Ser e Ter (2002) © Zero em Comportamento

Ser e Ter é o filme do mês de setembro da Zero em Comportamento

Seleção oficial do Festival de Cannes de 2002, “Ser e Ter” é o filme do mês de setembro para a Zero em Comportamento. 

Ser e Ter” foi o filme escolhido como “O Filme do Mês” de setembro da Zero em Comportamento e contará com diferentes exibições em Portugal continental. Na verdade, a rubrica com o nome de “O Filme do Mês” foi um projeto criado para abordar diferentes temáticas, como a Política, Economia, Direitos Humanos, Educação, Arquitectura e Urbanismo, Artes, Ciência e Ecologia e para gerar um maior debate dessas questões nos dias de hoje. Todos os meses, a distribuidora Zero em Comportamento compromete-se a lançar obras independentes, pouco conhecidas dos espectadores portugueses, e que podem ser (re)descobertas.

Ser e Ter
cartaz promocional das sessões de “Ser e Ter” (2002) © Zero em Comportamento

Abaixo poderás conhecer mais sobre o enredo de “Ser e Ter”. O filme é um documentário que decorre em França, onde nas zonas menos povoados existem “escolas de uma única turma”, onde todas as crianças de uma aldeia são educadas por um só professor.

Neste filme do realizador francês Nicolas Philibert, descobrimos a escola da região rural de Auvergne onde Georges Lopez dá aulas a uma turma de crianças entre os quatro e os dez anos, ensinando-lhes as matérias correspondentes a cada idade, desde pintar, aprender as letras do alfabeto, contar ou até mesmo fazer crepes. A ano e meio da reforma, Georges dá uma lição de vida aos seus alunos – uma vida que, tal como todas as coisas, tem bons e maus momentos. Georges Lopez é um modelo de sensibilidade e compreensão a lidar com crianças, nunca levantando a voz e falando directamente com eles, ajudando-os a resolver problemas relacionais e questões pessoais com um afecto tão notório como o respeito e a confiança que as crianças têm por ele.

Seleção Oficial do Festival de Cannes 2002, “Ser e Ter” contará com exibições únicas na Biblioteca de Marvila, no Cinema da Villa em Cascais e na Biblioteca de Alcântara. Antes de conheceres os horários e preços dos bilhetes para as sessões poderás assistir ao trailer deste documentário que foi ainda nomeado ao BAFTA de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa.

Detalhes exibição de “Ser e Ter”

  • Biblioteca de Marvila: sessão a 17 Setembro 2021 às 19:00 • Preço dos bilhetes 4€ – esta sessão será seguida de debate com Elisabete X. Gomes, Professora Adjunta de Pedagogia da Escola Superior de Educação de Setúbal. Exerce funções docentes nos cursos de Licenciatura em Educação Básica, Mestrado em Educação Pré-escolar e Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico; Também é membro do CICS.NOVA (Centro de Investigação Interdisciplinar em Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa).
  • O Cinema da Villa (Cascais) • sessão a 18 Setembro 2021 às 19:30 • Preçário em vigor no cinema
  • Biblioteca de Alcântara: sessão a 24 Setembro 2021 às 19:00 • Preço dos bilhetes 4€

Para as sessões de “Ser e Ter” nas bibliotecas de Marvila e Alcântara é obrigatória reservar até às 15:00 do dia da sessão através do seguinte email: servicoeducativo@zeroemcomportamento.org.

No mês passado a Zero em Comportamento apresentou dois filmes em salas de cinema, “Zona Árida” e “Sweet Thing”, e a MHD falou com os realizadores desses filmes: Fernanda PessoaAlexandre Rockwell, respetivamente.

Mais informações poderás também consultar a página oficial da Zero em Comportamento

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *