Festival de Veneza 2024: Almodóvar vencedor do Leão de Ouro
O realizador espanhol Pedro Almodóvar ganhou o Leão de Ouro da 81ª edição do Festival de Cinema Veneza com “The Room Next Door”, o seu primeiro filme em inglês, protagonizado por Tilda Swinton e Julianne Moore. Nicole Kidman e o francês Vincent Lindon ganharam os prémios de interpretação.
Pedro Almodóvar foi dos últimos a chegar à passadeira vermelha e chegou com ar triunfante. Portanto não foi um surpresa o cineasta espanhol, ter ganho o Leão de Ouro 2024, com a sua primeira longa-metragem em língua inglesa, — mas com uma alma espanhola — intitulada “The Room Next Door”, aliás um dos melhores filmes a concurso nesta Veneza 81. O júri presidido pela actriz francesa Isabelle Huppert acertou em cheio nos prémios, construindo um invejável palmarés desta Veneza 81, em que não há quaisquer dúvidas ou injustiças, sendo que este Leão de Ouro atribuído a Pedro Almodóvar, por “The Room Next Door”, é mais que merecido pois premeia o filme e uma carreira que há muito esperava esta consagração no Lido de Veneza.
Entre os outros prémios que listamos a seguir, além do de Pedro Almodóvar, com ligação para as respectivas críticas, destaque para o Leão de Prata/Prémio de Melhor Realização, atribuído ao clássico-moderno “The Brutalist”, do norte-americano Brady Corbet; Leão de Prata/Grande Prémio do Júri, atribuído a “Vermiglio”, da italiana Maura Delpero, o lindíssimo filme italiano sobre três mulheres da montanha. O júri premiou ainda com a Taça Volpi de Melhor Interpretação, o francês Vincent Lindon por “Jouer Avec Le Feu”, de Delphine e Muriel Coulin e a grande estrela global Nicole Kidman, por “Babygirl”, da neerlandesa Halina Reijn. A actriz não esteve presente para receber o prémio devido ao falecimento súbito da sua mãe.
VÊ TRAILER DE “THE ROOM NEXT DOOR”
LEÕES E PRÉMIOS DE VENEZA 81
Leão de Ouro – “The Room Next Door”, de Pedro Almodóvar (Espanha)
Leão de Prata, Grande Prémio do Júri – “Vermiglio”, de Maura Delpero (Itália)
Prémio Especial do Júri – “April”, de Dea Kulumbegashvili (Geórgia)
Leão de Prata, Melhor Realizador – Brady Corbet, por “The Brutalist” (EUA)
Taça Volpi, Melhor Actor – Vincent Lindon, por “Jouer Avec Le Feu”, de Delphine e Muriel Coulin (França)
Taça Volpi, Melhor Actriz – Nicole Kidman, “Babygirl”, de Halina Reijn (Países Baixos)
Osella de Ouro, Melhor Argumento – Murilo Hauser e Heitor Lorega, por “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles (Brasil)
Prémio Marcelo Mastroianni para um actor ou actriz emergente – Paul Kirscher, por “Leurs Enfants Après Eux” de Ludovic e Zoran Boukherma (França)