Sacheen Littlefeather, que vinha com um longo discurso na mão em nome do ator.

Lê Também:   O Padrinho | 50 anos, 50 curiosidades de um clássico

Marlon Brando (“Apocalypse Now”) não compareceu na premiação desse ano e recusou o prémio atribuído em protesto da forma como Hollywood estava a representar os indígenas americanos. O discurso que Littlefeather (“Shoot the Sun Down”, “Johnny Firecloud”) trazia era tão longo que afirmou deixá-lo para leitura em frente à imprensa, devido à limitação de tempo. Contudo, assegurou que o ator afirmou que “lamentavelmente” não podia aceitar o “generoso prémio”, uma vez que devido ao tratamento dos índios americanos pela indústria cinematográfica. No público houve quem vaiasse a decisão, mas também houve quem aplaudisse.

Além de Brando outros nomes tomaram a mesma decisão por razões diferentes. Em 1935, Dudley Nichols (“Stagecoach”) foi o primeiro a recusar um óscar ao não aceitar o prémio de “Melhor Argumento” em solidariedade à greve do escritor e só o aceitou quando a polémica terminou. George C. Scott (“Inherit the Wind”, “New York News”) também pediu para o seu nome ser retirado da votação para “Melhor Ator” pela sua performance no filme “Patoon”, de 1970. O ator não era fã da Academia no telegrama que enviou aos seus membros podia ler-se a sua opinião sobre o evento: “É um desfile de carne de duas horas, uma exibição pública com suspense artificial por razões económicas”.

TRAILER | REVÊ O MOMENTO DA ENTREGA DO OSCAR DE MARLON BRANDO

Sabias quem tinha sido o primeiro ator a recusar um Óscar? 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *