Silverbacks lançam “Just In The Band”

Os Silverbacks, uma das entusiasmantes bandas a emergir recentemente em Dublin, lançaram mais um energético tema pós-punk,”Just In The Band”. Ouve-o aqui.

Nos últimos anos tem vindo a surgir em Dublin um pequeno grupo de bandas e artistas que estão a reformular o cânone pós-punk de maneira crua e idiossincrática. Ainda ontem saiu o mais recente single dos Fontaines D.C.. Os Paddy Hanna, com a sua artística pop de câmara, e os Girl Band, com as suas violentas explosões de tecno imbuídas de ruído branco, são dois outros grandes exemplos desta vitalidade da cena irlandesa.

Silverbacks - Just In The Band
Capa de “Just In The Band”

A abordagem dos Silverbacks ao género é mais clássica, com um staccato propulsivo e eléctrico. Longe de abraçar as formas mais esqueléticas e esparsas de pós-punk, os Silverbacks integram três guitarristas, criando temas constituídos por linhas melódicas entrelaçadas que se vão estreitando tensamente até se libertarem numa cascata de ideias musicais sobrepostas. O seu alinhamento e sonoridade já lhes mereceu comparações à polifonia de guitarras dos Television, e não há dúvida que se ouvem bem as influências dos Talking Heads e outras bandas da cena de rock artístico da Nova Iorque de finais de 70, inícios de 80. Mas não faltam ecos de bandas mais recentes como os Parquet Courts.

Lê Também:
Fontaines D.C. lançam "The Cuckoo Is A-Callin'"

As coisas começaram a aquecer a partir do ano passado, com o lançamento dos singles “Just For A Better View” e “Dunkirk.” Sente-se bem, em ambos os temas, a força do triplo assalto de guitarras e a oscilação entre malhas de pós-punk espiraladas e intermitentes erupções de distorção. “Dunkirk”, o single que precedeu “Just In The Band”, é imensamente contagioso, um subtil exercício de acumulação e extravasamento de tensão. Estando agora a trabalhar com o Daniel Fox dos Girl Band como produtor, os Silverbacks estão a preparar o seu álbum de estreia, a lançar em 2019.

Silverbacks - Just In The Band
Silverbacks

“Just In The Band” é um vislumbre promissor do que nos espera neste debute. Divergindo do método de crescente tensão que caracteriza os anteriores singles, “Just In The Band” começa logo, desde o princípio, a todo o vapor e nunca mais abranda. A bateria precipita incansável o tema para diante, ao som de um baixo propulsivo, as guitarras vibram frenéticas e metálicas, modulando-se continuamente, e o canto conversacional de Daniel O’Kelly flutua ora impassível, ora plangente, ora quase em agonia, sobre a densa textura. Ouve-o aqui e revê também o vídeo de “Dunkirk”.

SILVERBACKS | “DUNKIRK”

Maria Pacheco de Amorim

Literatura, cinema, música e teoria da arte. Todas estas coisas me interessam, algumas delas ensino. Sou bastante omnívora nos meus gostos, mas não tanto que alguma vez vejam "Justin Bieber" escrito num texto meu (para além deste).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *