Rachel Morrison

Rachel Morrison primeira mulher nomeada ao Óscar de Fotografia

Rachel Morrison é a primeira mulher nomeada ao Óscar de Melhor Fotografia!

Morrison quebrou o telhado de vidro de Hollywood ao ser a primeira mulher a ser nomeada para o prémio da Academia de Cinema de melhor fotografia pelo filme “Mudbound: As Lamas do Mississípi” realizado por Dee Rees.

Rachel Morrison comentou a nomeação ao The Hollywood Reporter:

As mulheres são tão qualificadas que devem continuar a insistir. Não é apenas sobre a cinematografia, é preciso acreditares em ti própria e tudo é possível. Acredito que o trabalho do director de fotografia é visualizar a emoção – coisa em que as mulheres são muito boas.

Lê Também:
A Forma da Água lidera nomeações aos Óscares 2018

A directora de fotografia aguarda o dia em que deixará de ver vista como uma “mulher” cinematografa:

É uma questão de estatísticas. Se o número de mulheres a trabalhar como directores de fotografia não passa dos 2%, não é surpresa que não tenham existido outras mulheres a serem nomeadas. Eu tenho vindo a contactar e a contratar outras mulheres, não apenas para o departamento de câmara, mas para que no futuro possam vir a ser directoras de fotografia. Se esta nomeação diz algo é que não há quem nos páre.

A cinematografa de “Black Panther” não escondeu a surpresa ao descobrir a nomeação à chegada ao festival Sundance:

Estou honestamente chocada, bastante emocionada e excitada. É fantástico. Um sonho tornado realidade. Aconteceu tudo muito rápido, fiquei bastante confusa. Não conseguia perceber porque é que a minha esposa queria chegar aqui tão cedo.

No inicio do ano, Morrison foi também a primeira mulher a conquistar o prémio de cinematografia da American Society of Cinematographers Award .

TRAILER | O ÓSCAR E A  FOTOGRAFIA DE MUDBOUND

“Mudbound: As Lamas do Mississipi” já se encontra nos cinemas nacionais, já viste? Rachel Morrison é também a directora de fotografia de “Black Panther” que estreia nos cinemas portugueses a 15 de fevereiro! O que pensas desta decisão?

João Fernandes

Licenciado em Cinema, venerador de banda desenhada, fotografia e videojogos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *