Ana Bustorff e António Durães em "Surdina" (2019) © Bando à Parte / Screenings Funchal

Screenings Funchal | Surdina exibido com cine-concerto de Tó Trips

A programação do Screenings Funchal começa com um evento tão especial: um cine-concerto do filme Surdina acompanhado pela música de Tó Trips. 

Em outubro os Screenings Funchal vão ser uma expressão clara de que o melhor do cinema também se promove na capital da Região Autónoma da Madeira. Isto porque no próximo dia 3 de outubro, os Screenings Funchal promovem nos Cinemas NOS Madeira a exibição de “Surdina“, filme realizado por Rodrigo Areias acompanhada ao vivo pela música do artista e compositor Tó Trips.

Tó Trips no Funchal para cine-concerto

Surdina
Cartaz do Cine-concerto de “Surdina” acompanhado pela música de Tó Trips © Screenings Funchal

Esse cine-concerto especial esteve programado para alguns meses atrás, aqueles em que estivemos todos fechados em casa, mas só agora teve a possibilidade de acontecer, dentro do plano de contingência desenvolvido pelos Cinemas NOS e pela DGS. A sessão faz mais sentido do que nunca, pois não só comprova a necessidade de irmos ao cinema, como a necessidade maior da arte cinematográfica portuguesa ser promovida na cidade do Funchal.

Segundo a organização dos Screenings Funchal:

Pareceu-nos mais importante do que nunca, embora também tenha sido mais difícil do que nunca, que se realizasse este evento agora. Como incentivo ao regresso em segurança aos eventos culturais, pela promoção do cinema português, da cultura e dos que dela dependem, e para tentarmos esquecer, mesmo que por breves momentos, as incertezas dos tempos que estamos a viver. Pedro Pão, programador Screenings Funchal

Tó Trips é responsável pela banda-sonora do filme, sendo atualmente um dos nomes mais consagrados do panorama musical nacional. Co-fundador dos Lulu Blind e dos Dead Combo, Tó Trips lançou em 2009 o seu primeiro disco a solo intitulado “Guitarra 66”. A música de Tó Trips não é só a música inspirada na boémia lisboeta ou na música cubana, como também uma reencontro com o flamenco e com o lirismo das bandas-sonoras de Ennio Morricone. Para os Screenings Funchal, Tó Trips é um artista português fascinado por “viagens reais, internas, imaginárias e impossíveis”.

Quanto à trama do filme, “Surdina” foi escrito por Valter Hugo Mãe e seguimos Isaque um viúvo que recebe a notícia de que a sua falecida mulher foi vista a fazer compras na feira. Revoltado, pretende esconder-se de todos, despeitado e triste, mas os seus amigos insistem para que não dê ouvidos ao povo e aproveite tal facto para se fortalecer e, quem sabe, casar-se de novo. Num Portugal antigo e recôndito, que afinal existe, apesar de tudo quanto façamos para nos modernizarmos.

Quem dá vida a Isaque é o ator António Durães e no elenco contam-se os nomes de Ângela Marques, Ana Bustorff, Emília Silvestre, Adelaide Teixeira, Mário Moutinho, Jorge Mota, Filomena Gigante, Tânia Dinis, Rosa Quiroga, entre outros. Podes assistir ao trailer do filme abaixo e ainda ficar a par de informações sobre a venda dos bilhetes para o espectáculo.

Trailer de Surdina

Os bilhetes para o cine-concerto estarão à venda nas bilheteiras dos Cinemas NOS Madeira, no Fórum Madeira a partir do dia 1 de Outubro. O custo dos bilhetes é único para a sessão e custará apenas 7.05€. Os habituais descontos associados ao Cartão NOS não têm efeito para esta sessão, embora sejam retomados nas semanas seguintes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *