Project Cars – (PS4) | Análise

 

 project cars cover  

  • Editora: Namco Bandai
  • Produtora: SlightlyMad
  • Plataformas: PS4, Xbox One, PC

 

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

Nos últimos anos a simulação automóvel tem sido dominada por Forza e Gran Turismo, duas séries com altos e baixos mas que definiram estilos próprios e que se tornaram no que outros jogos de simulação pura tentaram alcançar. Agora, Project Cars tenta afirmar-se como o grande jogo desta geração enquanto cria o seu próprio estilo? Conseguirá?

A resposta é “Sim!”, Project Cars é um excelente jogo que eleva fasquias e cria a sua própria identidade, sem tentar ser uma cópia dos gigantes do género. Começando pelos gráficos, Project Cars está muito bom. A versão que aqui testamos, PS4, não apresenta quebras nem falhas, com excepção de um ou outro momento em que chuva, nevoeiro e vinte carros em pista podem criar ligeiras quebras de frame rate que mal se notam. Com uma boa sensação de velocidade, Project Cars deslumbra-nos com fantásticas pistas, cheias de detalhes de alto nível e grandes efeitos de luz e sombra.

Graficamente os carros também estão em grande nível, principalmente na visão exterior, mas os nossos olhos estarão nos efeitos climatéricos, com um conjunto de opções de grande qualidade, e que apenas devido a alguns pormenores não consegue chegar ao nível dos que DriveClub oferece com as suas atualizações. Destaque ainda para os estragos nos carros com as nossas colisões. É verdade que não ficaremos com um carro destruído se tivermos um acidente a 200km/h mas existem vários estragos visuais e, principalmente, mecânicos que tornam a experiência realista.

Para além dos problemas nos carros devido às nossas colisões, também podemos encontrar vários problemas mecânicos quando menos esperamos, tal como podemos ter de enfrentar um erro de um colega nosso de equipa ao mudar-nos os pneus. Ter de abandonar uma corrida, perdermos lugares por o carro não conseguir dar o máximo ou perdermos muito tempo numa simples troca de pneus pode ser frustrante, mas é extremamente realista, principalmente porque se nota que não nos acontece só a nós.

project cars pagani

E é com visão em tudo isto que começamos a analisar a jogabilidade. Project Cars é um jogo que se adapta a qualquer um, pois apresenta tantas opções de ajuda, que todo o controlo passa por nós. Em todas as corridas, mesmo na carreira, são várias as opções que teremos à nossa escolha, desde escolher quais as condições atmosféricas, passando pelo número de voltas ou até pelo grau de inteligência artificial dos adversários. O controlo que Project Cars nos dá é a porta aberta para que qualquer jogador, por mais inexperiente que seja, consiga entrar neste jogo. Depois apenas depende de nós ir aumentando a dificuldade e criarmos desafios, para que o jogo não seja demasiado fácil. E com isso o jogo evolui connosco se assim o quisermos.

project-cars_best-car-game

Mas as opções não se ficam por aqui. Por exemplo, ao começarmos uma carreira, os objetivos principais, que são 3, serão sempre os mesmos, mas nós temos a opções de escolher onde queremos começar. Querem começar logo com grandes carros, ou subir por mérito e começar bem lá em baixo, nas provas de karts? É só escolher, e com isto Project Cars torna-se no jogo que vocês quiserem ter. Podem querer uma prova fácil, a começarem em último e terem de ganhar todas as posições rapidamente, ou criar uma prova mais difícil, com mais voltas e em que cada ultrapassagem é uma vitória. Podem escolher ter uma noite estrelada, ou nevoeiro cerrado, ou, se preferirem, criem uma sequência de condições, que pode passar, por exemplo, por chuva, tempestades, novamente chuva e depois um céu limpo para acabar a corrida. É só escolher.

Em termos de controlos, Project Cars é bastante amigo do jogador, pois tem várias opções para nos ajudar a manter o carro em pista, mas o que dá prazer é, aos poucos, ir retirando as ajudas, sentir o carro a ter menos controlo e evoluir com o jogo, até nos sentirmos verdadeiros condutores.

A tudo isto Project Cars alia detalhes interessantes, como o facto de não termos banda sonora durante as provas ou a falta de repetições. Este não é um jogo para ser bonito, mas para se conduzir. É nisso que Project Cars triunfa, ao dar-nos foco nas corridas.

Em termos sonoros não há nada a apontar. A banda sonora antes das provas é pesada e puxa pela adrenalina do jogador, nunca o deixando divertido com uma música famosa. A seguir começam as provas e o som do carro invade a nossa sala enquanto o nosso comando PS4 nos dá as instruções vindas da nossa equipa. E o ambiente está criado para mais uma prova.

project cars_

Com um modo carreira longo e interessante, a seguir vem o online, onde Project Cars também está em grande nível. Tudo neste jogo respira condução. Mas claro que nem tudo é fantástico e Project Cars não é um jogo perfeito. Muitos jogadores poderão sentir falta de terem pistas mais diversificadas, ou de ter o leque de opções de corridas que, por exemplo, Gran Turismo oferece, mas a verdade é que Project Cars pode não oferecer tudo, mas o que nos dá é bem feito. Pelo meio existem bugs ocasionais, que provavelmente serão retirados em pequenas atualizações, e que em nada retiram qualidade a um jogo que veio para ganhar a pole position nos simuladores de corridas.

Project Cars é um grande jogo de condução e com todas as suas opções dependerá de cada jogador torná-lo à sua medida para que seja um jogo quase perfeito. Joguem, evoluam, retirem as ajudas aos poucos e elevem a inteligência artificial dos adversários (muito boa e realista nos graus mais elevados) e percam muitas horas… totalmente recomendado!

Pontos fortes:

  • Totalmente adaptável a cada jogador
  • Cenários e efeitos de luz de grande nível
  • Boa jogabilidade

Pontos fracos:

  • Um ou outro bug sem grande relevância

 

Hardware usado pela MHD para teste de jogos:

PS4:

  • PlayStation 4 Glacier White
  • DualShock 4 White
  • Razer Leviathan Sound System

PC:

  • Headphones Razer Carcharias
  • Keyboard Razer Epic Chroma

LP

 


Também do teu Interesse:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *