Sigur Rós, por Eva Vermandel

Sigur Rós anunciam um álbum não tão novo assim

Sigur Rós irão lançar em dezembro o álbum Odin’s Raven Magic, do qual partilham hoje “Dvergmál”. No entanto, o projeto já se estreou em 2002.

Os islandeses Sigur Rós anunciaram um novo álbum para o início de dezembro, com o nome de Odin’s Raven Magic, do qual hoje ouvimos “Dvergmál”. Acontece que o material não é uma novidade. Embora só seja lançado agora, o álbum consiste nas gravações de uma obra orquestral que o grupo estreou em 2002, no Festival de Artes de Reiquiavique, na Islândia. Para além da estreia, a obra foi apresentada poucas vezes, tendo passado pela La Grande Halle de la Villette. Esta apresentação foi gravada e forma o álbum que o grupo hoje anuncia. Juntamente com a faixa “Dvergmál”, o grupo disponibilizou o alinhamento. Odin’s Raven Magic fica disponível a 4 de dezembro deste ano, via Krunk/Warner Classics.

Para compor Odin’s Raven Magic, a banda inspirou-se numa secção da epopeia medieval islandesa Hrafnagaldr Óðins, que descreve um banquete apocalíptico. Para além disso, os Sigur Rós colaboraram também com vários músicos tradicionais islandeses, entre eles Hilmar Örn Hilmarsson, Steindór Andersen, Páll Guðmundsson, Maria Huld e Markan Sigfúsdóttir. Sobre o projeto, Hilmarsson disse: “Hrafnagaldr Óðins” é um poema muito visual, com várias imagens sobre cair e um mundo a congelar de norte a sul. Foi um aviso apocalíptico. Hoje a Islândia está envolvida em problemas ambientais relacionados com a energia hidroelétrica e a destruição das montanhas. Estamos a ser avisados outra vez.”

Desde o lançamento do último álbum, Kveikur em 2013, a banda viu-se envolvida em vários projetos e algumas polémicas. Os islandeses colaboraram com séries como Black Mirror, Game of Thrones e os Simpsons. No início deste mês, o vocalista Jónsi lançou mais um álbum a solo, Shiver.

SIGUR RÓS | “DVERGMÁL”

Odin’s Raven Magic | Alinhamento:

  1. Prologus
  2. Alföður orkar
  3. Dvergmál
  4. Stendur æva
  5. Áss hinn hvíti
  6. Hvert stefnir
  7. Spár eða spakmál
  8. Dagrenning

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *