Óscares 2019

Os erros da Academia nos Óscares 2019

1 de 9

As mais recentes ocorrências a envolver a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood deixam os Óscares 2019 em maus lençóis. 

Mau, muito mau mesmo! A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood não está nos seus melhores dias e tudo após um conjunto de decisões polémicas para a transmissão em direto dos Óscares 2019. Mas quando é que as coisas começaram a dar errado para os Óscares? Partindo do nosso artigo sobre o facto de vencedores de Óscares estarem contra a Academia de Hollywood afirmamos que são vários os motivos em efeito bola-de-neve que confirmam que os Óscares estão em crise.

Normalmente, passamos os meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro a discutir sobre os filmes mais impactantes da temporada de prémios e aqueles que possivelmente terão um lugar de destaque entre os nomeados e vencedores de Óscares. Contudo, não foi isso que aconteceu no meio jornalístico nesta temporada de prémios. Apesar dos êxitos e nomeações históricas para “Black Panther”, “Roma” ou “A Favorita”, a Awards Season 2018/2019 ficará para sempre marcada como a época em que a própria Academia decidiu arruinar a transmissão em direto dos Óscares de uma vez por todas.

Academia de Hollywood
Óscares em crise?

Mesmo com cruciais transformações nos últimos anos – destaque sobretudo para a diversidade e para a expulsão de Harvey Weinstein da Academia após as acusações de assédio sexual -, a Academia de Hollywood parece não ter aprendido a lição e continua a ser a instituição conservadora, velha e antiga que sempre foi. O que tem estado a acontecer nos Óscares 2019 mostra que a Academia decidiu afastar-se dos filmes, preocupando-se mais com os interesses do mercado televisivo. O resultado? Nos últimos dias assistimos a protestos de fãs de cinema, especialistas da indústria de cinema e até mesmo um largo número de membros da Academia sobre os papéis e deveres da própria para com a sétima arte.

Os Óscares 2019 demonstram que a Academia prefere ser atualmente uma feira de vaidades do que um evento televisivo mundial que quer homenagear o que de melhor foi feito no sector cinematográfico do ano anterior. Vejamos com muita atenção os erros da Academia nos Óscares 2019!

1 de 9

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1234 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

2 thoughts on “Os erros da Academia nos Óscares 2019

  • De facto a Academia está cada vez pior… Sou jovem mas sempre tive muito interesse no assunto “Cinema” e nunca perdi uma emissão de entrega de prémios, desde que a mesma passasse de alguma forma no nosso país. Mas este ano realmente deixa muito a desejar, este ano só quer saber de números, porque valorizar os grandes filmes que se fizeram este ano… Não estou a ver nada disso… Prova está em alguns filmes que não tiveram uma única nomeação, como o caso de “Suspiria” que vai este sábado receber o prémio nos Independent Spirit Awards. Enfim… esperemos que no próximo ano tudo seja diferente…

  • Eu amei as escolhas da Academia de Hollywood este ano e os candidatos a melhor filme eram os meus filmes favoritos.Parabéns pelo vosso trabalho, sou fã da vossa página!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *