O Capital no Século XXI © General Film Corporation

Screenings Funchal | Programação de Dezembro 2020

Parece mentira, mas o ano chega ao fim nos Screenings Funchal com o melhor do cinema independente internacional. 

Os Screenings Funchal fecham o ano de 2020 com o melhor do cinema independente proveniente de diferentes cantos do mundo. Depois de um bem sucedido ciclo de cinema luso-brasileiro, o projeto de Pedro Pão dá tempo de antena aos pequenos grandes nomes do cinema mundial.

Além disso, há pela primeira vez nos Screenings Funchal, uma sessão exclusivamente dedicada a curtas-metragens, numa parceria com o Festival Curtas de Vila do Conde, que decorrem em 2020 e apresentou excelentes trabalhos de cineastas como Naila Guiget e Jafar Panahi. Depois disso, temos obras estreadas na última edição da Festa do Cinema Francês, “Cão”, uma comédia negra e “O Capital no Séc. XXI”, um documentário baseado no livro de Thomas Piketty.

Já para os dias de Natal, os Screenings Funchal propõem o filme “Echo”, do cineasta islandês Runár Rúnarsson com a irreverente banda sonora de Kjartan Sveinsson, ex-membro dos Sigur Rós. Abaixo poderás conhecer mais sobre os filmes de dezembro dos Screenings Funchal e opinião do seu curador sobre o projeto cinematográfico durante o ano de 2020.

Lê Também:   European Film Challenge | O estranho mundo de Yorgos Lanthimos

Screenings Funchal, a casa do cinema independente

Screenings Funchal
Cartaz promocional dos filmes de dezembro 2020 dos Screenings Funchal © Screenings / Cinemas NOS

Falamos novamente com o Pedro Pão, curador do projeto, que partilhou em exclusivo com a Magazine.HD o balanço sobre os Screenings Funchal durante 2020. Passemos-lhe a palavra:

Apesar de ser um ano muito atípico para o cinema e para a cultura no geral, acredito que o cinema e particularmente o independente mostrou alguma resiliência e, acima de tudo, que tem um papel fundamental nas preferências e vidas dos espectadores quando estes decidem ir à sala de cinema. É de enaltecer o amor pelo cinema que exibidores e distribuidores mostraram, com uma adaptação tão rápida a uma situação tremendamente difícil e a medidas a serem constantemente actualizadas. Nos Screenings Funchal tivemos alguma sorte, pois apesar de termos parado 3 meses (Abril a Junho), regressámos com uma adesão superior ao habitual. A tendência manteve-se até Novembro, mês em que pela primeira vez sentimos um decréscimo considerável no público, certamente relacionado com o aumento do número de casos COVID-19 na RAM, apesar das salas estarem a cumprir, e em muitos casos a ir além das recomendações da DGS. Tivemos eventos planeados que optamos por adiar ou suspender, e a única decisão que tomamos por precaução foi evitar trazer convidados. Teria gostado particularmente que a Cláudia Varejão tivesse vindo apresentar o seu AMOR FATI, mas pareceu-me prudente que tentássemos levar a bom porto o ciclo luso-brasileiro mesmo sem convidados. Apesar de tudo foi um ano onde conseguimos fazer algumas coisas muito bonitas como o cineconcerto do SURDINA do Rodrigo Areias, onde tivemos o Tó Trips a interpretar ao vivo a banda sonora do filme.

Pedro Pão agradeceu ainda “o interesse e o carinho que as pessoas demonstraram, que além de encorajador, foi o melhor tónico possível para entrarmos em 2021 extremamente motivados e preparados para o que vier”. 

A MHD mantêm-te atualizado sobre os Screenings Funchal. Para ficares a conhecer toda a programação entra na página do projeto cinematográfico criado por Pedro Pão. 




Curtas Vila do Conde – Best of, 4 e 5 de dezembro às 21h

Screenings Funchal
© Screenings Funchal / Curtas Vila do Conde 2020

O conceituado Festival de Vila do Conde, em plena pandemia conseguiu realizar este festival que contou com uma programação fabulosa. Este Best Of reúne as melhores curtas-metragens da última edição do festival e nele incluem-se os seguintes trabalhos e realizadores: ELO de Alexandra Ramires (Portugal) vencedor do Prémio Animação; HIDDEN (ESCONDIDA) de um dos mais importantes realizadores iranianos e do cinema independente mundial, Jafar Panahi, vencedor do Prémio Documentário; a primeira curta-metragem de Naila Guiget (França) intitulada DUSTIN, vencedora do Prémio Ficção e ainda THE PHYSICS OF SORROW (ANATOMIA DA TRISTEZA) do Canadiano Theodore Ushev vencedor do Prémio do Público da Competição Internacional. A sessão terá a duração total de 77m.




Cão – Chien, 11 e 12 de novembro às 21h

Screenings Funchal
Bouli Lanners e Vincent Macaigne em “Chien – Cão” © Single Man Productions

Jacques Blanchot está num momento terrível da sua vida: perdeu a mulher, a casa e o emprego. Aos poucos, o desgosto faz com que perca também a noção de realidade. Um dia, entra numa loja de animais, onde compra um cão e algumas aulas de treino canino. Quando, pouco depois, o animal morre atropelado por um camião, Jacques resolve ir na mesma ao treino, enquanto aluno. O treinador, embora surpreendido, concorda. É assim que começa um jogo de humilhação em que Jacques gradualmente abdica da sua humanidade e se converte no animal que perdeu. Incómodo e risível, um filme com realização e argumento de Samuel Benchetrit que adapta um romance escrito por si, em 2015. Vincent Macaigne, Vanessa Paradis e Bouli Lanners encarnam as personagens.




O Capital no Século XXI, 18 e 19 de dezembro, às 21h

Screenings Funchal
“Capital no Século XXI” © General Film Corporation

Baseado no bestseller internacional do famoso economista Thomas Piketty (que vendeu mais de três milhões de cópias em todo o mundo e colocou Piketty na lista de pessoas mais influentes da Time Magazine), este documentário é uma reveladora jornada pela riqueza e pelo poder, um filme que desmonta o popular pressuposto de que a acumulação de capital acompanha o progresso social, lançando uma nova luz sobre as crescentes desigualdades da actualidade.




Echo, 26 e 27 de dezembro às 21h

Screenings Funchal
“Echo” © Nimbus Iceland, Pegasus Pictures 2019

Islândia, época de Natal. Enquanto todos se preparam para as férias, uma atmosfera peculiar cai sobre o país revelando emoções de excitação e preocupação. No meio do campo, uma fazenda abandonada está em chamas fogo. Numa escola, o coro infantil está a cantar as canções de Natal. Num matadouro, galinhas estão desfilando ao longo de um trilho. Num museu, uma mãe discute com o ex-marido ao telefone. Numa sala de estar, uma jovem está fazendo a sua avó experimentar o seu novo kit de realidade virtual…Pelo decorrer de 56 cenas, Echo traça-nos um retrato, mordaz e terno, da sociedade contemporânea.

Diz-nos nas redes sociais ou nos comentários abaixo qual destas projeções dos Screenings Funchal estás mais interessado em assistir. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *