Fabiana

Rotterdam 2019 | Fabiana, em análise

Brunna Laboissière apresenta o seu primeiro documentário no International Film Festival Rotterdam, focado em Fabiana, uma camionista que se aproxima da reforma.

Fabiana, de 56 anos, está a aproximar-se da idade da reforma após décadas ao volante de um camião. A estrada não foi fácil e os obstáculos foram muitos, especialmente para Fabiana. Brunna Laboissière foca-se assim na história peculiar e que muito tem a ensinar desta mulher, passando pelas suas incertezas, pelas suas experiências, e pelos seus desabafos.

Lê Também:
Rotterdam 2019 | Catálogo das obras disponíveis em Portugal

Laboissière está sozinha, uma realizadora “apanhada de boleia” por Fabiana que grava o seu quotidiano, prestes a mudar, usando planos longos e intervenção mínima. As duas conversam como amigas, possibilitando a partilha de histórias íntimas e de segredos que Fabiana guardou para si.

Seguimos as duas pelas cargas e descargas, pelas conversas da camionista com os colegas via rádio ou pelas memórias de amores passados e paixões não correspondidas. Conhecemos a atual companheira de Fabiana, ouvimos falar da antiga e da família que tinha com esta, ao mesmo tempo que sabemos um pouco mais como é ser não apenas uma camionista mulher mas também uma lésbica num mundo e numa época governada pelo “tradicional”.

Fabiana

A fotografia vai mudando consoante o pano de fundo, desde as montanhas verdes, ao deserto de terra, e até à noite onde nada se vê. Laboissière tenta ao máximo transmitir o que é estarmos na pele de Fabiana, mostrando as suas alegrias e dificuldades. As longas horas pelas estradas brasileiras moldaram-na, escolhendo as suas relações e definindo o seu futuro. Agora ela terá de aprender a lidar com a falta do seu camião e rapidamente percebemos que esta não é totalmente uma decisão feliz para Fabiana, trata-se de algo inevitável. Como diz uma amiga “tudo tem um principio e um fim”.

Adicionalmente, o filme está repleto de pequenos incidentes, pequenas histórias que se desenvolvem ao longo da narrativa principal. A vida da camionista é interessante e é nela que se segura todo o filme.

Fabiana” é um documentário que retrata da melhor forma toda a vida de uma mulher com uma vida peculiar, tocando no passado e nas suas esperanças para o fim, os planos que ainda tem pela frente e as mágoas que deixou para trás.

Fabiana, em análise
Fabiana

Movie title: Fabiana

Director(s): Brunna Laboissière

Actor(s): Fabiana Camila Ferreira

Genre: Documentário

  • Ângela Costa - 80
80

CONCLUSÃO

Armada com uma lapela e uma câmara, Brunna Laboissière mergulha na vida de uma mulher numa altura delicada da sua vida

O MELHOR: O modo como a realizador conduz o documentário, influenciando somente quando precisa

O PIOR: Fica a vontade de saber mais sobre o futuro de Fabiana e o modo como ela deixará a sua vida nómada

Sending
User Review
0 (0 votes)
Comments Rating 0 (0 reviews)

Ângela Costa

Mestre em Cinema pela Universidade da Beira-Interior, sou apaixonada pelo cinema japonês e toda a cultura que o envolve. Adoro igualmente fotografia e se tiveres curiosidade passa no meu Instagram ;) Música e videojogos são dois outros grandes interesses.

Ângela Costa has 2222 posts and counting. See all posts by Ângela Costa

Leave a Reply

Sending