©Netflix | ©Cinemundo | ©Entertainment One

Princesa Diana representada no cinema e na televisão

A propósito de “Spencer”, já estreado no Festival de Veneza, recordamos as actrizes que já encarnaram a icónica Princesa Diana no pequeno e grande ecrã.

Diana Spencer, mais conhecida como a Princesa do Povo, ou Princesa Diana de Gales, morreu em 1997, aos 36 anos de idade num acidente de viação em Paris. Deixando dois filhos, os príncipes William e Harry, é ainda aos dias de hoje um fascínio no mundo inteiro, sendo alvo de múltiplos dramas, documentários, filmes e até um musical sobre a sua vida desde que se juntou à família real e os momentos após a ruptura.

Com “Spencer”, de Pablo Larraín, quase a chegar aos cinemas, e no encalce do sucesso e interesse em “The Crown“, hoje revisitamos a história do cinema e da televisão para relembrar as actrizes que já deram vida à Princesa Diana de Gales.

CATHERINE OXENBERG

Princesa Diana 1982
Catherine Oxenberg, “The Royal Romance of Charles and Diana” (1982) | © Chrysalis-Yellen Productions

Onde: The Royal Romance of Charles and Diana (1982) | Charles and Diana: Unhappily Ever After (1992)

Da lista de actrizes aqui presentes, Catherine Oxenberg é a única a ter interpretado a Princesa Diana por duas vezes – em 1982 e em 1992, ambas para filmes de televisão.

Enquanto que no primeiro a história reflectida foi o do casamento real, tendo estreado apenas um ano depois do mesmo, o segundo filme em que interpretou a Princesa Diana “acompanhou” a miséria do casal e a polémica separou que fez manchetes por todo o mundo.




NICOLA FORMBY

Diana Nicola Formby
The Women of Windsor (1992) | © CBS

Onde: The Women of Windsor (1992)

Um drama de 3 horas, “The Women of Windsor” serviu de crónica sobre as vidas de Diana, a sua cunhada Sarah, Duquesa de York, e a Rainha Isabel II.



SERENA SCOTT THOMAS

Diana: Her True Story
Diana: Her True Story inspirou-se numa biografia da Princesa | © Martin Poll Productions

Onde: Diana: Her True Story (1993)

Baseado na biografia da princesa escrita por Andrew Morton, “Diana: Her True Story” juntou Serena Scott Thomas e David Threlfall como Princesa Diana e Príncipe Carlos no drama televisivo. O filme chegou aos ecrãs quando o casal real já se encontrava separado mas ainda a aguardar a finalização do divórcio.




JULIE COX

Princess In Love
Princess In Love | © Multicom Entertainment Group, Inc.

Onde: Princess In Love (1996)

Um filme da CBS, “Princess In Love” foi inspirado num livro e levantou ondas por explorar a suposta relação de diana com o Capitão James Hewitt. Levantou também várias questões pela escolha da própria Julie Cox para o papel principal, com a crítica a considerar que a actriz não era um bom casting e que a própria não revelara qualquer interesse na pesquisa sobre a “personagem”.



GENEVIEVE O’REILLY

Princesa Diana 2007
Genevieve O’Reilly interpretou a Princesa Diana em 2007 | © TLC

Onde: Diana: Last Days of a Princess (2007)

Num híbrido de documentário-drama da TLC, com cenas criadas para o projecto e em conjunto com imagens de arquivo e entrevistas a editores de jornais e círculo próximo de Diana, Genevieve O’Reilly interpretou Lady Di em momentos dos dois meses anteriores à sua trágica morte.




NAOMI WATTS

Naomi Watts
Naomi Watts, no filme de 2013 sobre a Princesa Diana | © 2013 – Entertainment One

Onde: Diana (2013)

Uma biopic que chamou a atenção desde o primeiro momento, “Diana” (2013) foi realizada por Oliver Hirschbiegel e debruçou-se sobre os últimos dois anos de vida de Diana, começando com o seu divórcio do Príncipe Carlos, em 1996. Daí, segue as suas relações românticas após deixar a família real, incluindo com o cirurgião Hasnat Khan e Dodi Fayed.

O filme no entanto não convenceu e a performance de Naomi Watts também não conquistou o público ou os críticos o suficiente para o filme ter inclusive uma estreia nos cinemas dos EUA.




BONNIE SOPER

Diana Becoming Royal
Harry & Meghan: Becoming Royal (2019) | © Lifetime

Onde: Harry & Meghan: A Royal Romance (2018) | Harry & Meghan: Becoming Royal (2019)

Numa produção televisiva da A+E Networks sobre o romance do Príncipe Harry e de Meghan Markle, Bonnie Soper interpretou a Princesa Diana em sequências de flashback da infância de Harry – um papel que voltou a interpretar um ano mais tarde em “Harry & Meghan: Becoming Royal”).




EMMA CORRIN

Emma Corrin The Crown
Emma Corrin conquistou a crítica como Princesa Diana em “The Crown” © Des Willie/Netflix

Onde: The Crown, temporada 4 (disponível na Netflix)

Desconhecida do público, Emma Corrin conquistou o lugar de Princesa Diana na aclamada série da crítica “The Crown”, sendo a primeira actriz a interpretar a Princesa nesta série. A actriz aperfeiçoou o seu sotaque para o papel e interpretou de forma brilhante a princesa do povo durante os momentos em que esta conhece o Príncipe Carlos pela primeira vez, até aos momentos de noivado, casamento, nascimento de William e o início da divisão do casamento.

Descrita como uma das melhores actrizes da 4ª temporada da série, tem sido nomeada para vários prémios da televisão, tendo arrecadado o Globo de Ouro na sua primeira nomeação ao prémio.




JEANNA DE WAAL

Princesa Diana Musical
Diana, o Musical | © Netflix

[Estreia em Portugal a 1 de outubro na Netflix] Onde: Diana – O Musical

Um musical recheado de música e dança, “Diana” foi escrito por Joe DiPietro e David Bryan, realizado por Christopher Ashley e já teve a sua primeira estreia em 2019. Inicialmente previsto para chegar à Broadway em março de 2020, foi afectado pela pandemia e por isso filmado para chegar a um número maior de espectadores, e via plataforma de streaming da Netflix.

Jeanna de Waal é assim a Princesa Diana numa musical que, segundo a própria, se foca numa história de amor entre Diana e Carlos, apenas para depois ela mais tarde descobrir que haveria um outro amor à parte do casamento de sonho – Camila. A partir daí, a história foca-se no modo a relação foi tratada numa esfera pública e as consequências desse facto.




KRISTEN STEWART

Hollywood 2021 Princesa Diana
Kristen Stewart, “Spencer” | © Cinemundo

[Estreia em Portugal a 4 de novembro] Onde: Spencer (2021)

Um filme de Pablo Larrain (“Jackie”), “Spencer” tem lugar no início dos anos 90, na residência de inverno da Família Real, Sandringham. O filme centra-se na altura em que Diana decidiu separar-se do Príncipe Carlos.

Estreado no Festival de Cinema de Veneza, recebeu críticas favoráveis, muito em parte pela prestação de Kristen Stewart, que cativou os críticos com a sua interpretação de Lady Di.




ELIZABETH DEBICKI

The Crown
Elizabeth Debicki em “The Crown”, T5 | © Netflix

[Por ver] Onde: The Crown, temporada 5 (2022)

Ainda não chegou aos ecrãs mas as primeiras fotos já foram apresentadas. Na série de sucesso que acompanha a história da família real britânica, “The Crown”, Elizabeth Debicki foi a actriz escolhida para interpretar a Princesa Diana durante a história da 5ª temporada, seguindo-se a Emma Corrin.

Dado que a temporada ainda não estreou e ainda não foram avançados detalhes da sinopse, não é possível adiantar qual a história que irá ser representada no pequeno ecrã e se irá inclusivamente ligar ao momento marcante do seu acidente de viação no túnel de Paris.

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 3070 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.