Rise of the Tomb Raider – (PC) | Análise

 

A nossa heroína favorita está de volta em Rise of the Tomb Raider e cada vez melhor

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  • Editora: Square Enix
  • Produtora: Crystal Dynamics
  • Plataformas: PC

 

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

A Square Enix agarrou na saga Tomb Raider, quase sem vida e ressuscitou-a. Agora, para continuar esta nova saga chega-nos Rise of the Tomb Raider, e apesar de ser uma tarefa complicada, a verdade é que consegue ser ainda melhor do que o anterior.

Rise of the Tomb Raider é mais profundo, mais arrojado, mais inteso, sendo o melhor Tomb Raider desde há muitos anos. A sua história envolvente e ritmo elevado levam-nos a sentir uma intensidade que apenas algumas sagas conseguem alcançar (por exemplo Uncharted). Um dos aspetos mais interessantes do jogo está no constatar como o jogo nos “empurra” para uma vertente mais stealth, e não para os tiroteios loucos. É verdade que os momentos de ação, cheios de tiros, são uma boa fatia das horas que precisamos para jogar este jogo até ao fim, mas a possibilidade de “caçar” lentamente os nossos inimigos é algo que nos agrada, não só por ser masi estratégico, mas também pelo bom leque de soluções que poderemos encontrar. Joguem no nível mais alto de dificuldade e sentirão a necessidade de planeamento prévio em vários momentos.

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Com puzzles inteligentes, que encaixam bem nos cenários, só é pena serem poucos, porque são o aspeto mais bem conseguido do jogo, principalmente pela evolução que vão tendo, para que o jogador não sinta que já faz algo parecido. Pelo meio, aplaudimos os cenários graficamente poderosos e com um design brilhante no qual se nota uma diversidade que se aplaude. É o regresso ao ambiente original da saga, num estilo muito Indiana Jones e que nos torna nostálgicos.

Com uma história mais sombria do que a anterior, o fio condutor do enredo é o crescimento de Lara, expondo os seus objetivos e traumas enquanto se adapta ao que a rodeia, sempre com pequenas questões do passado que ficam no ar. As personagens secundárias não são muito aprofundadas mas os vilões estão em grande nível, com carisma e capacidade de agarrar o jogador.

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Com muito para se explorar e evoluir, iremos construir armas arcaicas, armadilhas e existirá uma evolução constante no combate, nunca tornando o jogo repetitivo. Infelizmente o jogo falha ao ter um por excesso de recursos que nos oferece, nunca existindo o desconforto de termos de avançar sem armas ou balas suficientes, não existindo necessidade de nos adaptarmos ao que levamos na mochila.

Rise of the Tomb Raider é um jogo fantástico com um ambiente que nos leva a entrar neste mundo e a sentir a sua atmosfera mística. Tem alguns momentos forçados e Lara consegue executar alguns saltos irrealistas em que quase muda de direção no ar, mas nada disso retira diversão ou qualidade ao que foi um dos melhores jogos do ano passado para Xbox One e que agora melhora na sua versão PC. Totalmente recomendado!

 

Pontos fortes:

  • Fantástico mundo para se explorar
  • Bons puzzles
  • Jogabilidade intuitiva
  • Design gráfico de luxo

Pontos fracos:

  • Queremos mais puzzles

Hardware usado pela MHD para teste de jogos:

PS4:

  • PlayStation 4 Glacier White
  • DualShock 4 White
  • Razer Leviathan Sound System

PC:

  • Headphones Razer Carcharias
  • Keyboard Razer Epic Chroma

Luís Pinto

 

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