"A Metamorfose dos Pássaros" | © IndieLisboa

Screenings Funchal | Ciclo de Histórias Lusitanas em novembro

Os Screenings Funchal chegam a novembro com o ciclo de cinema Histórias Lusitanas. Conhece a programação completa. 

Os Screenings Funchal apresentam um mês de outubro recheado de cinema português. Depois de em setembro e outubro as sextas-feiras terem sido dedicadas ao mais longo filme do cinema argentino, “La Flor”, os Screenings Funchal voltam a ter sessões de um mesmo filme às sextas e ao sábado. Esta é uma forma do projeto manter claramente a tradição, mas de dar a oportunidade a todos de agendar a sua semana e ter tempo para uma ida ao cinema para assistir a uma das obras do ciclo deste mês, “Histórias Lusitanas”.

Na verdade, o coordenador Pedro Pão quis celebrar o cinema feito no nosso país, que poucas vezes tem espaço e tempo para ser visto nas salas madeirenses. Trata-se de “celebrar o que é nosso”, antes do final do ano. Entre os destaques do mês de novembro nos Screenings Funchal encontram-se “Entre Leiras”, o documentário de Cláudia Ribeiro que finalmente estreia na Madeira. A realizadora estará presente na região para falar com os espectadores, e também dará uma entrevista exclusiva à MHD. “Entre Leiras” é um filme produzido pela RTP1 e conta a história de Passinhos de Cima, uma aldeia recôndita do norte do país, que vive de uma forte conexão do campo.

Screenings Funchal: Programação de Novembro 2022

Há também tempo para celebrar “A Metamorfose dos Pássaros”, o grande sucesso de Catarina Vasconcelos, que mistura ficção e realidade numa história sobre o que significa ser português, sobre a memória e sobre a família. “A Metamorfose dos Pássaros” foi escolhido pelo comité da Academia Portuguesa de Cinema para representar Portugal nos Óscares 2022 para a categoria de Melhor Filme Internacional. Caso seja aclamado, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood poderá nomear “A Metamorfose dos Pássaros” para outras categorias, como Melhor Documentário ou, quem sabe, até Melhor Fotografia. Afinal, este é um filme sobre a força das imagens, como referiu o nosso crítico de cinema Cláudio Alves no seu texto de análise ao filme, no excerto que podes ler abaixo.

Fala-se da História de Portugal, de pátrias e desses filhos sem mãe, do colonialismo em Angola e Moçambique, da metamorfose que é a vida de todos nós. É claro que, na boa tradição do cinema português pós-Revolução dos Cravos, esta trata-se de uma experiência onde a membrana que separa o documentário da narrativa é porosa. Não podia deixar de ser assim com todas aquelas imagens simbólicas. Vasconcelos jamais esconde as camadas de artifício dramático que separam seu filme do documentário tradicional. A certa altura, o pai até menciona como o guião troca nomes e identidades. Como sempre, o caminho para a verdade profunda é feito pela falsidade e pelo espetáculo.

Poderás conhecer os outros filmes que compõem este ciclo especial mais à frente. Uma particularidade deste ciclo incluir apenas filmes de mulheres, para dar foco às grandes realizadoras e revelações cinematográficas do nosso país: Manuela Serra, Cláudia Ribeiro, Catarina Vasconcelos e Joana Pontes.

Curioso pela o ciclo de cinema “Histórias Lusitanas” que decorrerá nos Screenings Funchal? Conhece a programação completa dos Screenings para novembro a seguir.

Entre Leiras, 5 e 6 de novembro às 21h

No lugar de Passinhos de Cima, entre Douro e Tâmega, vivem cerca de trinta pessoas. No topo de uma encosta encontramos as irmãs Ana e Glória. É um lugar isolado, que o padeiro, o peixeiro, o merceeiro e os filhos de ambas visitam uma vez por semana. O resto vem da terra, que as duas irmãs trabalham de sol a sol, entre leiras. Guiados pelo olhar curioso da câmara, seguimos o ciclo agrícola ao longo do ano. À medida que a relação entre realizadora e protagonistas vai amadurecendo, desvenda-se o dia-a-dia e os pensamentos mais profundos destas mulheres sobre a vida no campo, a única que conhecem.

A realizadora Cláudia Ribeiro estará presente nos Screenings Funchal, no dia 6 de novembro para falar com o público sobre o filme.




Visões do Império, 12 e 13 de novembro às 21h

Um filme sobre o modo como o império português e a sua história foram imaginados, documentados e publicitados a partir do registo fotográfico, desde o final do século XIX até à revolução que, em 1974, pôs fim ao regime político autoritário que governava Portugal.




A Metamorfose dos Pássaros, 19 e 20 de novembro às 21h

Misturando documentário e ficção, este filme parte da história da família de Catarina Vasconcelos, a realizadora, com especial foco na avó paterna, que nunca chegou a conhecer, e na própria mãe. Nas palavras da realizadora, este é um filme “sobre a mãe do meu pai. A minha mãe. As mães. As mães das mães. As mães das mães das mães. Mas também acerca de um determinado período histórico que eu não tinha vivido: um período tão distinto daquele que vivemos hoje e que temos o dever de não esquecer. É um grande privilégio viver em liberdade”.




O Movimento das Coisas, 26 e 27 de novembro às 21h

“O Movimento das Coisas” é um dos filmes mais curiosos que nas décadas de setenta e oitenta abordaram o universo rural do norte português. Começado a desenvolver no interior da Cooperativa VirVer, em cujos projetos Manuela Serra trabalhou durante vários anos, só seria concluído algum tempo depois. Contudo, tudo aquilo que terá sido a razão de ser da maior parte dos outros filmes documentais, sobretudo etnográficos, parece ter sido aqui depurado, senão eliminado, gerando outros sentidos.

Encontra mais informações sobre os Screenings Funchal na página oficial deste projeto e nas respetivas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *