Spectre, a elegância intemporal de James Bond | Bond Girls

 

<< James Bond | Os Vilões >>

Quando se fala de figurinos e moda, Bond é raramente a figura mais glamorosa dos seus filmes, sendo esse o papel das suas amantes, as Bond Girls. Apesar de uma breve aparição da bela Stephanie Sigman como Estrella na sequência de abertura, as verdadeiras Bond Girls de Spectre são Monica Bellucci e Léa Seydoux.

Spectre 007 James Bond Monica Bellucci

Bellucci, que com 51 anos é a mais velha Bond Girl de sempre, interpreta aqui uma viúva de um senhor do crime italiano. Quando a vemos, ela está de luto, elegante e ligeiramente severa na sua precisa silhueta e véu de ares retro. Quando seduzida pelo agente vemos, no entanto, o vestido por baixo do elegante casaco do funeral, com painéis de renda e um declarativo fecho nas costas. Esta é uma peça criada para a sensualidade de ser despida e confere a Bellucci uma erótica presença que nunca cai em qualquer vulgaridade.

Spectre 007 James Bond

Spectre 007 James Bond

Mas Bellucci é uma personagem bastante menor quando comparada com a principal Bond Girl de Spectre, a Dra. Madeleine Swann interpretada por Seydoux. Tal como Bellucci, a atriz francesa é-nos introduzida numa indumentária de preto total, como se estivesse de luto.

Spectre 007 James Bond

Spectre James Bond 007

Os seus restantes figurinos nunca se tornam particularmente coloridos mas ganham uma inegável leveza quando na companhia prolongada de Bond. Os pretos sombrios dão lugar a ligeiros brancos, do luto à palidez de uma assombração.

Spectre 007 James Bond Lea Seydoux

O mais marcante figurino é, sem dúvida, um vestido de seda prateada que Swann enverga para um jantar com Bond. Seydoux nunca se mostrou mais glamorosa, tendo aqui a aparência de uma estrela da era dourada de Hollywood. O vestido, como muitos dos seus figurinos, parece apontar para uma época passada, neste caso a década de 30. Por vezes Swann parece mesmo ter sido conjurada de uma obra de Agatha Cristie ou de um filme de Hitchcok, lembrando Kim Novak em Vertigo.

Vê Também: Figura de Estilo | Léa Seydoux por Craig McDean

<< James Bond | Os Vilões >>

 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Cláudio Alves has 1626 posts and counting. See all posts by Cláudio Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.