Matter | © CSA

Projecto Matter torna casas do futuro ainda mais inteligentes

O projeto Matter, que conta com a participação de gigantes tecnológicas como Google, Apple e Amazon, tem como objetivo conectar entre si diferentes equipamentos inteligentes.

Em 2019, empresas como a Google, Apple, Amazon, Samsung e outras desenvolveram o  projeto CHIP em conjunto com a Zigbee Alliance, que tem como principal objetivo ajudar a criar uma casa inteligente mais conectada  e segura. Passados estes anos, este projeto, que passou a chamar-se Matter, começou a materializar-se  e espera-se que os primeiros dispositivos compatíveis com este sistema unificado estejam nas lojas em 2021.

De acordo com a Connectivity Standards Alliance (CSA), antiga Zigbee Alliance, os dispositivos inteligentes vão influenciar de forma significativa a forma como se vive dentro de cada casa.  O CSA torna possível colocar sensores e dispositivos inteligentes todos na mesma rede sem sobrecarregar o wi-fi.

Lê Também:   HeiQ, a máscara que promete desativar COVID em 5 minutos

Com o Matter pretende-se utilizar todos os equipamentos inteligentes de casa, independentemente das instruções serem dadas pela Alexa, Siri, ou da assistentes da Google. Por agora, a tecnologia ainda está em desenvolvimento, mas já é conhecido que a conexão pode ser feita através de ethernet, Wi-Fi, Bluetooth Low Energy e Thread.

Os dispositivos certificados pelo projeto Matter contarão também com um símbolo específico, de modo a que os consumidores os possam reconhecer mais facilmente.

Todos os dispositivos certificados do projeto Matter vão ter um símbolo para que os consumidores os possam reconhecer mais facilmente.  A lista de dispositivos integrados neste projeto é extensa,   destacando-se lâmpadas, tomadas elétricas, unidades de ar condicionado, televisores, termostatos e, ainda, sensores para portas.

São cada vez mais as empresas que mostram interesse no projecto,  que, atualmente, já conta a 180 organizações. Os dispositivos já existentes em casas inteligentes também poderão ser conectados com o Matter.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *