Anamaria Vartolomei em O Acontecimento © Rectangle Productions

Screenings Funchal | Um grande acontecimento cinematográfico em janeiro

Conhece a programação dos Screenings Funchal para janeiro de 2022. Há um acontecimento cinematográfico prestes a acontecer.  

Depois de uma paragem de emergência para celebrar o Natal e Ano Novo, os Screenings Funchal estão de regresso. Se gostas de grandes acontecimentos cinematográficos a cada início do ano, então a programação de janeiro dos Screenings Funchal é mesmo para ti!

O programador dos Screenings Funchal, Pedro Pão, sabe bem que filmes pretende exibir no seu projeto e por isso abre o ano com “O Acontecimento“, o vencedor por unanimidade do Leão de Ouro do Festival Internacional de Cinema de Veneza, com realização por Audrey Diwan. É um filme ousado sobre o aborto, numa adaptação do romance de Annie Ernaux.

O mês de janeiro é também um mês forte de lançamento de filmes para os Óscares. Desta forma, os Screenings contam também a exibição de “Compartment Nº6” um dos finalistas aos Óscares 2022 na categoria de Melhor Filme Internacional.

Isto e muito mais para começar um ano que promete uma vez mais dar ao público madeirense o melhor do cinema independente, alternativo e, sobretudo, universal.

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Todos os filmes dos Screenings Funchal em janeiro

filmes dos Screenings em janeiro
Todos os filmes em exibição em janeiro de 2022 nos Screenings Funchal © Screenings

A MHD mantêm-te atualizado sobre os Screenings Funchal. Para ficares a conhecer toda a programação entra na página do projeto cinematográfico criado por Pedro Pão. 




O Acontecimento, 7 e 8 de janeiro às 21h

Anamaria Vartolomei em O Acontecimento © Rectangle Productions

França, 1963. Anne, uma jovem estudante de literatura francesa, brilhante e com um futuro promissor, vê-se perante uma gravidez inesperada e indesejada. Vê assim desaparecer a oportunidade de terminar os estudos e escapar aos constrangimentos da sua origem social. Perante a aproximação dos últimos exames e com a barriga a crescer, Anne resolve tomar medidas que lhe podem valer a vergonha, o sofrimento e até mesmo a prisão.




O Perdão, 14 e 15 de janeiro às 21h

O Perdão
Maryam Moghadam E Alireza Sani Far em “O Perdão” © Amin Jafari

A vida de Mina muda quando descobre que o marido Babak é inocente do crime pelo qual foi executado. Então, inicia uma batalha silenciosa contra um sistema cínico. As autoridades pedem desculpa pelo erro e oferecem a perspectiva de uma compensação financeira. Quando o dinheiro está a acabar, um estranho chamado Reza bate-lhe à porta a dizer que veio saldar uma dívida que tinha para com Babak. Mina desconfia, mas vai deixando que Reza entre na sua vida, alheia ao segredo que os liga.Filme da Seleção Oficial do 71.º Festival de Berlim.




Compartment No.6, 21 e 22 de janeiro às 21h

Compartment nº6
Compartiment nº6/Festival de Cannes ©

Amor Fati vai ao encontro de partes que se completam. São retratos de casais, amigos, famílias e animais com os seus donos. Partilham a intimidade dos dias, os hábitos, as crenças, os gostos e alguns traços físicos. A partir dos seus rostos e da coreografia dos gestos, descobrimos a história que os enlaça. Assente na vida quotidiana, o filme desenha diante dos nossos olhos um coro de afectos e da memória colectiva de um país, convocado o discurso de Aristófanes no Banquete de Platão: Não será a isto que vocês aspiram — a identificarem-se o mais possível um ao outro, de forma a não mais se separarem noite e dia? Se é essa a vossa aspiração, estou disposto a fundir-vos e soldar-vos numa só peça, de tal modo que, em vez de dois, passem a ser um só.

Aproveita para ler a nossa crítica a “Compartment Nº 6”, que teve antestreia nacional no LEFFEST.




Serpentário, 28 e 29 de janeiro às 21h

doclisboa serpentario critica
“Serpentário” | © Mirabilis

Realizado por Carlos Conceição, “Serpentário” é um filme de procura – da mãe, de si próprio, do mundo lá fora – e um objecto que convida ao transe onírico, sonâmbulo; genericamente consistente, desafiadoramente pessoal, que se inscreve na tradição do ensaio contemplativo (podia ser Van Sant, mas sem a opacidade de “Gerry”), do filme autoral que abre uma porta para um mundo diferente. Cabe-nos a nós decidir se queremos ou não acompanhar João Arrais nesta viagem de “road movie” da mente que não tem estradas mas sim areia, poeira e rochas, para chegarmos à arara que encerra os segredos maternais.

Lê a nossa crítica de “Serpentário”, que passou pelo DocLisboa.

Diz-nos nas redes sociais ou nos comentários abaixo qual destas projeções dos Screenings Funchal estás mais interessado em assistir. 

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