London 2012: The Official Video Game of the Olympic Games (PS3)

 

Editora: Sega

Produtora: Sega Studios Australia

Género: Desporto

Plataformas: PC, PlayStation 3, Xbox 360

Classificação Etária: 3+

Data de Lançamento: 29 de junho de 2012

Enredo: N/A
Jogabilidade: 8/10
Gráficos: 7/10
Som: 8/10
Nota Final: 7/10

De quatro em quatro anos temos a possibilidade de entrar no estádio olímpico e tentar ganhar medalhas  pelo nosso país. Mas os últimos jogos ficaram marcados por jogabilidade repetitiva, pouca diversidade de modalidades e incapacidade de captar o espírito e adrenalina dos jogos. Conseguirá Londres 2012 saltar para a qualidade que desejamos?

Uma vez mais, em ano de Jogos Olímpicos, somos presenteados com a possibilidade de pegar no comando da consola e ganhar umas medalhas pelo nosso país, ouvir o hino nacional e bater recordes mundiais.

Este ano a Sega oferece-nos um excelente leque de modalidades, desde várias competições de atletismo, natação e ginástica, passando pelo ténis de mesa, vólei de praia e provas de tiro.

O grande trunfo deste jogo é o ambiente, e arriscamo-nos a dizer que talvez seja o primeiro jogo a conseguir criar o ambiente das olimpíadas.

Jogabilidade: Este é um dos fatores que distingue este jogo dos anteriores que tentaram levar os JO às nossas consolas. Os controlos são fáceis e intuitivos, sem grande necessidade de aprendizagem, sendo o único defeito o facto de por vezes, os tutorials não explicarem totalmente os timings para uma melhor performance. Mas, o mais importante é que graças à variedade de modalidades, a jogabilidade nunca é demasiado repetitiva, principalmente no modo de campanha em que competimos nos vários tipos de eventos.

Dentro das dezenas de modalidades, há várias em que podemos usar o comando Move e ninguém ficará desapontado, principalmente nas provas de tiro e arco, sendo uma adição muito agradável, principalmente quando jogamos com amigos.

Gráficos: Apesar de longe de serem fantásticos, fazem bem o seu papel, nunca comprometendo a diversão nem estragando o ambiente da competição. Sem qualquer tipo de bugs, os gráficos são limpos e brilhantes, mostrando um céu como os londrinos gostariam de ter na realidade. Os movimentos dos atletas são fluidos e apenas se nota algum arrastar nas repetições.

Nas provas de saltos para a água e trampolim nota-se que alguns movimentos não são influenciados pelos movimentos anteriores, parecendo fisicamente fora da realidade, mas uma vez mais, sem retirar a diversão que se pede a este jogo. Aliás, preparem-se para algumas gargalhadas nestas modalidades. Os atletas demonstram boas animações, apesar de repetitivas, e o público apresenta vida, ficando longe dos públicos estáticos que por vezes vemos noutros jogos.

Som: Uma vez mais não é brilhante mas faz o seu papel. As reações do público ajudam ao ambiente e os comentários estão bem alinhados e colocados nos momentos certos. Sendo um jogo sem grande banda sonora, e tendo como ambiente o principal trunfo, o som teria sempre um papel importante e a Sega percebeu-o.

Pontos fortes:

  • O ambiente dos JO está presente, com várias modalidades
  • A adição do comando Move em 13 modalidades
  • Os caçadores de troféus vão passar aqui algumas horas
  • O modo online é mais uma forma de levar Portugal à glória internacional

Pontos fracos:

  • O modo singular é temporalmente limitado (para quem não queira passar tempo a bater recordes) e leva-nos a optar por jogar com amigos para prolongar a experiência
  • Há uma grande discrepância entre as dificuldades “normal” e “hard”, e apenas em “hard” sentimos que as medalhas são decididas por pequenos detalhes, tal como na realidade, pois ao fim de alguns dias o “normal” torna-se demasiado fácil.
  • A Inteligência Artificial é fraca em algumas modalidades, e uma vez mais sentimos que este jogo é muito melhor quando jogado contra outros jogadores.

Se gostarem dos JO e suas modalidades, se gostarem de jogar com amigos e têm o Move, este jogo será viciante durante muitas horas. Passem pelas competições online e aproveitem para mostrar aos Jamaicanos que também somos bons nos 100 metros!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *