The Garden Apartment

Rotterdam 2019 | Catálogo das obras disponíveis em Portugal

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O International Film Festival Rotterdam 2019 já começou e se gostas de ver o melhor do cinema independente não podes perder a seleção que o evento disponibilizou para o nosso país, com legendas em português europeu.

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Entre 24 de janeiro e 24 de fevereiro serão exibidos 22 filmes no site do Festival Scope, parceira do IFF Rotterdam 2019, incluindo dois de produção portuguesa! As obras serão disponibilizadas ao longo do mês, e neste catálogo poderás conferir os títulos, os realizadores, as sinopses, e os respetivos “dia de estreia” a partir dos quais poderás ver os filmes. Esta é uma grande oportunidade para os cinéfilos que gostam de saber o que se está a fazer lá fora mas que têm dificuldade em aceder aos filmes, especialmente aqueles que são estreados somente em festivais internacionais, nunca chegando às nossas salas de cinema.

DOMAINS | 24 janeiro

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[Critica] Kusano Natsuka traz-nos a vida de Aki e Naoko, duas amigas de infância que se separaram quando chegam à adultez. Mergulhada na vida familiar, Naoko tem agora um marido e uma filha. Aki, por outro lado, continua solteira e está de baixa devido a uma crise pessoal. A história pode parecer familiar mas nunca foi contada desta forma. A realizadora começa por colocar as atrizes a ler o guião. Consoante as linhas são ditas, as cenas transformam-se em conversas in loco. Para além disso, Natsuka mostra o pico da história logo assim que esta começa: Aki assassina a filha de Naoko.


YOU HAVE THE NIGHT | 24 janeiro

You have the Night

Depois de 88 anos de trabalho, o estaleiro portuário de Montenegrin Bijela é declarado como falido: um golpe devastador para a comunidade local que depende dele mas manter o seu equilíbrio financeiro. Em “You Have The Night”, Sanja chega à sua terra natal e percebe que a vida vai desaparecendo aos poucos, tanto literal como metaforicamente. Alguns habitantes tentam desesperadamente encontrar novas utilidades para os edifícios e para as máquinas. Mas a questão é: por quanto tempo consegue Sanja, o seu namorado, e outros familiares, continuar. O Rotterdam 2019 apresenta a longa-metragem de estreia de Ivan Salatić.


NO DATA PLAN | 24 janeiro

No Data Plan

“A mamã tem dois números de telefone. Não falamos sobre imigração no telefone do Obama. Para isso usamos um número não identificável.” Depois de viver ilegalmente nos Estados Unidos por mais de 20 anos, Miko Revereza apanha o comboio Amtrak de Los Angeles para Nova Iorque num momento crítico, repleto de hostilidade contra os migrantes no país a que chama de casa. A jornada parece desafiante, talvez perigosa, mas urgente e necessária. Conversas com a sua mãe e os seus próprios pensamentos revelam a dor de uma família desde o momento em que decidem sair das Filipinas quando Miko era ainda um jovem rapaz. Conforme o comboio desacelera e se aproxima da patrulha de fronteira, o seu estado frágil torna-se incerto.


THE SEVEN LAST WORDS | 24 janeiro

The Seven Last Words

Como cineasta, músico, e compositor, Kaveh Nabatian não quer escolher entre a música e o filme. Ele prefere combinar ambas as disciplinas tanto quanto possível. Por exemplo, no seu projeto multidisciplinar em que ele tem de cooperar com seis outros cineastas canadenses e com o British Callino String Quartet. Ele baseia-se na composição “The Seven Last Words of Our Saviour on the Cross” (1787) de Joseph Haydn – a sua peça favorita na altura da Páscoa pela sua expressão do sofrimento de Cristo na Cruz.

Cada um dos realizadores traz a sua visão pessoal dos temas da peça de Haydn: perdão, redempção, abandono, e reunião. O próprio Nabatian foi o responsável pela introdução e pela conclusão que emoldura as sete curtas-metragens, da autoria de Karl Lemieux, Kaveh Nabatian, Ariane Lorrain, Sophie Goyette, Juan Andrés Arango, Sophie Deraspe, e Caroline Monnet.


SOPHIA ANTIPOLIS | 25 janeiro

Sophia Antipolis

O filme de Virgil Vernier leva-te a Sophia Antipolis, um tecnopolo na Riviera Francesa, um lugar onde os sonhos se deviam concretizar. No entanto, o medo e o desespero espreitam à superfície. Debaixo de um sol enganador, cinco vidas criam a história aterradora de uma jovem mulher: Sophia.


OUT OF SIGHT, OUT OF MIND | 25 janeiro

Out of Sight, Out of Mind

No dia de ano novo, Travis vai ao México na esperança de se encontrar. Em Los Angeles, a terra natal, o seu grupo de amigos separar-se gradualmente depois de um deles, O’Brien, começar a mostrar sinais de esquizofrenia. Cada um segue o seu caminho, mostrados em capítulos narrados por Travis. O mundo dos millennials é satirizado mas sem nunca dominar o filme.

O realizador Brian Follmer interpreta O’Brien, baseando este filme numa história real: na sua própria vida. Esta história semi-documental e filmada livremente, toca em assuntos como a fama no Youtube, a depressão, o sexo do Tinder, o anti-consumismo, e os maníacos da saúde, tudo com o grupo de amigos como a trama comum. “Nós amamos-nos, mesmo que não sejamos do tipo de nos tornar-mos amigos”, Kate diz aos outros. Mas que espaço há para os outros quando todos estão ocupados consigo mesmos?


FABIANA | 25 janeiro

fabiana

Fabiana é uma camionista que viaja pelas estradas do Brasil há 30 anos. O facto de ser transgénero não parece fazer qualquer diferença na sua vida nómada. Agora ela aproxima-se da reforma e percebe que a vida irá mudar drasticamente. A casa, onde vive com uma namorada quando não está na estrada, vai-se tornar no seu novo mundo.

Nos seus últimos dias, uma documentarista chamada Brunna Laboissière apanha boleia com ela e decide filmar as rotas infinitas, marcadas por paisagens em constante mudança. Ela captura as chamadas intimas com a namorada e com os amigos, e funciona como uma confidente de Fabiana. A cabine do seu camião é a sua casa, a sua rota pavimentada por aventura. Como irá lidar com a mudança quando ela é feliz com a vida que leva agora?


THIRTY | 26 janeiro

Thirty

A realizadora Simona Kostova leva o espectador do Rotterdam 2019 a Neukölln, uma vizinhança popular de Berlim, onde irá experienciar 24 horas na vida de um grupo quase nos trintas. Enquanto o escritor Övünç luta contra o sentimento de vazio, os antigos amantes Pascal e Raha tentam afastar-se do fantasma da sua relação. Kara, Henner e Anja também se deparam com problemas dentro do seu grupo de amigos. Eles comemoram o aniversário de Övünç, vagueando pelas ruas à noite.


ALVA | 27 janeiro

alva

[Crítica] Henrique é um pequeno proprietário português que vive nas montanhas, longe da civilização. Percebemos que algo de errado se passa quando, ocasionalmente, os vizinhos lhe perguntam se tem novidades das filhas. No dia seguinte, ele conduz até a uma aldeia vizinha, segue alguém, e faz algo terrível. De seguida, ele foge para as montanhas. A segunda parte do filme, quase inteiramente sem diálogo, centra-se em Henrique e na sua fuga. Ocasionalmente ouvimos vozes ou um helicóptero que sobrevoa a área. No final, ele regressa à aldeia.

Ico Costa, o realizador, usa a estrutura de uma narrativa eliptica que permite ao espectador formar um homem do barro que ele coloca à sua frente. Quem é Henrique? Pode o ato dele ser compreendido? Será que ele está a dizer a verdade quando afirma não querer magoar ninguém? Ao mesmo tempo, quase acidentalmente, a beleza da paisagem chama a atenção. Henrique lava-se nas águas do rio – um rio chamado Alva.


WHILE WE ARE HERE | 27 janeiro

While We Are Here

Duas vidas cruzam Nova Iorque. Lamis, uma mulher libanesa, que acaba de se mudar para a cidade e que descreve as suas impressões do local enquanto Wilson, uma mulher brasileira, já lá vive há 10 anos. Nunca as vemos no ecrã mas a sua relação é revelada através de uma narração poética em árabe e português, cuja constrasta com as imagens de Nova Iorque, de Berlim, e do Brasil. Assim o filme dirige-se literalmente à imaginação: os eventos acontecem entre o que vemos e o que ouvimos. Um híbrido realizado por Clarissa Campolina e Luiz Pretti que lembra News from Home (1977) de Chantal Akerman, disponível no Rotterdam 2019.


CHÈCHE LAVI | 27 janeiro

Uma irmandade será testada pelo caos geopolítico quando dois migrantes do Haiti ficam presos na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Sem forma de prosseguir ou alguém de quem depender, escolhas difíceis levam os dois amigos a dois futuros muito diferentes. Um filme de Sam Ellison, realizador americano que se foca nas questões interculturais dos EUA e que marca o Rotterdam 2019.


INTRODUZIONE ALL’OSCURO | 28 janeiro

Introduzione All'Oscuro

Gastón Solnicki conta-nos a história de dois homens que vagueiam as ruas de Viena, guiados pela memória de um amigo que faleceu recentemente. Os vestígios do outrora império transformam-se no cenário desta negra celebração da vida.


THE MERCY OF THE JUNGLE | 28 janeiro

The Mercy of the Jungle

A Guerra Civil do Congo tornou-se no segundo maior conflito armado dos últimos cem anos, sendo ultrapassado somente pela Segunda Guerra Mundial. Milhões mortos ou refugiados. Mas não é uma guerra mundo conhecida. Mal existem fotografias porque a batalha acontece na floresta. Local onde o sargento Xavier e o recruta Faustin se encontram. Eles perderam o seu batalhão e têm de se reencontrar com as forças principais que estão a oeste. Facções rebeldes, criminosos, e aldeões inimigos são o seu obstáculo, obrigando-os a aventurar-se por uma floresta densa.

Durante a jornada, repleta de fome, malária, e animais selvagens, o laço entre os dois cresce. Os horrores da guerra intervêm na forma de alucinações e de memórias. A floresta, retratada como imensa e claustrofóbica, é um mundo paralelo que devolve a humanidade a estes homens exaustos. Um segredo revelado no Rotterdam 2019.


YOUR BONES AND YOUR EYES | 28 janeiro

Your Bones and Your Eyes

Caetano Gotardo, um dos responsáveis por Neverquiet (exibido no IFF Rotterdam 2011), regressa com mais uma obra escrita, realizada, protagonizada, e editada por ele. Uma história que se passa num ambiente de artistas brasileiros. João tem conversas extensas com os seus amigos, com estranhos, e com ele mesmo. Por exemplo, com a sua melhor amiga Irene que não consegue esquecer as memórias do ex ou com o rapaz que encontra no metro e com o qual quer ter sexo. Para além da vida e do amor, o processo criativo é um tema recorrente nas conversas, seguindo as tradições de cineastas como Éric Rohmer or Hong Sang-soo.


HEROES | 28 janeiro

heroes

Todos os anos, milhares de turistas da Túrquia, da Austrália, e da Nova Zelândia viajam até Gallipoli, ou Çanakkale. Eles vão lá comemorar os soldados que morreram numa das maiores batalhas da Primeira Guerra Mundial. Um lado fala deles como heróis caídos, o outro como mártires. Isto mostra o quão diferentes são as narrativas. Para os turcos é uma peregrinação, para os australianos um feriado. Köken Ergun, o realizador, passou dois anos com os turistas e entrevistou pessoas em monumentos e cemitérios, apanhando boleia com os guias que lhe contam a história, tudo para no final perceber o quanto a chama do nacionalismo continua bem acesa.


A VOLTA AO MUNDO QUANTO TINHAS 30 ANOS | 29 janeiro

A Volta ao Mundo Quanto Tinhas 30 Anos

Aya Koretzky traz-nos o primeiro filme inteiramente realizado por si, um documentário que não podia ficar de fora do Rotterdam 2019. A primeira coisa que notamos é a moldura, com cantos redondos que envoca uma era antes da alta-definição. Perfeito para a viagem que inicia com o seu pai. Em 1970, Jiro deixa Yokohama para iniciar uma aventura que o leva à União Soviética, à Europa, à África do Norte, ao Médio Oriente, e aos Estados Unidos. Koretzky reconstrói essa jornada usando fotografias antigas, entradas de diário, e memórias.


THE GARDEN APARTMENT | 29 janeiro

The Garden Apartment

[Crítica] Esta é mais uma estreia no Rotterdam 2019, desta vez da artista e realizadora UMMMI, Ishihara Umi. O filme captura o sentimento de limbo perpétuo que é a sua experiência da passagem da juventude à adultez. Hikari está prestes a ser mãe e vive frustrada com o seu namorado, Taro, pois este é incapaz de ser responsável. A tia excêntrica de Taro, Kyoko, convida-a para uma festa na sua casa, um lugar onde os jovens com problemas se encontram. Hikari, a única adulta, chama a atenção do jovem namorado de Kyoko.


DEAD HORSE NEBULA | 29 janeiro

Dead Horse Nebula

Tarık Aktaş estreia-se com a sua primeira longa-metragem, antecedida por várias curtas experimentais. O filme segue Hay, um jovem de sete anos que encontra um cavalo morto num campo e testemunha o esforço que é necessário para se livrarem dele. Aktaş retrata a vida de Hay desde o seu ferimento num ritual, à sua confusa consulta médica, ou à queda de uma árvore. O cineasta venceu o prémio de melhor novo realizador no Locarno com este filme que chega agora ao Rotterdam 2019.


HOUSE OF MY FATHERS | 29 janeiro

House of My Fathers

Arame farpado e sinais de proibição separam duas aldeias do Sri Lanka, em guerra desde sempre. Quando ambas as comunidades se tornam estéreis, e nasce receio quanto à continuação das linhas de sangue, os anciãos decidem fazer um sacrifício. Asoka, um veterano controverso, é enviado para fora com Ahalya, uma mulher que não fala desde a morte do seu marido e do seu filho durante a guerra. Ela é acompanhada na sua jornada, contada pela realizadora Suba Sivakumaran, a uma floresta encantada habitada pelas vítimas da guerra e por um estranho médico, um forasteiro neutro.


AGAIN ONCE AGAIN | 29 janeiro

Again Once Again

Vão-se divorciar? A Romania acha que não mas ela está a viver com o seu filho temporariamente na casa da mãe em Buenos Aires enquanto o marido permanece mergulhado em trabalho. “Não sei se isto são umas férias ou uma crise”, diz a uma amiga. “Ambos”, concluem. “Again Once Again” segue Romania no seu regresso à raiz para se redescobrir. Ela é demasiado velha para passar tempo em festas mas ainda é nova o suficiente para fantasiar. A atriz Romania Paula vira a câmara para si mesma, para o seu filho, e para a sua mãe, numa obra que mistura ficção e documentário. A sua estreia é uma investigação frágil ao que é ser mãe, à sua feminidade, ao crescer, com reflexões surpreendentes e análises honestas.


LAST NIGHT I SAW YOU SMILING | 29 janeiro

Last Night I Saw You Smiling

“Pensas que uma casa nada mais é do que paredes, janelas e um telhado. Mas agora temos de ir embora, e isso parte-me o coração”. O pai do realizador Kavich Neang é um dos centenas de residentes que têm de abandonar o icónico Edifício Branco em Phnom Penh. Este apartamento viu o nascer e a queda do Khmer Rouge e depois veio a hospedar uma comunidade de artistas. Agora as outroras paredes radiantes estão cinzentas e arruinadas. A demolição está à porta.

Neang, nascido aqui, sonhou em aqui filmar uma obra de ficção, mas a realidade destruiu o seu plano. Agora é a localização do seu primeiro documentário. Com planos fixos e calmos, ele regista as atividades, as preocupações e os momentos emotivos dos seus pais e de outros residentes que têm de ir embora.


STORY OF MY NAME | 29 janeiro

Story of My Name

Este filme é da documentarista chilena Karin Cuyul, cujo nome é inspirado no de Karin Eitel, a jovem mulher que em 1987 foi presa, interrogada, e torturada ao vivo pela polícia secreta do Pinochet, na véspera de um referendo que terminou um quarto de século de terror. Quase 10 anos depois desta transmissão chocante, a realizadora, uma jovem mulher, encontra-se com os pais de Eitel e eles mostram-lhe uma fotografia com ela.

A cineasta viaja pelo Chile à procura da origem da foto, reconstruindo o seu próprio passado e o dos seus pais. Ela filma a maior parte desta odisseia a partir do seu carro, acrescentando memórias e vídeos. O resultado está disponível no Rotterdam 2019 e revela aspetos pessoais da artista, assim como de um coletivo marcado por um período doloroso na história chilena.


ROTTERDAM 2019 | FILMES POR PAÍS

The Mercy of the Jungle

  • Domains: Japão
  • The Garden Apartment: Japão
  • No Data Plan: Estados Unidos
  • Chèche Lavi: México, Estados Unidos, Haiti
  • Out of Sight, Out of Mind: Estados Unidos, México
  • The Seven Last Words, Canadá
  • Story of My Name: Chile, Brasil
  • Fabiana: Brasil
  • While We Are Here: Brasil
  • Your Bones and Your Eyes: Brasil
  • Thirty: Alemanha
  • The Mercy of the Jungle: Bélgica, França
  • Sophia Antipolis: França
  • Last Night I Saw You Smiling: Cambodia, França
  • A volta ao mundo quando tinhas 30 anos: Portugal
  • Alva: Portugal, França, Argentina
  • Again Once Again: Argentina
  • Introduzione all’oscuro : Argentina, Aústria
  • Heroes: Túrquia, Austrália
  • Dead Horse Nebula: Túrquia
  • House of My Fathers: Sri Lanka
  • You Have the Night: Montenegro, Sérvia, Catar

Qual dos filmes do Rotterdam 2019 mais tens curiosidade de ver?

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