¿Qué He Hecho Yo Para Merecer Esto?, a Crítica | Almodóvar em destaque no IndieLisboa
“¿Qué He Hecho Yo Para Merecer Esto?” ou em inglês “What Have I Done to Deserve This?”, é uma comédia negra que acompanha a peculiar vida familiar de Gloria, uma dona de casa e empregada doméstica com uma existência para lá de neurótica.
Como parte da programação do Cinema na Piscina, para ver na Piscina da Penha de França, o IndieLisboa apresentou em 2025 dois clássicos de culto. O primeiro “The Big Lebowski”, dos irmãos Coen, e o segundo este “¿Qué He Hecho Yo Para Merecer Esto?”.
Escrita e realizada por Pedro Almodóvar, esta longa-metragem antecede algumas das obras mais conhecidas do autor, mas não lhes fica por isso atrás. A 5ª longa do cineasta, depois de algumas curtas na década passada, “¿Qué He Hecho Yo Para Merecer Esto?“, teve lançamento em 1984 e é abençoada por uma competente e convincente Carmen Maura no papel central.
Gloria, a nossa protagonista, é viciada em anfetaminas, vive com um marido que não suporta, com uma sogra peculiar que mantém garrafas de água, madalenas e paus trancados no seu quarto, e ainda com dois filhos adolescentes que fumam, traficam, fazem sexo com maiores de idade e um sem fim de outros problemas, os quais Gloria é puramente incapaz de resolver.
A vizinhança é igualmente colorida e inclui Cristal (Verónica Forqué), a sua melhor amiga e uma trabalhadora do sexo exuberante com um guarda-fatos digno de uma estrela de Las Vegas, tal e qual como esta gostava de ser. Contamos ainda com uma outra vizinha austera, costureira, que maltrata a sua pequena filha Vanessa (Sonia Hohmann), uma menina com capacidades sobrenaturais.
Como casar o melodrama e o humor na perfeição
Da relação sem amor entre Gloria e o seu marido, às dificuldades sócio-económicas sentidas pela família, passando pela falta de rumo dos mais jovens, que parecem desperdiçar a sua educação, tudo em “¿Qué He Hecho Yo Para Merecer Esto?” poderia pender para o drama. Este argumento, escrito por outro nome, com uma caneta menos forte e menos repleta de contradições e hábil capacidade de criar zonas cinzentas, poderia, sem dúvida, ter originado um melodrama, ou como dizemos em linguagem corrente, um “dramalhão”.
Nada disso acontece, antes pelo contrário. Não obstante o negrume da sequência de eventos, o sarcasmo percorre toda a narrativa e é a força dominante. Aliás, até temos alguns toques de magia à mistura, algo que não é propriamente usual na filmografia de Almodóvar. Já Gloria é uma heroína do quotidiano, uma mulher que não é levada a sério pelos seus pares, pela sociedade em sem torno, ou sequer pelas forças policiais. Mas eis que “¿Qué He Hecho Yo Para Merecer Esto?” sabe elevá-la, dar-lhe a voz que tanto merece e a oportunidade de expurgar os seus demónios.
Os primeiros passos de uma hábil filmografia
Com este filme, Pedro Almodóvar continuou a contribuir para um universo cinematográfico verdadeiramente único, onde o grotesco e o melodramático estão presentes de forma forte sem que os eventos que se desenrolam não sejam senão hilariantes. Carmen Maura é a intérprete perfeita da opressão doméstica e da luta feminina em prol da auto-determinação. Como Gloria, Maura é sem dúvida uma das fortes musas de Almodóvar. Aliás, este filme marcou a sua terceira colaboração, numa associação que esteve principalmente mais associada ao arranque da carreira do cineasta, somando ainda assim um total de sete filmes.
Aqui, a musa eleva a caricatura miserável da classe trabalhadora a algo muito mais interessante e subtil. O trágico e o cómico estão casados e são inalienáveis e Almodóvar sabe representar uma situação limite de forma bem humorada mas sem nunca perder a sua humanidade. Toca no absurdo, garante-nos um sarcasmo encantador e pinta tudo com cores saturadas que fazem com que o mundo se assemelhe a um conto de fadas do quotidiano (bem negro).
“¿Qué He Hecho Yo Para Merecer Esto?” é uma obra irreverente, sobre uma mulher comum que chegou ao seu ponto de ruptura. É uma delícia e uma longa de início de carreira que deixa algo bem claro: há uma autoria clara neste filme, um traço distinto que nos viria a acompanhar (e continua a acompanhar) ao longo de muitos anos.
Estiveste presente nas sessões do Cinema na Piscina do IndieLisboa em 2025? O festival decorreu entre 1 e 11 de maio, com sessões de vencedores até dia 14, e a MHD deixa as suas impressões acerca dos filmes exibidos.
¿Qué He Hecho Yo Para Merecer Esto?, a Crítica
Movie title: ¿Qué He Hecho Yo Para Merecer Esto?
Movie description: As vicissitudes de Glória, uma dona de casa neurótica, e as personagens (muito) peculiares da sua família.
Date published: 14 de May de 2025
Country: Espanha
Duration: 101'
Author: Pedro Almodóvar
Director(s): Pedro Almodóvar
Actor(s): Carmen Maura, Gonzalo Suárez, Luis Hostalot
Genre: Comédia Negra, Melodrama,
Conclusão
“¿Qué he hecho yo para merecer esto?” é um filme sobre uma mulher à beira da rutura, acerca de uma família disfuncional que representa um microcosmos social. Trata-se de uma das primeiras pérolas de um grande autor que vem a definir, há décadas, o cinema de autor espanhol.