Red Velvet com "Zimzalabim" | ©SM Entertainment

Red Velvet | Tudo o que precisas de saber

[tps_header][/tps_header]

Aqui estamos com mais um ‘Tudo o que precisas de saber’ sobre grupos de K-Pop. Desta vez é sobre as Red Velvet.

As Red Velvet são um grupo feminino sul coreano formado pela SM Entertainment. O grupo estreou em 2014 com quatro membros: Seulgi , Irene, Wendy e Joy, já em 2015 Yeri foi adicionada ao grupo completando-o.

O conjunto é conhecido pelo seu conceito dual: o “red” e o “velvet”, que influencia o estilo e as músicas que lançam. O conceito “red” é mais alegre, jovem e predominantemente pop. Já o conceito “velvet” é mais maturo e com um som mais R&B. A utilização deste conceito dual já fez com que o grupo ganhasse reconhecimento internacional pela sua versatilidade e música diversa.

[/tps_header]

História

Seulgi foi o primeiro membro a conseguir entrar na empresa, tendo participado numa audição em 2007, enquanto Irene foi escolhida em 2009, e Yeri em 2011. Já em 2012, Wendy e Joy foram escolhidas depois de terem participado na SM Global Audition no Canadá e Seul, respetivamente. As preparações começaram no final do ano de 2013 com o grupo de trainees da SM, as SM Rookies. Irene e Seulgi foram introduzidas ao público com esse projeto em 2013, seguidas por Wendy em 2014. Houve o rumor que os três membros fariam parte do novo grupo feminino da companhia, que a SM Entertainment acabou por confirmar. Com a adição de Joy, o grupo com quatro membros iria estrear-se como as Red Velvet, sendo o primeiro grupo feminino da empresa desde as f(x).

O grupo estreou-se a 1 de Agosto de 2014, com o single “Happiness” no programa “Music Bank”. O vídeo original da música recebeu perto de 2 milhões de visualizações em 24 horas antes de ser retirado por causa de imagens problemáticas no fundo que foram depois substituídas uma versão reeditada. As Red Velvet são o primeiro grupo K-Pop feminino a ter o seu single de estreia nos Tops da Billboard.

O segundo single foi “Be Natural“, ao qual o vídeo saiu a 13 de Outubro de 2014, que é um remake de uma música com o mesmo nome das S.E.S. e tem um rap de Taeyong, membro dos NCT. Com o chegar do final do ano, o conjunto conseguiu ganhar os prémios de Rookie of the Year nos Golden Disk Awards e Seoul Music Awards.

Já em 2015, Yeri que fazia parte dos SM Rookies, foi adicionada ao grupo. Nesse ano, o grupo lançou o seu primeiro mini-álbum “Ice Cream Cake”. Elas promoveram “Automatic” e “Ice Cream Cake” nessa altura, os MVs saíram a 14 e 15 de Março. Nesse mesmo mês, o grupo fez o seu primeiro showcase no “Ice Cream TV” na Naver que foi apresentado por Minho dos SHINee. A música “Ice Cream Cake” conseguiu com que as Red Velvet conseguissem a sua primeira vitória no programa “Music Bank”.

red velvet dumb dumb
Red Velvet com “Dumb Dumb”| ©SM Entertainment

Durante a KCON de Los Angeles em 2015, as Red Velvet fizeram a sua primeira atuação fora da Coreia do Sul. O primeiro álbum completo, “The Red”, foi lançado a 8 de Setembro de 2015 com 10 canções, incluindo o single “Dumb Dumb”. O álbum foi um sucesso imediato e recebeu boas críticas. O disco chegou ao topo de vários Tops musicais, incluindo o da Billboard e foi incluindo na lista de 10 Melhores Álbuns K-Pop de 2015. Também o single teve muito sucesso nos Tops e o MV foi o único a ser incluindo na lista dos 10 Melhores Vídeoclips de 2015 que não era em inglês. Em Dezembro, elas juntaram-se a BoA e às f(x) num projeto especial de inverno onde lançaram a música “Wish Tree”.

O segundo mini-álbum do grupo, “The Velvet” era para ter sido lançado a 16 de Março de 2016, mas a SM Entertainment anunciou que iria adiar o lançamento do disco e do MV para garantir a alta qualidade do trabalho. O single, “One of These Nights”, e o álbum acabaram por ser lançados a 17 de de Março. Este disco mostra o lado mais R&B e maturo do grupo.

A 7 de Setembro, foi lançado o terceiro mini-álbum, “Russian Roulette”, constituído por 7 músicas incluindo o single com o mesmo nome do disco. O grupo conseguiu a sua primeira vitória com “Russian Roulette” no programa “The Show”.

Já em Fevereiro de 2017, foi lançado o quarto mini-álbum, “Rookie”, que é constituído por 6 músicas incluindo o single com o mesmo nome e uma música de Wendy a solo, “Last Love”. O single conseguiu várias vitórias para as Red Velvet em vários programas musicais. Pouco tempo depois o grupo lançou a música “Would U”, para a SM Station 2.

Para além das promoções, o grupo começou o seu primeiro reality show, “Level Up Project”, que mostrou a viagem do grupo até à Tailândia. O programa teve 23 episódios e foi filmado sem Joy pois esta estava a filmar o K-Drama “The Liar and His Lover”, um remake de um filme japonês de 2013 com o mesmo nome.

Lê Também:   As melhores músicas K-Pop para introduzir a não fãs

Em Julho, o grupo lançou o primeiro EP de verão com “The Red Summer”, que teve como single “Red Flavor”. Este EP foi dos grandes sucessos desse verão. Em Agosto, o grupo deu o seu primeiro concerto a solo, “Red Room”, com  uma audiência de 11 mil pessoas. Embora tenha sido planeado como um concerto com dois dias, outro dia foi adicionado por causa da procura. No Outono, a SM anunciou no seu site japonês que o grupo iria fazer o seu primeiro showcase no país. “Red Velvet Premium Showcase F’U’N Room Reveluv-Baby Party” aconteceu no Yebisu The Garden Hall, em Tokyo, no dia 23 de Outubro. O grupo atuou as versões japonesas de “Dumb Dumb” e “Red Flavor” pela primeira vez. Depois da exibição foi anunciado que o concerto que o grupo já tinha feito na Coreia do Sul iria chegar ao Japão em 2018.

O grupo revisitou o conceito “velvet” com o lançamento do segundo álbum completo, “Perfect Velvet”, que foi lançado a 17 de Novembro, em que o single principal foi “Peek-a-Boo“. Ao contrário do primeiro lançamento deste conceito, o álbum e o single foram um sucesso comercial. Com o lançamento de “Rookie”, “The Red Summer” e “Perfect Velvet” no mesmo ano, com a popularidade de “Red Flavor”, e o sucesso dos seus álbuns internacionalmente, as Red Velvet conseguiram atingir o estatuto de “Top Girl Group” na Coreia do Sul.

No início de 2018, foi lançada uma versão reeditada de “Perfect Velvet”, “The Perfect Red Velvet”, que inclui 5 novas canções com “Bad Boy” como o single. Tanto o single como o álbum tiveram um enorme sucesso em Tops nacionais e internacionais.

O grupo fez o seu concerto “Red Room” no Japão nos dias 28 e 29 de Março e no segundo dia anunciaram que iam oficialmente estrear-se no mercado japonês. Em Maio, o conjunto foi escolhido para se juntar a outros artistas sul coreanos para atuar em Pyongyang na Coreia do Norte.

A sua estreia no mercado japonês aconteceu com o EP “#Cookie Jar” pela companhia Avex Trax. O EP tem 6 canções incluindo as versões japonesas de “Dumb Dumb”, “Russian Roulette” e “Red Flavor”.

No verão, foi anunciado que o grupo iria fazer um comeback e durante o concerto “Redmare”, o conjunto atuou músicas do novo álbum. Em Agosto foi lançado o segundo EP de verão, “Summer Magic”, que tem 8 músicas, incluindo uma faixa bónus e outra exclusiva do iTunes. O single “Power Up” conseguiu um “perfect all-kill” pela primeira vez na carreira do grupo.

Em Novembro, as Red Velvet lançaram o EP “RBB” com 6 canções que inclui o single “RBB (Really Bad Boy)” e a versão da música em inglês.

Já em 2019, o grupo lançou o seu primeiro single digital japonês, “Sappy”, em Janeiro, mas logo no mês seguinte lançaram mais um single, “Sayonara”. Os dois singles estão incluídos no EP, “Sappy”, que saiu em Maio. Este EP também inclui as versões japonesas de “Pee-a-Boo”, “Rookie” e “Power Up” e uma nova canção, “Swimming Pool”.

Em Fevereiro, o grupo embarcou numa digressão norte-americana com passagens em Los Angeles, Dallas, Miami, Chicago, Newark, Toronto e Vancouver. Já em Abril, a banda fez uma colaboração com Ellie Goulding e Diplo na música “Close to Me”.

Já neste verão, o grupo lançou o EP, “The ReVe Festival: Day 1”, que teve como single “Zimzalabim”, que seria o primeiro de uma trilogia. Isto seguido por “The ReVe Festival: Day 2”, que teve como single “Umpah Umpah”. O último álbum da trilogia será lançado mais para o final do ano.




Membros

Irene (Bae Ju Hyun)

irene red velvet
Irene | © SM Entertainment

Irene é a líder, rapper, vocalista, centro e visual do grupo. Ela nasceu a 29 de Março de 1991, em Daegu. De momento, todas as raparigas têm o seu próprio quarto no dormitório.

Irene foi escolhida numa audição pública em 2009 e antes de se juntar ao grupo fez parte dos SM Rookies. Enquanto trainee, ela era muito próxima de Amber das f(x), e participou nos MVs: “143” de Henry Lau e “Why So Serious” de SHINee. De 1 de Maio de 2015 a 24 de Junho de 2016, Irene foi uma das apresentadoras do programa “Music Bank” ao lado do ator Park Bogum.

Ela é conhecida por ser muito fisicamente flexível, e por gostar de passar a ferro. A própria disse que é algum que a relaxa. Em termos de amizades, ela é próxima de Solar das Mamamoo.




Seulgi (Kang Seul Gi)

seulgi red velvet
Seulgi | ©SM Entertainment

Seulgi é vocalista e a principal dançarina do grupo, e nasceu a 10 de Fevereiro em Ansan.

Tal como Irene, antes da Red Velvet, Seulgi fez parte dos SM Rookies tendo sido a primeira a ser apresentada ao grupo. Ela entrou na SM por uma audição aberta em 2007, e também participou em MVs de outros artistas como “Butterfly” e “Fantastic” de Henry.

Em termos de amigos, ela é próxima de Krystal das f(x), Sulli ex-membro das f(x), Kyunhyun dos Super Junior e Sunmi.

Seulgi participou no programa “Idol Drama Operation Team” com mais seis outras raparigas e as sete formaram o grupo Girl Next Door que estreou a 24 de Julho de 2017. Ela também participou num projeto da SM Station X com SinB das GFriend, Chungha e Soyeon das (G)I-dle.




Wendy (Wendy Son)

wendy red velvet
Wendy | © SM Entertainment

Wendy é a principal vocalista do grupo, e nasceu a 21 de Fevereiro de 1994 em Seongbuk-dong. No entanto, quando era nova mudou-se para Michigan (EUA) e depois Toronto, no Canadá.

Ela tinha um canal no Youtube que acabou por apagar e fez audições para a Cube Entertainment antes de entrar na SM Entertainment. Wendy fez várias colaborações como: “Return” com o rapper Yuk Ji-dam para a banda sonora de “Who Are You: School 2015”, “Spring Love” com Eric Nam, “Vente Pa’Ca” com Ricky Martin e “Written In The Stars” com John Legend.

Wendy é amiga de Zuho dos SF9.




Joy (Park Soo Young)

joy red velvet
Joy | © SM Entertainment

Joy é uma das rappers e vocalistas do grupo, e nasceu a 3 de Setembro de 1996 na ilha de Jeju.

Ela não fez parte dos SM Rookies e foi escolhida para a empresa por uma audição em Seul. Joy participou no programa “We Got Married” com Sungjae dos BTOB. De todos os membros, Joy é a que está mais interessada na representação já que participou nos K-Dramas “The Liar and His Lover” e “The Great Seducer”.

As suas melhores amigas são Hayoung das APink e Yerin das GFriend, muitos porque as três foram colegas da escola.




Yeri (Kim Ye Rim)

yeri red velvet
Yeri | ©SM Entertainment

Yeri é uma das vocalistas, rappers e a maknae do grupo, e nasceu a 5 de Março de 1999, em Seul.

Ela fez parte dos SM Rookies, mas apenas juntou-se ao grupo em 2015 com “Ice Cream Cake”. Com Minho dos SHINee e N dos VIXX, ela apresentou o programa “Show!Music Core” de 9 de Maio a 14 de Novembro de 2015. Yeri é amiga da atriz Kim Sae Ron, de Nayeon das Twice e era muito próxima de Jonghyun dos SHINee. A morte dele afetou-a muito, já que ela até participou no funeral de Jonghyun com a família deste.

Já eras fã do grupo ou ficaste a conhecê-lo agora?

[tps_footer]

Lê Também:   K-Pop | As músicas mais icónicas que deves conhecer

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *