Atlântida © Festa do Cinema Italiano

Screenings Funchal | Programação Completa para Abril 2022

Os filmes de abril dos Screenings Funchal vão colocar o teu coração a bater a mil, tantas são as emoções que irão provocar. Conhece-os.

Os Screenings Funchal trazem um mês de abril cheio de filmes independentes para ti, para os teus amigos e para a tua família. Os Cinemas NOS do Fórum Madeira vão receber um conjunto de filmes que são acima de tudo outros retratos sobre sociedades europeias, às quais normalmente estão associados certos padrões. Serão feitas viagens pelos espectadores e até pelas personagens à descoberta da verdade, e daquilo que faz o seu interior um mar de emoções.

A viagem começa imediatamente com “Depois do Amor”, um drama de Aleem Khan que valeu à atriz  Joanna Scanlan o BAFTA de Melhor Atriz. Destaque inclusive para a exibição de duas obras de Yuri Ancarini, entre as quais encontramos “Atlântida”, que terá antestreia nacional na 15ª Festa do Cinema Italiano, que começa já no próximo dia 1 de abril.

Outro dos projetos que promete encher às salas de cinema do Funchal é “Nitram“, um arrepiante drama aclamado no Festival de Cannes em 2021 e que finalmente chega às salas nacionais. O filme conta com Judy Davis e Caleb Landry Jones nos principais papéis, tendo sido este último agraciado com a Palma de Melhor Ator. De recordar que Judy Davis é um dos principais nomes do cinema australiano, que já foi nomeada 2 vezes aos Óscares© da Academia: em 1985 pelo filme “Passagem Para a Índia” de David Lean e em 1993 pelo marcante filme “Maridos e Mulheres” de Woody Allen.

Os Screenings Funchal servem também para descobrir o que os maiores nomes do cinema mundial estão a fazer neste momento. Curiosamente o filme “Nitram” é exibido uns dias depois de Judy Davis celebrar o seu 67º aniversário.

Lê Também:   European Film Challenge | O estranho mundo de Yorgos Lanthimos

Todos os filmes dos Screenings Funchal em abril

Screenings Funchal
© Screenings Funchal

Aproveita para conhecer a seguir todos os pormenores sobre os filmes dos Screenings Funchal que serão exibidos em abril.




Depois do Amor, 1 e 2 de janeiro às 21h

DEPOIS DO AMOR conta a história de Mary Hussain (Joanna Scanlan), que se converteu ao Islão quando casou. Agora, na casa dos 60, vive pacatamente em Dover, com o marido Ahmed. Após a morte inesperada do marido, ela descobre que ele tinha uma família secreta a 30 quilómetros dali, do outro lado do Canal da Mancha, em Calais. Esta descoberta chocante fá-la ir lá para descobrir mais e, à medida que luta contra o seu sentido de identidade estilhaçado, a sua procura por compreensão tem consequências surpreendentes.




The Challenge, 8 e 9 de abril às 21h

The Challenge redefine o que entendemos por luxo das arábias, ao retratar a falcoaria nos dias de hoje. O desporto aristocrático vira obsessão, tomando proporções inacreditáveis: os falcões fazem manicura e são transportados em aviões fretados. O filme resulta de três anos de observação e faz colidir as origens ancestrais da prática com o novo-riquismo aborrecido dos xeiques do petróleo. A primeira longa metragem de Yuri Ancarani preserva o seu olhar meticuloso e a sua visão orquestral do mundo.




Atlântida, 15 e 16 de abril às 21h

Daniele é um jovem de Sant’Erasmo, uma ilha na margem da Lagoa de Veneza. Vive à sua própria maneira, isolado até mesmo dos amigos, que estão constantemente ocupados em uma existência que busca prazer por meio do culto aos barchinos, nome dos barcos a motor da região. Essa obsessão ganha forma na construção de motores cada vez mais potentes para transformar as pequenas lanchas da lagoa em barcos de corrida tão rápidos quanto perigosos. Daniele também sonha em construir o barchino mais veloz, mas tudo o que ele faz para realizar esse desejo e ganhar o respeito dos outros parece correr mal.




Passagens, 22 e 23 de abril às 21h

Mescla de filme ensaio e documentário, PASSAGENS retrata o florescimento e a diversificação do cinema independente no Brasil a partir dos anos noventa quando surgiu uma nova abordagem da realidade assente num uso mais ousado do dispositivo fílmico que identifica e expõe os laços inextricáveis entre o cinema e as outras artes. Em PASSAGENS são abordadas várias obras nas quais procedimentos intermediáticos, ou seja, a utilização de artes e media como literatura, pintura, teatro, música, fotografia, rádio e televisão, parecem funcionar como uma “passagem” para a realidade política e social.




Nitram, 29 e 30 de abril às 21h

Nitram vive com a mãe e o pai numa Austrália suburbana em meados dos anos 90. Leva uma vida de frustração, nunca conseguindo integrar-se. Até que um dia trava uma amizade inesperada e íntima com Helen, uma herdeira eremita. Mas quando essa amizade tem um final trágico, levando ao avolumar da solidão e revolta de Nitram, este entra num percurso descendente que culmina em desastre.

Relembra a nossa cobertura ao Festival de Cannes 2021, onde tivemos oportunidade de ver “Nitram” pela primeira vez.

Diz-nos nas redes sociais ou nos comentários abaixo qual destas projeções dos Screenings Funchal estás mais interessado em assistir. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *